Como Estimular a Produção de Colágeno?

É possível estimular a produção de colágeno e manter a sua aparência mais jovem por muito tempo, se sentindo bem consigo mesmo?

Acredito que você já pensou em como poderia aproveitar isso da melhor forma, não é mesmo? Agora, e se eu te falar que isso existe e que já tem pessoas aproveitando esses benefícios? 

Com o avanço das tecnologias, avançamos também os cuidados ao nosso corpo, sejam por meio de procedimentos estéticos ou naturais. E dentre eles, temos aliados poderosos que ajudam na estimulação de colágeno.   

Eles são essenciais para manter a pele mais firme e com o aspecto jovem, dando liberdade, estima e segurança nos momentos que você mais deseja.

Nós destacamos neste post tudo o que você precisa para manter os seus cuidados com a pele e o colágeno por mais tempo. Confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Por que perdemos colágeno?

Nossa pele produz muito colágeno, porém, ela também perde muito ao longo dos anos. 

Só para você ter uma ideia, após os 20 anos de idade, uma pessoa perde 1% de colágeno por ano. E isso pode piorar principalmente para as mulheres, nos primeiros 5 anos de menopausa, subindo para 30%. 

Essa redução pode ser potencializada pelos hábitos diários descontrolados, exposição a fatores maléficos do ambiente, desencadeando o chamado envelhecimento intrínseco.

Pessoas que têm hábitos alimentares exagerados, com excesso de carboidratos, fumam, não tem uma noite de sono bem regulada, estão expostas ao sol exageradamente, esse envelhecimento intrínseco se torna muito mais acelerado.

Como Estimular a Produção de Colágeno?

O colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e é responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade, sendo o melhor aliado da saúde e da beleza.

Apostar na estimulação do colágeno é uma solução simples, indolor e até acessível.

Confira abaixo os melhores aliados que podem te ajudar nisso:

Dermocosméticos

Existem alguns dermocosméticos que contam com ativos que estimulam a produção do colágeno. Cremes e séruns à base de retinol,ácido hialurônico, antioxidantes, glicólico e polilático são os mais indicados para quem quer manter o estímulo do colágeno por muito mais tempo.

É possível encontrar esse produtos em farmácias por preços convidativos, mas devem ser recomendados por dermatologistas.

Há também a suplementação oral de colágeno, mas deve ser prescrita por um profissional, analisando sua saúde e suas necessidades fisiológicas específicas. Caso contrário, pode não surtir efeito algum.

Mantenha bons hábitos

Além de ser bom para a saúde em geral, não fumar e beber bastante água têm efeitos diretos na aparência da cútis. Portanto, se você quer manter uma pele saudável, cultive bons hábitos.

Uma boa rotina de skincare deve fazer parte da rotina de qualquer um, incluindo o tão subestimado protetor solar e a higienização da face (com água fria) duas vezes ao dia. Há também o tônico facial, que ajuda a normalizar o pH da pele e eliminar resíduos não removidos pelo sabonete.

Ainda vale investir na esfoliação e nos peelings, processos que auxiliam na eliminação de células mortas e contribuem para a regeneração celular. No entanto, é recomendado procurar um especialista para regular a frequência com a qual essas técnicas devem ser realizadas, sendo adequada para cada um.

Siga uma alimentação balanceada

Tudo que comemos impacta diretamente a saúde da pele, que precisa de nutrientes para se manter firme e saudável.

O açúcar, por exemplo, quando em contato com algumas proteínas do rosto, como o colágeno, acaba reduzindo a elasticidade, o que pode acarretar rugas e flacidez. 

O consumo excessivo também pode causar um endurecimento das fibras dérmicas e com isso, a pele fica opaca e sem viço, tornando mais suscetível ao aparecimento das rugas.

Ingerir menos alimentos industrializados e com excesso de gordura e açúcar é importante para manter o equilíbrio da pele, pois essa ingestão pode causar um aspecto mais oleoso e rugas precoces.

É importante que você entenda isso: o consumo equilibrado e correto de nutrientes garante condições muito positivas ao nosso dia a dia, evitando até doenças infecciosas e efeitos do envelhecimento.

Lembre-se de que beleza não gira em torno apenas de aparência, mas também da saúde.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir os materiais que produzimos diariamente lá nas nossas redes sociais. Temos dicas importantes para manter a sua saúde em alta performance.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up