Atividades físicas: quais seus benefícios? 

Estar em movimento é um conceito abrangente e que engloba diversos aspectos da vida pessoal e de empresas. Porém o principal significado, quando se fala em movimento, está relacionado com a saúde e a prática de atividades físicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade física é “qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia”. 

Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, isso não tem necessariamente relação com a prática de exercícios físicos, como fazer flexões, agachamentos e abdominais. 

Se o movimento do corpo está ocorrendo durante o trabalho, ao jogar algum jogo mais enérgico no videogame, ao cumprir uma obrigação de casa, ao correr pela casa para arrumar uma mala ou ao fazer qualquer outro tipo de ação, já está valendo como atividade.

O exercício, por sua vez, nada mais é do que uma atividade, porém algo mais específico geralmente com algum objetivo relacionado propriamente ao corpo, como um projeto de jardim com piscina em que se faz natação.

De fato, é algo que demanda planejamento, estruturação financeira, condicionamento, entre vários outros quesitos que outras atividades físicas não demandam. Porém, o que vale é se movimentar de alguma forma, causando bem-estar. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Os benefícios da atividade física

Se fosse possível tomar um simples remédio que diminuísse o infarto, AVC, melhorasse a pressão arterial, diminuísse diabetes, sistema ósseo, sistema muscular, provavelmente muitas pessoas pagariam fortunas por isso.

A questão é que é possível ter todos esses ganhos na saúde com muito menos recursos do que uma fortuna. A atividade física pode ser a grande responsável por ajudar em várias partes do corpo. Alguns dos maiores benefícios que essa prática proporciona, são:

  • Melhora no condicionamento de forma geral;
  • Aumento da saúde óssea;
  • Redução no risco de doenças cardiovasculares; 
  • Redução nos riscos de doenças emocionais, como depressão; 
  • Ajudam no controle do peso. 

Nas últimas duas décadas, por exemplo, a OMS considera que as doenças que mais matam no mundo estão relacionadas ao sistema cardiovascular, principalmente o infarto. Obviamente, a atividade física atua justamente nesse ponto. 

E aqui entra o coração, o órgão que faz a gente funcionar e bombear todo o sangue do corpo humano. 

A obstrução das veias por gordura é a principal causa de problemas, o que faz com que o sistema cardiovascular entre em colapso, ocasionando o infarto. Um exame pode detectar isso, como se fosse um laudo de insalubridade e Ltcat.

A atividade física pode reduzir o risco de ter doenças cardíacas em torno de 40%. E isso tem relação, porque quando o corpo se movimenta de forma regular, sobretudo com exercícios físicos, a pressão arterial se estabiliza.

Outro fato relacionado à pressão, coração e toda a parte cardiovascular é que, com mais atividade física na rotina, as pessoas podem ter uma redução significativa nos índices de colesterol ruim e aumento do bom colesterol.

Isso significa que haverá dentro do corpo mais organismos trabalhando para que haja menos gordura circulando do que o contrário. O armazenamento funciona como uma caixa de gordura externa inox.

Por vezes tida como a segunda maior causa de morte no mundo, o câncer também pode ser diminuído drasticamente com o esforço de se praticar mais atividades físicas no cotidiano. 

Isso acontece porque as atividades físicas tendem a melhorar a saúde das pessoas, tratando problemas como obesidade que, associada à má alimentação, assim como as doenças cardiovasculares, trazem maiores riscos para o desenvolvimento de doenças.

Outro dado que pode chocar algumas pessoas, mostra a necessidade urgente de mais atividade física no mundo, pois mais de 50% da população mundial vive acima do peso, o que aumenta as chances de doenças como a obesidade.

No entanto, é preciso esclarecer que o sobrepeso e a obesidade são situações diferentes e que uma pessoa com sobrepeso pode ser saudável e ter uma vida ativa. Assim como uma pessoa que tem IMC correto pode desenvolver diversas doenças e não uma vida saudável.

Uma pessoa pode se encontrar em estado de sobrepeso e ser plenamente saudável se for ativo, caminhar, correr, se levantar, pegar mais escada em vez de elevador, entre vários outros possíveis atalhos para ter mais atividade física no dia a dia. 

Ou seja, ter um atestado de saúde para atividade física não tem a ver se a pessoa é magra ou não, mas se é ativa ou não. Se movimentar é a grande arma para combater e prevenir doenças que podem comprometer e muito a saúde de qualquer pessoa.

Outro sistema que é impactado de forma positiva pelas atividades físicas é o sistema ósseo, muscular e das articulações, sobretudo para pessoas mais velhas que precisam fazer o uso de joelheira ortopédica ligamento cruzado.

Quem tem mais idade e não é fisicamente ativo, certamente sofrerá condições adversas nessa área porque os ossos, músculos e articulações ficam mais fracos e perdem seus atributos originais. 

Se não se moverem, não se fortalecem e isso acaba minando toda a parte osteomioarticular. 

Em termos gerais, ser fisicamente ativo pode ocasionar a redução em mais de 30% do risco de morte precoce, de acordo com dados oficiais da OMS. É uma ação positiva para o corpo de maneira geral, mas esse não é o único benefício. 

A parte emocional também é uma questão de suma importância para a saúde de qualquer pessoa. Não dá para fazer exercícios físicos pensando apenas na questão estética, o aspecto emocional é parte fundamental da vida humana.

Doenças como ansiedade e depressão não podem ser esquecidas, e elas podem ser drasticamente reduzidas em termos de risco com a atividade física. 

Quando se faz exercício ou qualquer atividade que demanda movimento, o corpo libera hormônios como cortisol e adrenalina, que são os mesmos de quando as pessoas estão estressadas.

A diferença é que com a atividade física, o estresse pode ser reduzido e o armazenamento desses hormônios fica mais fluido para momentos que terão maior necessidade deles. Passar por uma tomografia computadorizada de cranio seria apenas para prevenção.

A atividade física é capaz de dar autocontrole e autoconhecimento, características essenciais para viver uma vida com o maior bem-estar possível. 

A importância de se movimentar para a saúde

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não fazem atividade física o tanto quanto deveriam. 

Ainda de acordo com o órgão, a atividade física de qualquer tipo e feita de forma recorrente, é importantíssima para se precaver e às vezes até sanar doenças, como principalmente aquelas que estão relacionadas com os sistemas cardíaco e vascular. 

O assunto é tão relevante que a OMS oficializou o lançamento de um plano de ação para que até 2030 a população seja menos sedentária. 

O planejamento da organização tem como objetivo reduzir em 15% a inatividade física em adultos e adolescentes durante o período.

Algumas das ações que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, assim como a prática de atividades físicas é fazer podologia tratamento a laser para micose, para melhorar problemas nos pés e ter mais resistência nessa área.

Considerações finais

Certamente, as pessoas não querem se ver, ou ver familiares e amigos, com alguma doença que possa prejudicar a qualidade de vida de forma drástica.

Atividade física é a chave para ajudar em qualquer problema de saúde, mesmo aqueles que as pessoas acham que não teriam a menor relação. Um corpo é constituído de água, sangue e gordura e, principalmente, este último precisa estar muito bem controlado.

Ter uma vida longa e com qualidade, pode ser desenvolvida por pessoas que fazem atividades físicas regularmente e cuidam da saúde com acompanhamento médico periódicos e boa alimentação.

Para quem gosta de andar, é possível fazer um trajeto a pé em vez de pegar um carro ou um ônibus. Outra opção pode ser apostar no uso de transportes alternativos como a utilização de bicicletas ou até mesmo skate e patins. 

Sendo assim, é de grande importância encontrar uma atividade física que a pessoa se sinta confortável praticando e que esteja de acordo com o cotidiano em que ela vive. 

Correr para lá e para cá fazendo coisas que têm a ver com o gosto é uma forma de encontrar jeito para se ter atividade física na rotina, como instalar uma cortina de lona para janela por conta própria ao invés de contratar alguém.

Sobram motivos para colocar atividade física na rotina. Basta olhar para o dia e encontrar as melhores formas de encaixar e se movimentar, até mesmo encontrar um grupo de pessoas para praticar atividades junto pode ser uma ideia para quem precisa de incentivo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up