O que são antioxidantes e como contribuem para nosso organismo

Uma taça de vinho todos os dias pode fazer bem à saúde. Quantas vezes já não ouvimos essa frase, não é mesmo? Mas, e se dissermos que ela pode conter uma boa parte de verdade?! 

Ele realmente pode contribuir para a qualidade do colesterol, para o controle da inflamação crônica, para a proteção do cérebro contra os danos do envelhecimento e para a ativação genética das sirtuínas pró-longevidade.

Isso pela grande quantidade de resveratrol, normalmente encontrado nas cascas de diversos tipos de uvas. O resveratrol é um poderoso antioxidante que existe em grandes quantidades na pele, sintetizado naturalmente por algumas plantas e pode ser encontrado em alguns alimentos.

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células de possíveis efeitos que os radicais livres produzem pelo corpo humano. Eles também podem fortalecer a imunidade e prevenir doenças como a artrite reumatóide, certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e doenças relacionadas ao envelhecimento (como a doença de Alzheimer).

Os antioxidantes são um método alternativo para prevenir a deterioração oxidativa dos alimentos e minimizar o dano ao organismo. Como o uso de antioxidantes sintéticos na indústria alimentícia sempre foi um problema, comprovando a possibilidade desses antioxidantes apresentarem certo grau de toxicidade, as pesquisas têm se concentrado em encontrar compostos naturais com tais antioxidantes. 

As próprias necessidades dos consumidores têm fortalecido o mercado de antioxidantes naturais, pois uma parcela da população se sente muito desconfortável em manter a disponibilidade e o consumo de alimentos industrializados. Como todos sabemos, a produção de alimentos processados ​​envolve o uso de grandes quantidades de aditivos sintéticos.

No início do novo milênio, com o aumento da expectativa de vida e a crescente divulgação de informações de saúde, os consumidores passaram a buscar cada vez mais alimentos saudáveis ​​para prevenir doenças. Ao mesmo tempo, o progresso científico permitiu às pessoas compreender melhor as características dos alimentos.

Diversos estudos apontam para a importância de compreender como os antioxidantes naturais podem minimizar os processos de oxidação e prevenir alterações no metabolismo humano.

Os mais famosos são as vitaminas A, C e E, com capacidade de retardar ou até de inibir a oxidação celular, um processo natural que ocorre em nosso corpo e ajuda a regular os radicais livres.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Relação dos antioxidantes com radicais livres 

Os radicais livres (oxidantes) são moléculas altamente instáveis ​​porque não têm um número par de elétrons na última camada de elétrons. Eles vêm tentando alcançar a estabilidade interrompendo a reação química de transferência de elétrons (redução de oxigênio) com as células vizinhas.

Embora os radicais livres sejam vitais para a saúde, eles começam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA quando se tornam excessivos.

O ataque contínuo leva à peroxidação lipídica (destruição dos ácidos graxos poliinsaturados que constituem as membranas celulares). O aumento do processo de peroxidação lipídica está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como aterosclerose, obesidade, diabetes, hipertensão, desenvolvimento de doenças degenerativas, como doença de Alzheimer e doença de Parkinson e certos tipos de câncer.

A importância dos antioxidantes é exatamente que eles podem regular o número de radicais livres no corpo. Uma dieta rica em antioxidantes ajuda a reduzir o estresse oxidativo (desequilíbrio entre os radicais livres e o conteúdo antioxidante).

Existem muitos alimentos ricos em antioxidantes. Frutas, legumes, verduras, sementes e grãos são as principais fontes naturais. Como elas contêm alto teor de fibras e baixo teor de colesterol e gordura saturada, ganham um motivo a mais para serem consumidas.

Ervas, especiarias e até cacau e café também contêm essas substâncias que fazem bem ao organismo, o que significa que não é apenas no almoço e no jantar que elas podem estar presentes na dieta.

Confira outros alimentos em que você pode encontrar os especiais antioxidantes:

1 - Açafrão (ou cúrcuma)

2 - Aveia

3 - Azeite de oliva

4 - Chá de cavalinha, centelha asiática e dente-de-leão

5 - Frutas cítricas

6 - Frutas vermelhas

7 - Linhaça

8 - Mamão e abacaxi

9 - Melão

10 - Óleo de gergelim

11 - Peixes (salmão, atum, sardinha e arenque)

12 - Pepino

13 - Sálvia

14 - Semente de abóbora

15 - Suco de uva integral

Como as uvas podem auxiliar na saúde

A uva é uma fruta rica em antioxidantes, encontrada principalmente na casca, folhas e sementes, tem diversos benefícios à saúde, como prevenção do câncer, redução da fadiga muscular e melhora do funcionamento intestinal. Cada variedade de uva tem suas próprias características específicas, e comer uvas verdes e roxas pode obter mais benefícios.

Todos esses benefícios se devem ao fato de que as uvas, principalmente as roxas, são ricas em taninos, resveratrol, antocianinas, flavonóides, catequinas e outros compostos biologicamente ativos. Esta fruta pode ser consumida de diversas formas, como doces, geleias, bolo, pudim e utilizada na produção de vinho.

Uvas roxas

Nas versões roxas, elas são especiais principalmente porque são a maior fonte de resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que que podem auxiliar na prevenção de cânceres, pois mantêm o desenvolvimento normal das células.

Previne doenças cardiovasculares, pois suas antocianinas, taninos e flavonóides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e prevenir o aparecimento de aterosclerose.

Melhora o intestino, especialmente quando consumidas com cascas e sementes, aumentando seu conteúdo de fibras.

Previna a anemia, porque são ricas em ácido fólico.

As uvas roxas passam o resveratrol para o vinho tinto, portanto, beber vinho tinto com moderação também pode ajudar a prevenir o câncer e doenças cardiovasculares.

Uvas verdes

As uvas verdes são mais fáceis de cultivar e seus frutos estão presentes quase todo o ano. Ricas em minerais como ferro e potássio, podem aumentar a oxigenação celular, melhorando a circulação sanguínea.

Previnem o câncer porque também são ricos em antioxidantes, como catequinas e vitamina C.

Controlam o açúcar no sangue, porque contêm menos açúcar do que as uvas vermelhas e são ricas em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no corpo humano.

Ainda mantêm os ossos saudáveis, por conterem vitaminas K e B1, que são muito importantes para aumentar a fixação do cálcio nos ossos.

A quantidade de polifenóis varia entre uvas verdes e roxas, sendo observado que o teor de extrato de uvas brancas está entre 1,6 e 10,4 mg / L, e o teor de uvas roxas entre 21,2 e 24,6 mg / L.

Mas qual é o papel do resveratrol no organismo?

O resveratrol é um polifenol encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas, por isso é encontrado no vinho e no suco de uva vermelha. Além disso, amoras, mirtilos, cranberries, cacau e amendoim também contêm este composto.

Estudos têm apontado os múltiplos benefícios do composto, como anti-inflamatório, proteção do coração, proteção do fígado, ajuda na prevenção do diabetes e ajuda na perda de peso. No que diz respeito à pele, nos interessa muito que o composto tenha efeito antioxidante e proteção contra os raios ultravioleta.

Você já deve saber que a partir dos 18 anos, quando somos adultos, à medida que diminui a produção de elastina e colágeno, a pele começa a ser danificada gradativamente. Este último começou a declinar acentuadamente a partir dos 35 anos. Adicione os efeitos dos radicais livres - por exemplo, devido à poluição e à radiação solar - onde já podemos saudar o envelhecimento prematuro.

O resveratrol, por ser um polifenol, tem atividades biológicas, como eliminar os radicais livres e proteger a pele do fotoenvelhecimento, estresse oxidativo e doenças cutâneas, como aponta um estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

E você encontra todos estes benefícios no RESVERAMAX da Puravida, novo suplemento concentrado, que oferece em cada cápsula a mesma quantidade de resveratrol que pode ser encontrada em cerca de 90 taças de vinho tinto, sem os malefícios do álcool. 

Ele se tornou uma das substâncias pró-longevidade mais pesquisadas, referenciadas e prescritas pela ciência nas últimas décadas. Produzido pela natureza, a ciência nos permite concentrar todo o poder do resveratrol em uma molécula especialmente biodisponível, o trans-resveratrol.

O segredo está na tecnologia de obtenção do trans-resveratrol biodisponível e no sistema de entrega da molécula, um berço de óleo de uva, a sinergia do licopeno natural e uma cápsula de colágeno. É 100% pureza e autenticidade, padrão Puravida. Experimente e perceba.

Este post foi escrito especialmente para Blog Energia do Corpo e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up