Como proceder após um acidente de trabalho

Independente de qual seja sua área de ofício, existe sempre a possibilidade de que possa ocorrer algum acidente de trabalho, o que acaba por se expandir quando se trata de atividades de ramos mais perigosos, como no setor de segurança ou de construção.

Mas isso não impede que o funcionário de uma rede de escritório também possa sofrer algum tipo de dano por causa do seu ambiente de trabalho, podendo este ser incluído nos mais diversos tipos de situações, podendo ser responsável por um dano ao trabalhador.

Indo desde um choque elétrico ao ligar o computador, resultado de uma possível fiação elétrica mal estruturada do prédio, ou então um queda no corredor, por causa de algum desnível no solo ou um chão molhado, sem a presença de uma placa de alerta.

Os acidentes no trabalho podem de fato estar associados aos mais variados casos de baixa previsibilidade, não muito diferente do que pode ocorrer na residência de um indivíduo, que pode precisar de uma cama hospitalar motorizada, após escorregar em casa.

Contudo, existe um tipo específico de acidente que pode ocorrer ao se encontrar associado a uma atividade em particular. Como no número de cortes com facas, que pode ser maior na cozinha de um restaurante do que em uma loja que vende bolos.

Assim como os acidentes de trânsito podem ter uma incidência maior entre os funcionários de uma empresa de entregas. No qual tais profissionais operam o tempo todo no trânsito das ruas dentro do seu horário de trabalho.

Em muitos casos é possível evitar que esse tipo de acidente aconteça com tamanha frequência, a partir da aplicação de sistema de segurança para suas atividades, como um pce segurança do trabalho, ou seja, um plano de controle de emergência.

Um conjunto de ações que buscam prever a ocorrência de algum acidente, fornecendo soluções a serem tomadas caso aconteça algum tipo de imprevisibilidade nesse sentido. E isso começa a partir da identificação do que se pode ser chamado de acidente de trabalho.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

As lesões ligadas ao ambiente de trabalho

Para que um funcionário se sinta confiante a realizar qualquer tipo de atividade, o mesmo precisa contar com uma rede de apoio, que apresente a ele uma sensação de segurança enquanto ele realiza atividades vistas como essenciais para o grupo que o contratou.

Algo que se expande quando falamos das atividades de maior risco, o que envolve desde a função de um dublê nos sets de gravações de um filme de ação, até mesmo a um limpador de janela, que necessita de todo um aparato específico para tal serviço.

Pois quanto mais específico for uma atividade, maiores são as chances de ocorrer também algum tipo particular de acidente, exigindo da mesma forma que sejam previstas tais ocorrências, para que seja possível se remediar nesse sentido.

Sendo o mesmo tipo de relação que fez com os automóveis passassem a cruzar nas ruas acoplados de uma série de equipamentos de proteção, como os cintos de segurança e a instalação de airbags, que buscam diminuir o choque físico de um possível impacto.

Assim como os métodos de prevenção no que envolve os cuidados da saúde, tendo a pessoas que sofrem de hipertensão que chegar frequente o seu ritmo cardíaco, o que pode ser feito a partir do uso de um aparelho de pressão arterial.

É preciso ser preventivo em relação aos acidentes ocorridos no trabalho em primeiro lugar pela saúde e segurança da sua equipe de funcionário, mas também para garantir que os mesmos estejam em condições de realizar suas atividades.

Sendo assim uma forma de proteger não só os seus colaboradores, como também a sua força de trabalho, que irá empenhar as ações necessárias para que sua companhia continue a funcionar dentro de sua área, e até mesmo expandir suas atividades.

Dentro do acervo e lesões que podem ocorrer dentro do mercado de trabalho, existe uma grande variedade de riscos que deve ser observado pelos empregadores, em busca de adotar ações que diminuam ou impeçam tais ocorrências.

Entre tais danos físicos que podem ocorrer devido o exercício de certas atividades,d e forma adequada ou não, é possível destacar:

  • Acidentes físicos leves (de possível recuperação);
  • Acidente físicos graves;
  • Impactos contínuos na saúde;
  • Doença por exposição a um ambiente inadequado.

Diversas são as ações que podem ser tomadas para garantir que tais tipos de acidentes possam ser evitados, como na oferta de um curso tecnico segurança do trabalho, que capacite os seus funcionários de maneira correta, evitando possíveis acidentes.

Existe um impacto diferente na vida do trabalhador e no cotidiano da empresa, de acordo com o tipo de acidente que pode estar ocorrendo dentro das dependências de uma companhia.

Acidentes físicos leves

Eles estão conectados a pequenos acidentes, como uma queda ou qualquer acidente de baixa gravidade que possa ocorrer no ambiente de trabalho, que acabei por tirar o funcionário de suas atividades por alguns dias, enquanto o mesmo se recupera.

Acidente físicos graves

Essa modalidade, por outro lado, pode trazer maiores danos para todos os envolvidos, principalmente para as vítimas de acidentes, a partir de algo que possa prejudicar sua vida sem chances de melhora, como a perda de um membro ou uma fratura de danos graves.

Impactos contínuos na saúde

Nem sempre tais danos ocorrem de forma direta, podendo também ser resultados de uma atividade constante dentro do ambiente de trabalho, como acontece com o LER (Lesão por Esforço Repetitivo), cabendo a empresa se responsabilizar pois tais consequências.

Doença por exposição

O mesmo pode ser dito por doenças que derivam do contato constante com um ambiente de alto grau de insalubridade ou condições inadequadas de trabalho. Sendo importante operar junto a um laudo de insalubridade e periculosidade, para definir suas ações.

É de grande importância tentar evitar a ocorrência desses tipos de acidentes, sendo responsabilidade do empregador oferecer condições mínimas de trabalho, contudo, certos imprevistos sempre podem ocorrer, sendo necessários saber como agir em tais ocasiões.

O que fazer após um acidente no trabalho?

O primeiro passo a ser tomado após um episódio imprevisto é cuidar da realização dos primeiros socorros, tendo acesso a materiais que podem ser necessários nesse primeiro momento após o acidente. Tudo a ser definido por um pgr segurança do trabalho.

Após isso, deve se responsabilizar pelo transporte do funcionário até uma unidade médica, chamando por um ambulância, que irá levar o paciente para o hospital mais próximo, a depender da gravidade dos ferimentos resultados de tal acidente ocorrido.

Depois de fazer tudo o que estiver ao seu alcance nesse sentido mais prático, é preciso agora cuidar das questões burocráticas, para garantir a segurança tanto da empresa como do funcionário, acerca dos seus direitos e responsabilidades.

A começar pelo:

Contato com os órgãos competentes

Logo após a ocorrência de um acidente é preciso garantir que o mesmo seja devidamente registrado, para que seja possível ter acesso ao apoio das instituições associadas, no que se refere ao pagamento de tratamentos ou questões similares.

Sendo importante entrar em contato com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Emissão do CAT

O CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) deve ser feito no primeiro dia útil após a ocorrência do acidente, junto à Previdência Social, podendo ser certificado pelo próprio acidentado, assim como por parentes, o médico ou uma autoridade pública.

De forma também a iniciar o processo de responsabilização por parte da empresa, seja o funcionário diretamente contratado pela mesma ou por uma empresa de trabalho temporário, por exemplo.

Após completar todas essas questões burocráticas é importante também conhecer sobre quais são responsabilidades por parte do empregador, em relação ao seu funcionário acidentado, vítima de algo ocorrido dentro das dependências da sua empresa.

Cabendo, por exemplo, que essa companhia pague pelos primeiros 15 dias de afastamento, com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se responsabilizando por arcar com os gastos do período de recuperação, por meio do chamado auxílio-doença.

Nesse sentido podendo estar englobado questões como:

  • Reembolso de despesas médicas e medicamentos;
  • Afastamento atestado por um médico;
  • 12 meses de estabilidade no emprego (impedindo sua demissão).

De uma forma geral, é possível afirmar que uma série de atitudes devem ser tomadas após um acidente no trabalho, tudo para resguardar não só a saúde do funcionário, como também a integridade da companhia.

Devendo a mesma fazer o máximo para que outros acidentes do mesmo tipo possam ocorrer futuramente, através de práticas preventivas, como na aplicação de placas voltadas a sinalização de segurança no trabalho.

Tudo para que seja possível evitar ao máximo o acontecimento de tais tipos de incidentes dentro de seu ambiente de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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