Quais são os alimentos para soltar o intestino?

Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa! 

Como já dizia o sábio jargão do personagem Paulo Cintura, da Escolinha do Professor Raimundo, é preciso estabelecer prioridades na vida. E a saúde é uma delas!

Ter uma boa saúde é muito mais do que estar bem. Uma alimentação saudável e rica em fibras pode ajudar o seu intestino a funcionar melhor. Porém existem alguns alimentos que possuem ação mais efetiva quando o assunto é aliviar a constipação. 

E para te ajudar nisso nós selecionamos os alimentos para soltar o intestino e o motivo deles serem o mais recomendado para os casos de intestino preso.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Constipação Intestinal: Causas e Riscos

A constipação intestinal é uma condição que acontece quando a pessoa não consegue evacuar mesmo quando sente aquela vontade de ir ao banheiro. 

Ela pode ser causada por diversos motivos: seja por uma alimentação fora de linha, ou com baixa ingestão de água, numa possível mudança na rotina ou até no próprio sedentarismo.

Normalmente, a pessoa que passa por isso evacua menos do que duas vezes por semana e isso pode causar diversas preocupações ao seu corpo. Distensão e desconforto abdominal, gases, cólicas e grande esforço na hora de evacuar são alguns dos principais sintomas sentidos por ela.

Em alguns casos, esta prisão de ventre pode ser resolvida em poucos dias com o ajuste da alimentação e de uma rotina mais saudável. Porém, nos casos mais extremos, pode surgir a necessidade de recorrer a um especialista para entender se existe um problema maior no sistema gastrointestinal.

Quais são os alimentos para soltar o intestino?

Farelo de trigo

Existem pesquisas que ressaltam que o farelo de trigo é considerado o alimento mais efetivo quando se trata de prisão de ventre. Ele é a película externa da parte comestível do grão de trigo. É basicamente uma casca do grão de trigo. 

Ele é riquíssimo em fibras, como lignina, celulose e galactanos, que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.

Para os alérgicos, tome cuidado: o farelo de trigo é contraindicado em casos de doença celíaca e intolerância ao glúten.

Ameixa

A ameixa é muito conhecida como uma fruta que regula o intestino. Apesar de ser uma grande aliada contra a constipação, ela também reduz o risco de hemorróidas, do câncer colorretal, combate a osteoporose, ajuda na prevenção de doenças do coração e aumenta a imunidade.

Além das fibras da polpa e da casca dela, a ameixa ainda é rica em sorbitol, que também ajuda a amolecer as fezes e facilita no processo da evacuação. 

Qualquer tipo de ameixa possui essas propriedades, porém a ameixa preta é a mais recomendada.

Mamão, banana, abacate e outras frutas

As melhores frutas para o intestino são aquelas ricas em fibras prebióticas e polifenóis (que são compostos ativos com poder antioxidante), que podem inibir o crescimento das bactérias ruins e estimular a proliferação das boas.

Dentre as frutas mais indicadas para essa função temos mamão, banana, abacate, pera, caju, goiaba e maçã (com casca).

Há também as frutas cítricas que contribuem com o intestino, como maracujá, kiwi, abacaxi, laranja, tangerina. Frutas vermelhas como morango, amora e mirtilo são muito efetivos.

No entanto, vale ressaltar que nenhuma fruta isoladamente pode melhorar ou piorar o trabalho do intestino. O bom funcionamento intestinal resulta numa boa alimentação, rica em frutas variadas.

Fique atento: tome cuidado com as frutas ainda verdes, pois isso pode fazer com que o intestino fique travado novamente.

Farelo de aveia

Rico em proteínas, carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B e E, o farelo de aveia estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Mas o nutriente mais importante do alimento é a fibra beta-glucana, que é um tipo de fibra solúvel, que possui a propriedade de formar um gel no intestino. Com isso, ela reduz a atividade de enzimas digestivas, auxilia a digestão, protege o sistema imunológico e garante o bom funcionamento do organismo.

Água

Sabemos que o nosso dia a dia sempre é muito corrido e chega a ser difícil controlar a quantidade de água que ingerimos. Porém, de nada adianta seguir uma alimentação bem regulada se não houver água para auxiliar no processo digestivo.

Quando não ingerimos água suficiente, o intestino precisa reabsorver a água das fezes. Exatamente.

A água hidrata o bolo fecal, melhora o hábito intestinal e previne a constipação.. Isso favorece o desenvolvimento de doenças como hemorróidas, constipação, diverticulite e outros problemas gastrointestinais.

Quais os alimentos que prendem o intestino?

O que não comer é tão importante quanto o que comemos, afinal, isso nos ajuda a definir os limites da nossa alimentação diária. Listamos aqui o que você precisa evitar o mau funcionamento do intestino:

  • Alimentos ricos em gorduras: frituras, empanados e comidas prontas congeladas;
  • Fast foods;
  • Alimentos ricos em açúcar: refrigerantes, doces em geral, bolachas recheadas, bolos;
  • Carnes processadas: bacon, salsicha, presunto, linguiça;
  • Farinhas e cereais refinados em excesso: massas, pães, tortas, etc. Sempre opte pelas versões integrais.

Agora que você já sabe tudo isso, é hora de colocar essas dicas em prática. Chega de passar perrengue no banheiro!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up