6 esportes e atividades para melhorar sua resistência

Entenda como corrida, ciclismo, pilates, yoga, natação e pular corda podem aprimorar seu condicionamento físico.

Entre os diversos benefícios que a prática de atividades físicas proporciona para o corpo humano, um dos principais é a melhora na resistência. Seja fazendo uma simples caminhada no quarteirão ou praticando esportes, como o ciclismo, é possível aprimorar o condicionamento físico consideravelmente.

Isso porque a resistência está relacionada aos músculos e ao sistema cardiorrespiratório, que podem ser muito bem trabalhados por meio da prática de uma atividade física adequada.

Entretanto, vale ressaltar que nenhum exercício é capaz de melhorar sua resistência física de forma isolada, portanto, é essencial manter uma frequência para trabalhar esse ponto de maneira eficiente.

Então, se você está disposto a deixar o sedentarismo de lado e melhorar seu condicionamento físico, confira seis esportes e atividades físicas excelentes para sua resistência.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

1- Corrida

A corrida é um dos exercícios mais simples de ser praticado, visto que não requer equipamentos e contribui bastante para o condicionamento físico. Afinal, entre seus principais benefícios está a melhoria da saúde cardiovascular e respiratória, o que significa que proporciona mais fôlego.

Se você for iniciante, o recomendado é colocar pequenos intervalos entre um pico de corrida e outro. Por exemplo, corra durante um minuto e meio e caminhe por 30 segundos. 

2- Ciclismo

O ciclismo ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiorrespiratória, o que, consequentemente, proporciona um aumento na resistência.

Para iniciar a prática, a dica é inserir a bicicleta em pequenas atividades do dia a dia, como ir ao mercado ou ao banco, por exemplo. Depois que você pegar o hábito e se sentir seguro, pode começar a pedalar com mais frequência e até mesmo entrar em grupos de ciclistas.

Mas lembre-se: é preciso pedalar de forma consciente, respeitando os limites do seu corpo e, principalmente, fazendo uso de todos os equipamentos de segurança necessários.

3- Pilates

O pilates é uma atividade física bastante completa, que trabalha a mobilidade das articulações, o alongamento, a força e a resistência em algumas partes do corpo, como braços, pernas e abdômen.

Além disso, é superdemocrático e, desde que não haja nenhum tipo de restrição médica, pode ser praticado por crianças, adultos, idosos e até mesmo gestantes.

4- Yoga

Quem pensa que fazer yoga é apenas sentar e meditar está muito enganado. Esta prática milenar ajuda no autoconhecimento corporal e também contribui para a melhora da resistência, uma vez que a pessoa deve ficar concentrada na sua respiração enquanto realiza posições apenas com a força muscular.

5- Natação

A natação é uma atividade extremamente benéfica para quem deseja aprimorar a resistência física, pois trabalha todos os membros do corpo simultaneamente.

Além disso, todo o sistema respiratório é altamente treinado, o que colabora bastante para a melhoria da resistência.

6- Pular corda

Por fim, ao pular corda você trabalha diversos músculos do corpo, como panturrilha, pés e bíceps. Isso torna essa atividade importante para a melhoria da resistência e do condicionamento físico, visto que ajuda na respiração e motricidade.

Para realizar essa atividade, sequer é necessário ter uma corda de verdade, bastando apenas simular os movimentos dos pulos e dos braços.

Entretanto, é importante ressaltar que, ao colocar os pés no chão, você não deve encostar o calcanhar primeiro, mas sim a ponta. De todo modo, um ponto que deve ser ressaltado em todos os esportes e atividades é que você deve começar aos poucos, de acordo com a capacidade do seu corpo.

Com o passar do tempo, você pode aumentar a frequência de exercícios e a intensidade das práticas, mas sempre respeitando seus limites. Se possível, busque ajuda profissional para receber as orientações necessárias.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Go up