Como evitar problemas bucais durante a prática de exercícios físicos

A manutenção do corpo para uma adequada qualidade de vida está relacionada a diversos fatores, como exercícios físicos e saúde bucal saudável, além de manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais.

A atividade física beneficia os músculos do peito, membros inferiores e superiores e órgãos vitais, como o coração e o cérebro.

Além disso, de acordo com especialistas, os exercícios também beneficiem a saúde bucal. No entanto, é preciso ter cuidado com excessos e os alimentos ingeridos durante uma reeducação alimentar ou dieta para ganho de massa.

Portanto, é necessário se atentar aos exercícios de impacto e atividades físicas que possam prejudicar a condição dental, bem como cuidados gerais com cáries e alimentação, para manter a qualidade de vida.

Neste artigo, vamos falar dessas condições e, também, como um acompanhamento com um plano ortodôntico pode ser viável para o tratamento de sua arcada dentária. Boa leitura!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Como o exercício pode afetar a saúde bucal?

Aplicar força nos dentes durante a atividade física é um ato muitas vezes involuntário. Isso porque a prática de exercícios físicos exige esforço de outras partes do corpo, o que pode afetar os dentes.

Portanto, ao realizar exercícios de força, preste atenção se você não aplica força também em seus dentes. Os membros principais são:

  • Tórax;
  • Perna;
  • Bíceps;
  • Pescoço.

Assim, a força aplicada nestes exercícios é complementada pela respiração oronasal, onde a inspiração e a expiração são os reguladores da oxigenação do organismo.

Se houver alguma forma de desequilíbrio, tanto atletas amadores quanto profissionais, podem causar múltiplas lesões aos atletas, inclusive nos dentes.

Por isso, caso você perceba alguma dor ou incomodo na boca, procure por um plano dental para mei (ou pessoa física) e peça por um acompanhamento.

Dessa forma, é possível fazer exames e receber um tratamento para cuidar dos desgastes e outros problemas que podem surgir.

Além disso, a quebra da estrutura pode ocorrer se for aplicada força excessiva à dentição, e procedimentos como lente de contato dental ou prótese também ajudam a cobrir adequadamente a estrutura.

Outros problemas que podem surgir se um atleta tiver problemas dentários é que a respiração pode atrapalhar o sono, afetar o desempenho no dia seguinte e causar desconforto na parte superior do corpo e na boca.

Um especialista médico que trata distúrbios do sono pode revisar o diagnóstico com um especialista em odontologia – que pode ser consultado com o melhor convênio odontológico para o seu bolso.

Para garantir o desempenho competitivo e que os atletas não precisem se preocupar com o custo das consultas, é possível procurar por um bom convênio dentário.

Assim, o tratamento que pode ser realizado em um curto período de tempo e com baixo custo ou, às vezes, até nenhum.

Basta pesquisar por convenio odontológico para mei ou pessoa física e, avaliar a rede credenciada. Dessa forma, você pagará apenas a mensalidade e economizará muito.

Para além disso, é importante reeducar a respiração durante o treino para inspirar e expirar o ar adequadamente, usando as narinas e a boca respectivamente.

Cuidados com esportes que exigem contato direto

Durante as atividades de alta intensidade, é possível o aparecimento de feridas e fraturas dentárias.

No entanto, com a aplicação da tecnologia odontológica, muitos atletas profissionais e amadores têm utilizado placas dentárias – modelo adequado para ortodontia e de forma mais protegida.

Esse tipo de dispositivo pode ser removível, por exemplo, permitindo que um lutador de boxe pode utilizar durante a luta.

Além disso, pacientes ortodônticos, podem utilizar outros tipos de aparelho, como o invisível, pois não possuem os fios metálicos e braquetes. Assim, a remoção é simples e não provocarão machucados em caso de batidas ou contato com outras superfícies.

Suplementos causam manchas nos dentes

A alimentação é importante para que o corpo possa converter tudo o que consome em energia. Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais e nutrientes, pode ser aplicada em diversas situações.

Por exemplo, é preciso ter cuidado com as barras de cereais, suplementos alimentares, isotônicos e suplementos, afinal, alguns deles possuem alto nível de açúcar e podem causar cárie e manchas nos dentes.

Dessa forma, procure por um plano de saúde odontológico e agende consultas regulares para conseguir ter uma avaliação da saúde de seus dentes e, assim, evitar complicações.

A saúde bucal é essencial para manter o equilíbrio corporal e uma nutrição adequada. Além disso, pode haver cáries que causam problemas além dos dentes.

Por fim, vale ressaltar que qualquer atleta em tratamento odontológico precisa consultar um profissional sobre quais atividades físicas podem ser realizadas para não afetar o desempenho e o trabalho voltado para a saúde bucal.

Os benefícios do exercício para a saúde bucal

A prática de atividade física afeta diretamente a qualidade da saúde e previne doenças musculares, cardiovasculares e bucais.

As doenças bucais também são minimizadas à medida que o corpo se fortalece e, quando surgem, podem ser combatidas rapidamente.

Por isso, os profissionais de saúde recomendam que as pessoas pratiquem atividade física e prestem atenção à estrutura da boca, utilizando, como citamos anteriormente, um protetor intraoral.

Por fim, para tornar a dentição mais forte, estética e saudável, os profissionais devem manter consultas diárias com profissionais para preservar as cáries e realizar os procedimentos necessários.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up