Como fica o corpo de quem anda de bicicleta 

Muitas pessoas andam de bicicleta para obter os seus benefícios desse exercício tão prazeroso. 

Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular que pode ajudar a manter o seu coração saudável. Além disso, andar de bicicleta também pode ajudar a queimar calorias e perder peso. 

Se você andar de bicicleta regularmente, pode ajudar a melhorar a sua resistência e até mesmo aumentar a sua massa muscular, pois as pessoas que andam de bicicleta têm um corpo forte e saudável, além da considerável melhora na circulação sanguínea, aumento da resistência e também é um ótimo exercício para as pernas.

E claro, não podemos deixar de falar dos benefícios além do corpo que andar de bicicleta proporciona, afinal, é uma forma eficiente de transporte, que não polui o meio ambiente, também é uma ótima maneira de reduzir o estresse e relaxar

Portanto, andar de bicicleta pode oferecer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar e para o planeta.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Como o corpo do ciclista é trabalhado durante o pedal

O Ciclismo pode ter um impacto significativo sobre o corpo de uma pessoa, especialmente se eles estão envolvidos em um programa de treinamento regular. 

Ele ajuda principalmente a:

  • queimar calorias; 
  • aumentar a resistência e a flexibilidade;
  • também pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. 

Ao andar de bicicleta, o corpo é trabalhado de várias maneiras. Mas essa atividade atinge predominantemente a parte inferior do corpo, trabalhando os músculos quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas. 

Também trabalha a parte superior do corpo, embora em menor grau, usando tríceps, bíceps e deltóides. 

Diferenças de estímulo entre o ciclismo ao ar livre e o indoor 

Ciclismo ao ar livre

Os ciclistas ao ar livre usam a força da parte superior do corpo para se manterem eretos e estáveis ​​na sela, especialmente em terrenos acidentados. Usar os músculos do core “estabilizadores do núcleo” também pode ajudar a envolver os abdominais. O terreno e o clima afetam os tipos de músculos que são trabalhados pelos ciclistas das bicicletas mountain bike.

Ciclismo indoor

Uma das vantagens de uma bicicleta ergométrica é que o ciclista pode ajustar a resistência para garantir um treino eficiente e consistente. Contudo, vale lembrar que pedalar em uma superfície plana ao ar livre (ou em ambientes fechados com pouca resistência) deixa o exercício mais fácil e mas menos eficiente. 

É importante ressaltar que há dois tipos principais de bicicletas ergométricas, a vertical convencional e a bicicleta ergométrica horizontal. As duas são bastante comuns, contudo, a segunda opção é mais reclinada, e o ciclista fica mais baixo, com as pernas pedalando à sua frente, o que significa que o treino é de menor intensidade, mais voltado para reabilitação, apesar de estarem presentes também nas academias.

Qual é o efeito do ciclismo no “shape”?

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de aumentar sua resistência física, queimar calorias e melhorar seu condicionamento cardiovascular, mas é importante entender que andar de bicicleta sozinho não vai lhe dar as coxas e os músculos grandes que você vê em alguns ciclistas profissionais como o ciclista paraolímpico alemão Robert 'Quadzilla ' Fosterman (que tem 74 cm de coxa). 

Se você deseja que o ciclismo tenha um impacto significativo na forma do seu corpo, também terá que incorporar outras formas de treinamento ao seu regime de exercícios.

Os ciclistas de pista dependem da potência para atingir altas velocidades em curtas distâncias. Seus grandes músculos do quadril e da coxa não vêm do ciclismo, mas de intensas sessões de treinamento de força na academia e fora da bicicleta. 

As mulheres geralmente se preocupam em desenvolver coxas grandes por causa do ciclismo, mas a realidade é que alcançar esse visual exige mais esforço do que apenas pedalar algumas vezes por semana.

Ciclistas de longa distância geralmente têm corpos mais magros porque sua massa muscular suporta resistência em vez de velocidade. Isso não quer dizer que o ciclismo regular não afete a forma do corpo, mas essa mudança também depende de vários outros fatores, incluindo gênero, dieta, intensidade e como a pessoa pedala.

Andar de bicicleta ajuda a tonificar bumbum e coxas? 

As mulheres geralmente se preocupam com o desenvolvimento das coxas e bumbum ao treinar. Andar de bicicleta normalmente não faz muito pelos seus glúteos e coxas, a menos que você esteja se levantando da sela para uma escalada ou aula. 

Se você deseja tonificar essas áreas, vale a pena incluir vários outros exercícios para ajudar a envolver os glúteos, incluindo agachamentos, saltos de caixa e outros. E também exercícios específicos de força para trabalhar a região das coxas.

Ciclismo e queima de calorias

Tanto o ciclismo indoor quanto o outdoor são formas eficazes de queimar calorias. 

No ciclismo ao ar livre, manter uma boa velocidade em uma bicicleta requer muita energia, seja girando um volante mais pesado, construindo resistência, subindo uma serra ou terreno irregular e rochoso.

Mas o ciclismo indoor também é uma ótima maneira de perder peso, principalmente quando o ciclista está em déficit calórico (gastando mais calorias do que consome). 

De acordo com o Insider, uma aula média de ciclismo indoor queima de 350 a mais de 600 calorias, dependendo da intensidade. Isso pode depender do tipo de aula que você está fazendo, seu nível de condicionamento físico atual e quanta resistência você está usando. 

Conclusão

Andar de bicicleta pode ajudar a mudar a forma do seu corpo queimando calorias e levando à perda de peso ou ajudando a construir músculos na parte inferior e superior do corpo. 

No entanto, para uma mudança dramática na forma do corpo, os ciclistas precisam adicionar treinamento de força, especialmente se quiserem aumentar a potência para velocidade em distâncias mais curtas. 

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up