Meditação: quais os benefícios para a saúde?

A meditação é uma técnica antiga que contribui para a saúde do corpo e da mente, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que praticam cotidianamente.

A rotina das pessoas colabora para um fluxo de pensamento e processamento de informações constantes, inclusive quando estão dormindo. O trabalho contínuo do cérebro e a velocidade dos estímulos causam dispersão.

O indivíduo também pode se sentir mais aflito e essas sensações podem desencadear sintomas de estresse e ansiedade. Em algum momento do dia, é importante silenciar a mente e focar no presente.

A meditação cumpre esse papel e funciona por meio de técnicas de respiração, uso de músicas que ajudam a se concentrar, entonação de mantras e a ausência de sons. Todos esses métodos ajudam a tranquilizar os pensamentos.

Além dos benefícios para a mente, ela contribui com a saúde do corpo, trazendo mais qualidade de vida e sensação de bem-estar para os praticantes. Mas antes de começar a praticá-la, é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto.

Pensando nisso, o presente artigo irá explicar o que é meditação, quais são seus benefícios para a saúde e mostrará algumas dicas para ensinar as pessoas a começar a meditar.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é meditação?

Meditação é um exercício mental para o desenvolvimento de atenção plena, fazendo com que o indivíduo mantenha o foco no momento presente. Não existe um conceito definitivo para a prática, tendo em vista que se trata de algo complexo.

Algumas pessoas conseguem voltar os pensamentos para elas mesmas e com isso se desapegam da presença de tudo o que pode acontecer no corpo e na mente, alcançando uma consciência atemporal.

Depois de trabalhar o dia todo em uma empresa de calibração de equipamentos hospitalares, o profissional pode se dedicar a essa prática que também possui características sagradas.

Elas estão relacionadas com sua origem milenar e as tradições orientais, espirituais e filosóficas, como no caso da civilização védica, que surgiu na Índia entre os anos de 1500 a.C e 500 a.C.

Os ensinamentos trazidos por esses povos são baseados em costumes orientais da Índia, como o hinduísmo, principal religião do país.

O modo como a meditação é desenvolvida depende do objetivo do praticante, podendo contribuir com a aquietação da mente, alcance de paz interior e tranquilidade, além de ser uma ferramenta usada para se conectar com a essência divina.

A meditação pode ser praticada de várias maneiras e cada método possui um propósito, que funciona por meio da combinação de técnicas de respiração, entonação de mantras, uso de imagens e músicas, silêncio e execução de danças.

Os elementos vão depender da escolha do tipo de meditação que será realizada e o praticante precisa considerar o objetivo o que o leva a meditar. Dentre os tipos de meditação estão:

  • Vipassana;
  • Atenção plena;
  • Transcendental;
  • Ativa.

O primeiro tipo é de origem budista e embora pareça simples é muito difícil. Vipassana é uma palavra que significa visualizar as coisas como elas são, e esse tipo faz um exercício mental de observação externa e interna, livre de julgamentos.

Assim como em muitas outras situações e necessidades, como incineração de resíduos hospitalares, segue metodologias específicas, mas sem apego a imaginação, crenças e convicções. Seu objetivo é uma mente saudável.

A atenção plena, também conhecida como mindfulness, é uma técnica que foi desenvolvida pelo professor e médico Jon Kabat Zinn e que possui tradição budista. Ajuda a focar a atenção em alguma coisa, evitando a dispersão da mente.

A técnica transcendental é um método popular e o indivíduo se concentra em um som que é repetido várias vezes. Por fim, a meditação ativa combina meditação e movimentos, como no caso de ioga e dança.

Benefícios da meditação

A prática da meditação traz muitos benefícios para o corpo e para a mente, e dentre os que mais se destacam estão:

Redução do estresse

Meditar ajuda as pessoas a lidarem com o estresse, mas sem fugir de situações e do que elas podem causar. O estresse nada mais é do que uma resposta às exigências impostas para o corpo e para a mente, e pode trazer consequências fisiológicas.

Por meio da meditação, a pessoa percebe que existe uma quietude interior e que é possível encontrar paz dentro de si, o que ajuda a enfrentar situações difíceis.

Melhora o sistema imunológico

Um hospital veterinário cães e gatos pode oferecer alguns minutos de meditação por dia para os colaboradores porque ela também aumenta a função imunológica do organismo.

Um estudo avaliou os efeitos da prática em um programa de treinamento clínico aplicado em profissionais saudáveis. Sua atividade cerebral foi medida e após 8 semanas, foram vacinados contra influenza.

Notou-se um aumento significativo nos anticorpos nos participantes que meditavam em comparação com outras pessoas.

Melhora a qualidade do sono

Meditar regularmente também ajuda a reduzir pensamentos negativos e os índices de estresse e ansiedade do dia a dia.

Uma pessoa que chega do trabalho, tira seu uniforme limpeza masculino e veste uma roupa confortável para meditar se sente mais relaxada e plena.

Por conta disso, não vai para a cama com pensamentos negativos ou logo após usar aparelhos eletrônicos, o que ajuda a dormir e melhora a qualidade do sono.

Reduz a pressão arterial

Fazer exercícios de meditação ajuda a normalizar a pressão arterial, no momento em que os exercícios são realizados e após sua realização.

O ato de meditar todos os dias reduz a pressão sanguínea e isso beneficia o coração e a saúde do corpo como um todo.

Aumenta a produtividade

Pessoas que meditam têm mais facilidade para se concentrar, e o autoconhecimento possibilita melhorar as habilidades e conhecer as próprias limitações.

O colaborador de uma empresa de serviço de copa tem mais qualidade de vida no trabalho, sensação de bem-estar e melhora sua produtividade.

A prática também é uma excelente forma de reduzir os níveis de estresse, o que melhora a convivência entre os colegas de trabalho.

Dicas para meditar

Para começar a meditar, é muito importante seguir algumas práticas que vão ajudar a mente a relaxar e se concentrar. São elas:

Preparar-se

A meditação precisa de concentração, por isso, é indispensável desligar a televisão, o celular e outros equipamentos que podem atrapalhar e procurar um lugar tranquilo, longe de barulhos, distrações e interrupções.

Posteriormente é preciso vestir uma roupa confortável, reduzir a iluminação, colocar uma música ambiente tranquila e inspirar calmamente.

Reservar um momento específico

Todo tipo de exercício exige concentração e periodicidade, portanto, não é possível meditar sem ter comprometimento com o tempo.

Assim como existe um horário específico para visitar o consultório de terapia, é preciso estabelecer um horário para a meditação. Isso vai ajudar a criar o hábito de meditar.

Também é interessante associar a prática com uma circunstância da rotina, por exemplo, antes de dormir, depois do banho, no horário de almoço ou em qualquer momento que se adeque a rotina.

Encontrar uma posição confortável

Sentar-se com pernas de índio é uma referência quando o assunto é meditação, mas não é necessário adotar essa postura, pois é perfeitamente possível meditar sentado em uma cadeira, no chão, na cama ou qualquer outro lugar.

O ideal é estar ereto, mas sem nenhum tipo de incômodo físico. As mãos devem repousar ao lado do corpo, na região abdominal ou sobre as pernas. O praticante deve fechar os olhos para que os estímulos visuais não atrapalhem o foco.

Focar na respiração

Uma empresa de medicina do trabalho Lapa ajuda a cuidar da saúde do corpo, mas a meditação é fundamental para equilibrar a mente, por isso, depois dos passos anteriores, o indivíduo já pode começar a meditar.

É muito importante manter o foco na respiração porque isso direciona o pensamento para algo realmente concreto. É uma forma de favorecer a concentração em um único ponto e alcançar a sensação de tranquilidade.

Se o praticante estiver sentado, uma dica é apoiar o queixo, inspirando e sentindo o ar entrando pelas narinas. A expiração deve ser lenta para perceber as partes do corpo que se movem enquanto os pulmões se enchem e soltam o ar.

É necessário inspirar profundamente e segurar alguns segundos antes de expirar, soltando o ar em um suspiro. Contar até 4 enquanto puxa o ar e repita a contagem durante a expiração.

Não importa se a pessoa trabalha com terapia ocupacional domiciliar ou qualquer outro tipo de função, meditar sempre será muito positivo, mas é indispensável encontrar um ritmo confortável para manter o foco no movimento.

Pensamentos aleatórios vão invadir a mente durante o processo, mas basta voltar o foco na respiração quando perceber que se desviou do exercício.

Considerações finais

Muito se fala sobre a importância de cuidar da saúde do corpo, mas a mente também merece cuidados, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio da meditação.

Sendo assim, praticar uma técnica milenar como a meditação é indicado para pessoas que desejam levar uma vida mais saudável e equilibrada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up