Nutricosméticos: o que são?

É inegável que, cada vez mais, pessoas estão em busca de produtos para conquistar mais saúde e beleza. Nesse cenário, surgem os nutricosméticos, que são essenciais para se conquistar esses objetivos. 

É verdade que as pessoas sempre buscaram meios de se tornarem mais bonitas e de manter a saúde em dia. Mas, nos últimos tempos, essa realidade é ainda mais perceptível e as opções de produtos no mercado não deixam de confirmar essa afirmação. 

Antes a conquista da beleza estava limitada a tratamentos estéticos ou ao uso de cosméticos. Porém, como não poderia deixar de ser, a saúde é um fator importante para garantir um corpo mais bonito e maior disposição. 

Muitos elementos podem ajudar na manutenção da jovialidade e da aparência saudável. Além disso, para aumentar a autoestima, há procedimentos que são importantes, e eles vão desde a colocação de prótese de cabelo feminino até o consumo de vitaminas. 

De fato, o céu é o limite quando se trata da busca por mais beleza e saúde. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de compra, cada vez mais pessoas possuem acesso a produtos e serviços que ajudam na manutenção da sua beleza. 

Diante disso, os rituais de beleza, como o autocuidado, o skincare e o haircare ganharam espaço na rotina de quem deseja se valorizar e melhorar a aparência e o bem-estar no dia a dia. 

Em paralelo, os nutricosméticos também foram inseridos na rotina de muitas pessoas, somando mais benefícios para quem os consome para se manter em dia, não apenas com a aparência, mas também com a saúde. 

Neste artigo, é possível entender o que são os nutricosméticos, como eles funcionam e quais os benefícios que eles trazem. Com essas informações, é possível se atualizar e conhecer mais sobre esses produtos. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que são nutricosméticos?

Pode ser que algumas pessoas já tenham ouvido falar de nutricosméticos, assim como sabem o que é heel homotoxicologia, mas é necessário definir melhor do que se trata esse produto para garantir um entendimento mais aprofundado. 

Os nutricosméticos são chamados de cápsulas de beleza. Eles surgiram com o intuito de fazer a nutrição de dentro para fora, ou seja, com a ingestão deles. Esses nutricosméticos são vistos, em geral, em pílulas e em sachês em pó. 

Eles se tratam de substâncias que reduzem a formação de radicais livres. Sendo assim, são capazes de prevenir e de tratar processos de envelhecimento corporal, evitando danos na pele, nas unhas e no cabelo. 

Isso acontece pelo seu efeito antioxidante. Mas os nutricosméticos também são fotoprotetores, reduzem a pigmentação e a acne, estimulam a produção de colágeno e melhoram a hidratação corporal.

De modo geral, tudo isso é possível porque os nutricosméticos possuem substâncias bastante importantes para o funcionamento do corpo. Algumas das principais, que podem ser encontradas em diferentes versões, são:

  • Vitaminas A e C;
  • Colágeno;
  • Ômega 3 e 6;
  • Zinco;
  • Selênio;
  • Queratina.

Ter acesso a esses nutrientes em nutricosméticos é fundamental em tempos nos quais mesmo a alimentação mais regrada pode não suprir todas as necessidades do corpo em relação às vitaminas e minerais. 

É verdade que optar pelo consumo de marmita fria saudável já é um passo essencial para conquistar mais nutrição e evitar comidas com altas calorias. Por isso, aliar o uso de nutricosméticos com uma dieta equilibrada é fundamental para ter maior saúde. 

Também é válido mencionar que mesmo quem já faz acompanhamento médico para garantir maior nutrição no dia a dia pode apostar no uso dos nutricosméticos, para assim conquistar mais saúde de forma prática e certeira.

Como funcionam os nutricosméticos? 

Depois de entender mais sobre o que são os nutricosméticos, é necessário saber como o funcionamento deles se dá no organismo, para que seja possível compreender melhor os motivos pelos quais eles são importantes.

Levando em consideração que os nutricosméticos são compostos de diversas substâncias, como as vitaminas, os flavonóides, os carotenóides e os minerais, eles atuam para suprir a falta de nutrientes no corpo. 

Além disso, tal como uma estação de trabalho duas pessoas, os nutricosméticos oferecem duas funções diferentes: nutrem ao mesmo tempo em que bloqueiam ações de radicais livres. Por isso, ocorrem melhorias na pele de quem os utiliza. 

É fundamental lembrar que os efeitos podem ser vistos após um período de uso, o que exige paciência e comprometimento de quem ingere os nutricosméticos. 

Um exemplo disso pode ser o das cápsulas ingeridas para bronzeamento. O tempo de ingestão recomendado varia entre 60 e 90 dias de uso, de modo que antes desse período uma avaliação justa pode não ser possível. 

É importante mencionar que os nutricosméticos não devem ser substitutos de tratamentos estéticos ou do uso de cremes e, muito menos, de uma dieta balanceada. Isso porque eles são itens complementares da rotina de beleza. 

Afinal, qualquer pessoa que tome pílulas para reduzir a quantidade de gordura corporal vai ter o seu metabolismo acelerado, mas é apenas com a realização de uma dieta equilibrada e da realização de exercícios que ela terá uma redução de peso mais significativa. 

Outro ponto que é necessário mencionar é o de que a ingestão de nutricosméticos pode ser feita por qualquer pessoa, desde que ela não possua restrições no consumo. Além disso, não existe uma idade mínima e nem máxima recomendada para o uso deles.

Até mesmo o tempo pelo qual se deve tomar nutricosméticos pode variar de pessoa para pessoa. Mas os resultados do uso desses produtos vai ter relação com o objetivo individual de cada um.

É como a decoração de um espaço de formatura que usa tenda de lona para festa: a cerimônia realizada tem a mesma finalidade, mas o local pode ser organizado de acordo com a área de formação dos alunos. 

Mas, como não poderia deixar de ser, o uso dos nutricosméticos precisa ser feito com cautela. Eles devem ter indicação médica, uma vez que trazem benefícios para quem apresenta deficiência de nutrientes. 

O uso excessivo desses nutricosméticos pode ser bastante prejudicial à saúde, sendo um dos quadros mais comuns a hipervitaminose. Esse quadro é conhecido como um envenenamento, pois há mais nutrientes do que o necessário para o paciente. 

De qualquer forma, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) inseriu os nutricosméticos na categoria de alimentos funcionais. Isso significa que eles são encontrados com facilidade em estabelecimentos de beleza e em farmácias. 

Vale frisar que o consumo dessas cápsulas não deve ser feito em substituição às refeições normais e balanceadas do dia a dia. É também essencial ter a indicação médica do que tomar, de acordo com as necessidades e os objetivos de cada paciente. 

4 benefícios dos nutricosméticos

Muitas pessoas buscam a realização de um procedimento estético como a aplicação de botox para afinar nariz para desfrutar das vantagens que ele traz. Com os nutricosméticos ocorre o mesmo. 

Diante disso, é importante saber também quais são os benefícios que o uso dos nutricosméticos podem trazer para as pessoas, mostrando assim os motivos pelos quais vale a pena buscar indicações médicas e começar a consumi-los. São eles:

  • Praticidade no consumo;
  • Produtos naturais, livres de aditivos;
  • Melhora da ação do sistema imunológico;
  • Preservação dos cabelos, unhas e pele.

Não é à toa que, de acordo com a SBNE (Sociedade Brasileira de Nutrição e Estética), mais de 20 mil nutricionistas já buscam especializações na área de nutrição estética, justamente para atender à demanda crescente pelos nutricosméticos. 

  1. Praticidade

De qualquer modo, a praticidade no consumo é um fator vantajoso no uso dos nutricosméticos. Eles podem ser consumidos em cápsulas, mas também em chás, sucos e sopas, tendo até mesmo versões em chocolates ou balas. 

Com isso, o resultado é uma alternativa interessante para o autocuidado diário, tornando o seu consumo seguro para os mais diversos estilos de vida, ao mesmo tempo em que ajuda até mesmo quem tem pouco tempo para se cuidar. 

  1. Produtos naturais

Não é difícil prever que o uso de produtos químicos acaba por trazer malefícios para a saúde das pessoas. Diante disso, quanto mais acesso à itens naturais, melhor. 

Os nutricosméticos são livres de aditivos químicos, sendo composto de ingredientes 100% naturais. Dessa forma, são capazes de estabilizar as estruturas internas do corpo. 

  1. Melhora no sistema imunológico

Mesmo que o foco do uso dos nutricosméticos não seja a melhora do sistema imunológico, isso acontece justamente pelo consumo de nutrientes. 

Esse consumo de nutricosméticos ainda estimula a circulação sanguínea, o que é capaz de reduzir o surgimento de quadros diversos e prevenir problemas cardiovasculares.

  1. Conservação da pele, cabelo e unhas

Muitas pessoas passam por uma cirurgia de olhos para perto e longe, que traz como vantagem deixar de usar óculos e ter uma melhor visão. O uso de nutricosméticos segue na mesma linha, pois é capaz de devolver e conservar a vitalidade da pele, cabelos e unhas. 

Tudo isso é capaz de estimular ainda mais o consumo desses produtos, pois trazem benefícios importantes que qualquer pessoa deseja conquistar para a sua vida. 

Considerações finais

Depois de entender mais sobre os nutricosméticos, é possível perceber que eles já se tornaram tendência, tal como a contratação de empresa terceirizada recepcionista, e estarão cada vez mais presentes na vida das pessoas. 

De fato, os benefícios que eles trazem são bastante marcantes, e podem mudar consideravelmente a saúde e a beleza de quem os consome.  

No entanto, assim como qualquer medicamento é necessário que o nutricosmético seja indicado por um médico e que esteja de acordo com a necessidade e objetivo de cada indivíduo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up