5 dicas para uma rotina mais saudável

Atualmente, diversas pessoas buscam ter um estilo de vida mais saudável. No entanto, a maioria da população possui uma rotina cheia de afazeres, tanto no trabalho quanto em casa, o que torna ainda mais difícil a tarefa de tornar-se saudável e poder usufruir de uma vida tranquila e com mais saúde.

Com isso, separamos para você 5 dicas incríveis que irão te auxiliar nesse processo de construção de uma rotina mais saudável. Confira agora mesmo!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Planeje o seu dia e sua semana

Pode parecer algo bastante óbvio, mas se você não tiver um dia planejado, provavelmente não conseguirá ter uma rotina saudável. Por isso, comece a semana anotando na sua agenda, seja ela física ou digital, tudo o que você precisará fazer nos dias seguintes.

Estabeleça um horário para acordar e, a partir disso, planeje o resto do dia conforme a sua necessidade. Não se esqueça de dedicar um tempo para a prática de exercícios físicos - o que não precisa ser apenas ir à academia e, sim, aulas de dança, yoga ou qualquer outra modalidade que você goste!

Além disso, é importante planejar a sua semana de modo que, se possível, não tenha tarefas pendentes para sábado e domingo, pois esses dois dias precisam ser dedicados ao descanso e tempo de qualidade com família e amigos.

Coma melhor e mais saudável

Fazer a sua própria comida continua sendo o método mais barato e saudável de se alimentar. Uma dica bastante interessante é fazer marmitas e congelar para comer durante toda a semana - com isso, você irá economizar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Caso você não seja muito familiarizado com a cozinha, não se preocupe! Existem diversos sites que possuem receitas fáceis, saborosas e saudáveis que você consegue reproduzir sem muito esforço e horas na frente de um fogão

Já se você trabalha fora, não gosta ou não consegue levar marmitas congeladas para o almoço, procure restaurantes que sirvam opções mais saudáveis. Evite comer em fast-foods e comidas muito industrializadas, como macarrões instantâneos, por exemplo, pois esse tipo de alimento possui inúmeros ingredientes que não fazem bem à nossa saúde.

Faça atividades físicas

Esse é um dos itens mais importantes dessa lista! Muitas pessoas se enganam ao acreditarem que fazer atividades físicas é bom apenas para fins estéticos, isto porque essa prática possui diversos benefícios - até mesmo para a saúde mental.

Obter este hábito fará com que você tenha mais disposição e energia, contribuindo ainda para a diminuição da ansiedade e estresse do dia a dia. Profissionais da saúde recomendam realizar atividades físicas até mesmo para auxiliar no combate à depressão.

Caso você não goste de ir à academia, saiba que existem diversas outras modalidades que te ajudarão a ter uma rotina mais saudável, como dança, crossfit, caminhada, corrida, yoga e muitas outras.

Não se esqueça de procurar um médico antes de começar a praticar exercícios físicos para realizar alguns exames e ter o aval de um profissional capacitado, garantindo maior segurança para a sua saúde.

Descansar é essencial

Você já esteve em uma rotina em que não conseguia descansar por 2 segundos? Muitas pessoas possuem esse estilo de vida, mas saiba - isso não é nada saudável!

É importante termos equilíbrio para termos mais saúde. Isto inclui momentos de lazer e descanso. Resgate aquele hobby que você deixou de lado, leia um livro, durma até mais tarde, assista uma série ou saia com os amigos - o importante é se divertir e descansar.

Tire pelo menos um dia da sua semana para fazer o que gosta! Quanto mais descansados estivermos, mais dispostos também estaremos para ter uma rotina mais saudável e uma melhor qualidade de vida. 

Não desista de novos hábitos

Essa é uma dica que não pode faltar. Criar novos hábitos é bastante difícil, mas é importante que você não desista. Muitas vezes nós falhamos nesse processo, o que é completamente normal e natural.

Porém, mesmo assim, insista! O ser humano não é acostumado a sair da sua zona de conforto, quando isso acontece, é muito difícil se adequar aos novos hábitos - mas, assim que conseguimos conciliar essa nova rotina, enxergamos todos os benefícios e não abandonamos mais.

Aproveite os benefícios do seu novo estilo de vida!

Após seguir as dicas e conseguir ter uma nova rotina, aproveite todos os benefícios! Com certeza, você se sentirá com mais energia e pronto para enfrentar seus dias com maior satisfação e qualidade de vida.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up