A importância da ortopedia

Todo mundo em algum momento da sua vida precisou procurar um médico para resolver problemas de saúde. Porém, uma das áreas que você deveria marcar uma consulta sempre que possível é a ortopedia, uma especialidade que nem todos conhecem.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar a importância da ortopedia no dia a dia das pessoas, buscando explorar ao máximo o que essa especialidade lida e abrange, além de dicas e informações valiosas que podem fazer alguma diferença na sua vida.

Cuidar da saúde, realizar um check-up e fazer consultas de rotina com médicos é uma atitude que é incentivada por muitos profissionais da área, mas realizada por poucas pessoas, seja uma consulta mais simples ou a verificação se ainda é preciso realizar fisioterapia ortopedica.

Muitos dizem que não gostam de visitar médicos e clínicas, preferem a distância e sabem que, com o tempo, algumas das dores mais comuns que possuem irá embora, precisando recorrer ao profissional apenas quando for muito necessário.

O grande problema desse tipo de atitude é que com saúde não se brinca, e diversos problemas poderiam ser resolvidos antecipadamente caso o paciente tivesse procurado um profissional logo no começo, tendo o médico com seu par de calçado profissionais receitado algum remédio para aliviar a dor ou já indicado um tratamento.

Outro erro muito comum das pessoas é realizar a automedicação, ou seja, acreditarem que sabem se medicar e tratar de seus próprios problemas, causando um grande mal ao seu organismo que, dependendo da gravidade, pode ser muito difícil de ser ajustado e corrigido.

Quando pensamos na ortopedia, não é muito diferente. A verdade é que sempre que seu computador, carro ou aparelho de pressão arterial quebram, caso você não saiba consertar, contrata um profissional para fazê-lo, para que dessa forma, não gaste mais dinheiro ou cause algum dano muito grande ao objeto.

Com a sua saúde não é diferente. O grande revés disso tudo é que um carro, um computador, você pode comprar outro, mas não é possível comprar outra vida ou comprar uma melhor saúde. Sendo assim, é de extrema importância que se cuide.

Sendo assim, para que seu dia a dia seja mais tranquilo e você esteja mais preparado, hoje falaremos sobre a ortopedia e porque você precisa saber o que ela é e o impacto que pode causar na sua vida. 

Confira os tópicos a seguir onde tudo será melhor explicado, fazendo com que você até comece a cogitar na compra de um kit academia ao ar livre preço.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O conceito de ortopedia

Antes de mais nada, é importante entender o que é a ortopedia e como ela pode impactar em nosso dia a dia.

Entende-se como ortopedia a especialidade médica responsável por tratar, diagnosticar e acompanhar lesões que afetam o nosso sistema locomotor, ou seja, envolve a nossa musculatura, ligamentos, ossos e articulações.

Em outras palavras, praticamente todas as nossas juntas e ações de se movimentar de alguma forma, cabe a ortopedia entender o que está acontecendo ali e tentar ao máximo evitar futuros problemas relacionados a área exata.

Consequentemente, utilizando ou não a calibração de equipamentos médicos, o profissional de ortopedia fica responsável por ter o conhecimento necessário para tratar de doenças e lesões que podem prejudicar tais sistemas, oferecendo soluções para remediar o problema.

Essas soluções podem ser da mais simples até a mais complexa, desde uma simples medicação com horários corretos para ser ingerida ou até mesmo cirurgias. 

Com isso, conclui-se que algumas das funções de um médico ortopedista é:

  • Solicitar exames aos pacientes;
  • Realizar consultas;
  • Prescrever medicamentos corretos e alternativos;
  • Indicar tratamentos;
  • Fornecer diagnósticos.

Essas funções podem ser exercidas por qualquer médico, mas cada um dentro de sua área de atuação e especialidade. 

Ou seja, um ortopedista pode te indicar uma muleta axilar para ajudar no tratamento, mas o mesmo não irá prescrever qual remédio é bom para você tomar para uma provável doença de pele.

Quando pensamos em possíveis tratamentos da área de ortopedia, algumas possibilidades podem vir à nossa mente, como a própria fisioterapia que é tão comum e bastante aceita por quase todos os pacientes nos dias atuais.

Entretanto, é extremamente comum que atividades e exercícios físicos, ou atividades relacionadas especialmente a área do corpo que precise ser tratada sejam indicadas por esses profissionais, independente se eles possuem ou não acessórios de proteção radiológica.

Sem mencionar algumas doenças que também podem ser tratadas e identificadas com o médico especialista, como artrose, problema com crescimento, hérnia de disco, rupturas e ligamentos, lombalgia, fratura de colo femoral, entre diversos outros.

Outro ponto que precisa ser citado é o acompanhamento com o ortopedista. Novamente, não é sempre que as pessoas que vão até o especialista têm problemas ou possuem alguma doença, mas é justamente por isso que é necessário se consultar regularmente.

Muitas doenças e problemas de saúde podem ser remediados caso encontrados e identificados no começo, podendo evitar futuras frustrações, dores e obstáculos que não precisam ser enfrentados. 

Dessa forma, é possível procurar por uma cadeira de escritório comprar e aproveitar um tempo de qualidade, caso tudo esteja bem e com a sua saúde.

Porém, como saber quando é o momento exato de visitar um médico ortopedista? Confira nos tópicos a seguir.

  1. Se atente as articulações

As articulações são as dobras em regiões chaves de nosso corpo, permitindo que dobremos pernas, braços, dedos, entre outros membros. Elas são essenciais para a nossa movimentação e devem ser muito bem conservadas e cuidadas.

Se sentir dores por mais de um dia nas regiões das articulações, procure um ortopedista imediatamente, principalmente se pratica algum exercício físico ou aconteceu algum acidente que tenha lesionado o lugar. 

Por isso, fique atento também com os possíveis inchaços que possam ter ocorrido com ou sem lesão.

Por estarmos em constante movimento, essas regiões são muito delicadas e devem ser tratadas com o máximo de cuidado possível, preservando a sua saúde física e garantindo que, ao nos aproximarmos da velhice, os danos colaterais das atitudes tomadas em tempos anteriores sejam menores.

  1. Formigamentos

Os formigamentos são outra possibilidade de problemas físicos causados por alguma lesão, doença ou dormência em partes específicas do corpo. Em qualquer uma das situações, a mensagem é bastante clara: algo ali não está certo e precisa ser verificado.

Em alguns casos, o formigamento pode ser apenas uma posição não tão confortável do corpo, fazendo com que alguns vasos e o próprio sistema nervoso não funcionem tão corretamente quanto deveriam, causando esse desconforto que, após alguns minutos, volta ao normal.

Porém, se o caso em específico não estiver relacionado a regiões que adormeceram por pouco conforto, procure um ortopedista pois, muitas vezes o problema de saúde não é superficial, precisando ser diagnosticado por eles. Caso não seja nada, é uma ótima notícia. 

  1. Cansaço excessivo

Muitas vezes o cansaço excessivo pode estar ligado a uma rotina estressante de trabalho e uma má alimentação, junto com o pouco tempo de descanso, problemas pessoais, forte pressão do trabalho ou altas demandas para serem entregues. São diversos os motivos.

Mas deixe que o médico ortopedista lhe garanta que é isso. É comum que as pessoas acreditem que o cansaço excessivo está diretamente ligado à rotina, sendo que muitas das vezes pode ser algum problema do seu corpo, talvez até mesmo fraqueza da musculatura.

Isso também pode se refletir em rigidez matinal, fazendo com que sinta seu corpo durante os primeiros momentos de seu dia, criando uma dor terrível ao movimentar os membros e articulações, isso quando a pessoa consegue realizar tais ações livremente, sem um efeito colateral como a própria dor.

Novamente, é importante se preocupar sim com qualquer uma dessas dores. Não é sempre que o problema se manifesta de maneira superficial, mas quando se manifesta, deve ser verificado o mais rápido possível, tanto para ter a sua vida normal novamente quanto para evitar futuros problemas de saúde.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou a importância da ortopedia, mostrando como é importante e necessário consultas periódicas com o médico especialista para garantir que nada está fora do lugar, explorando as funções do profissional e os melhores momentos para procurá-lo.

Independentemente da sua idade, classe social ou modo de viver, todos exaltamos a vida e precisamos fazer de tudo para sermos mais saudáveis e garantir um pouco mais de tempo nesse mundo, e para isso, ter uma saúde em dia e garantir o máximo de produtividade e aproveitamento é necessário.

Consulte um médico ortopedista e faça exames, verifique se está tudo em ordem e já comece a cuidar de si mesmo desde já para que o seu futuro seja um pouco menos sofrido e melhor, além de garantir sua saúde desde o presente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up