Hábitos Saudáveis: Conheça Os Segredos Para Praticar Hábitos Saudáveis no Dia-a-Dia 

Aplicar hábitos saudáveis no nosso viver é um desejo de grande parte da sociedade. Todos querem corpos  bem definidos e estimular bons cuidados onde forem.

E, de fato, os benefícios da inserção de bons hábitos no nosso viver são incontáveis e podem ser percebidos nas mais diversas áreas da nossa vida. 

  • Mentais;
  • Físicas; 
  • e sociais. 

As pessoas ouvem todos os dias a importância de incorporar hábitos saudáveis, porém, mesmo com tamanha necessidade, esses benefícios têm se perdido para as vidas lotadas de demandas de estresse e trabalho.

Com péssimos exemplos entregues por meio de canais duvidosos dentro da internet, as pessoas acham que é necessário ter grandes espaços de tempo livre para cuidar da própria saúde.

Exatamente por isso que eu venho aqui: para te informar que essa tarefa não precisa ser “pesada”, dessa maneira como tem sido imposta por diversas mídias.

O cuidado com a saúde pode ser feito nos mais diversos aspectos e gerando os mais diversos benefícios, como: 

  • organização correta dos horários de trabalho;
  • tirar momentos de descanso e relaxamento;
  • Se alimentar corretamente durante o dia-a-dia;
  • Ingerir água na quantidade correta;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Investir em momentos de socialização com as pessoas;
  • ETC.

Cada atitude que aplicamos no nosso viver afeta a maneira como a nossa vida irá funcionar e como será o nosso futuro. 

Por exemplo, quando falamos em relação ao consumo de água, diversos especialistas recomendam de forma incisiva que se evite ingerir água de qualquer outra procedência, principalmente, da torneira, pois são completamente tomadas de materiais maliciosos para a saúde humana, como:

  • Microrganismos;
  • bactérias; 
  • excesso de cloro; 
  • e metais pesados.

Sendo assim, só por meio da qualidade oferecida por um purificador de confiança com um Filtro Bacteriológico Top Life, por exemplo, você poderá estar encontrando a saúde verdadeira nesses momentos que antes acreditávamos serem “tão simples”.

Essas informações fundamentais para o seu viver estão muito mais desenvolvidas nesse artigo para te auxiliar e guiar na criação de bons hábitos. 

Quer saber como você pode inserir atitudes que irão te levar para um modelo de vida mais saudável e afastar de vez as doenças causadas por uma vida descuidada? Então nos acompanhe nesse artigo! 

A importância de Cuidar verdadeiramente da sua saúde

Pode ser fácil acreditar que somos invencíveis e que nossa saúde é algo que apenas cuidará de si mesma. Mas é importante se concentrar em sua saúde e fazer escolhas para manter seu corpo forte e saudável. 

Existem muitas razões pelas quais cuidar da nossa saúde é importante. Esses motivos podem ser estendidos de uma ideia geral  no cuidado com a sociedade e até mesmo exclusivo às pessoas que tanto amamos e queremos proteger.  

Manter hábitos saudáveis ​​e estilo de vida correto oferece uma oportunidade de viver uma vida despreocupada e livre de doenças causadas por maus hábitos. 

A maioria das mortes e doenças são devidas à uma vida cheia de maus hábitos, o que mais temos encontrado nos dias atuais. 

Agora vamos ver algumas maneiras que você pode cuidar eficazmente de sua saúde.

Como tornar a vida mais saudável com hábitos diários: 4 dicas para começar agora!

1.Faça exercícios físicos.

Desde os primórdios, o corpo humano tem se movimentado e se desenvolveu para essas atividades.

Tendo em vista essa questão que até envolve a própria evolução humana, é de se imaginar que o corpo precisa de exercício para se manter saudável.

Os exercícios físicos são tão ligados ao ser humano que até são recomendados para melhorar o nosso humor. 

O exercício libera endorfina e dopamina, que são hormônios que se ligam às sinapses nervosas e estão associados a sentimentos de contentamento, felicidade, prazer e bem-estar. 

Para você estar cuidando da sua saúde, investindo em momentos de verdadeiro cuidado e criando bons hábitos, é importante que você escolha uma atividade física que combine com você.

Dessa maneira bem organizada é possível escolher algo que realmente combine contigo e, assim, esses momentos de treino e exercício se tornam algo desejado e não temido.

Isso é completamente diferente de você decidir se exercitar apenas para seguir a moda ou porque seus amigos também estão fazendo isso.

Fazer por esses outros motivos torna bem provável que você desista em alguns dias ou semanas. 

Não adianta sugerir participar de uma atividade que não combina com seu estilo ou que você não gosta. Portanto, considere sempre o seu gosto pessoal.

Atualmente existe uma grande variedade de exercícios: 

  • musculação, caminhada, corrida, ciclismo, pilates, ioga, dança, judô, boxe, natação, alongamento, etc.

Não faltam opções de atividades! Então você não tem desculpa para não se mexer! 

Além disso, a prática de atividade física traz muitos benefícios ao corpo e à mente: 

  • fortalece músculos, ossos e tendões; 
  • fortalece o sistema imunológico; 
  • oferece mais resistência; 
  • melhora a circulação sanguínea; 
  • reduz o risco de doenças cardiovasculares; 
  • previne ataque cardíaco; 
  • controla diabetes; 
  • reduz a pressão arterial elevada; 
  • reduz os sintomas de depressão, estresse e ansiedade; 
  • melhora a qualidade do sono.

O que mais importa é a sensação de dever cumprido e a plena satisfação de concluir a atividade. Como resultado de tudo isso, você ainda pode perder alguns quilos e obter um físico mais definido e tonificado.

2.Invista em noites de sono realmente agradáveis

Dormir bem é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. A quantidade de sono que você precisa varia de pessoa para pessoa, mas 7 a 9 horas de sono por dia é o ideal. 

Para garantir que você tenha uma boa noite de sono, preste atenção a coisas como densidade do colchão, qualidade do travesseiro, brilho e temperatura ambiente. 

Para ter uma boa noite de sono, evite assistir TV ou usar o celular antes de dormir. Bebidas como café também devem ser evitadas. Escolha um chá relaxante. 

Outro ponto importante: Definitivamente jantar! Opte por alimentos leves como sopa, mas não desista de comer à noite. Assim você evita acordar com muita fome de manhã porque dormiu com o estômago vazio.

3.Faça alongamentos durante o seu dia

Os alongamentos são exercícios que se concentram em aumentar a flexibilidade muscular à medida que alongam as fibras musculares, em um processo que estimula seu comprimento ao longo do tempo. Além disso, este exercício traz uma maior amplitude para os movimentos articulares. 

Porque quanto mais o músculo é esticado e estimulado, maior a qualidade do movimento da articulação. Nesse sentido, o alongamento não é importante apenas antes e depois das atividades físicas para aquecer, trazer mais flexibilidade e preparar músculos, tendões e outras estruturas do corpo.

Por isso, o alongamento também é recomendado ao longo do dia, principalmente para quem trabalha no computador ou realiza movimentos repetitivos por muitas horas seguidas. É ideal fazer pausas curtas de cerca de 10 a 15 minutos durante o horário de trabalho para alongar as articulações. Saia da cadeira, caminhe alguns minutos, endireite os braços, as pernas e as mãos. 

Confira os benefícios do alongamento: 

  • reduzem a tensão muscular; trazer mais consciência corporal; 
  • oferecer movimentos mais fáceis; 
  • Aumento da liberdade de movimentos; 
  • prevenir lesões; 
  • Aumentar o fluxo sanguíneo; Eles aquecem e servem para preparar o corpo para a atividade física.

Tome água corretamente e cuide da sua saúde!

Manter o corpo hidratado é um passo importante para garantir seu bom funcionamento. O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia. 

Você gostaria de variar? Água de coco e sucos podem ser alternativas interessantes, mas lembre-se de que a água pura sempre deve ser sua principal fonte de hidratação. 

Beber água é fundamental para um verdadeiro cuidado com o seu corpo e, para se cuidar verdadeiramente, é importante que a água que irá se tomar esteja corretamente purificada. 

Todo esse cuidado fará com que a sua vida seja muito mais  segura e vários problemas com a saúde sejam evitados!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up