Dicas para quem quer começar a correr

Vai começar a correr? Então pega essas dicas para fazer uma atividade segura!

Um dos primeiros passos de quem quer começar a correr é procurar um tênis de corrida com desconto, acertamos? Pois bem, tênis novo no pé, é hora de começar a correr. Mas, por onde começar? Principalmente quem é sedentário, precisa começar devagar para evitar as temidas lesões.

No mais, a corrida só traz benefícios para a nossa saúde física e mental. Ela aumenta a capacidade cardiovascular, reduz os níveis de colesterol, auxilia no processo de emagrecimento, melhora a disposição e o sono, combate os sintomas de ansiedade e depressão e muito mais!

Também quer ter acesso a esses benefícios? Então continue a leitura deste artigo até o final e veja as principais dicas para começar essa atividade física. Vamos lá?

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Tenha os equipamentos certos

Correr com um tênis ruim ou uma roupa desconfortável não dá, concorda? Para aproveitar ao máximo o exercício, você precisa ter os equipamentos corretos para se sentir confortável e sentir que a atividade foi realmente produtiva.

Vamos começar pelo tênis. Você perceberá que existem diferentes tipos, os quais, inclusive, levam em consideração até mesmo a forma como o seu pé toca o chão. De acordo com o seu tipo de pisada, existe um tênis específico para você.

No que se refere às roupas, é importante que elas sejam confortáveis e, de preferência, leves ao ponto de manter seu corpo seco e fresco mesmo em dias mais quentes. Boné e protetor solar também são muito bem-vindos.

No mais, lembre-se de que existem vários tênis de corrida com desconto, basta fazer uma pesquisa rápida e escolher o modelo ideal para você e, claro, aquele que caiba no seu bolso.

Crie um plano

Não adianta calçar o tênis e sair correndo sem rumo por aí. Até mesmo na corrida é preciso definir um plano para ser seguido à risca. Ele ajudará você a se manter consistente, evitando lesões e até mesmo a evitar a desistência da atividade. Nesse plano, você definirá o local de partida, a distância a ser percorrida e a frequência (velocidade que correrá).

Obviamente, o plano poderá ser ajustado de acordo como você está se sentido. Por exemplo, se está indisposto por algum motivo, pode fazer um treino mais leve. 

Agora, se percebe que seu corpo e respiração estão mais resistentes, tente aumentar a distância ou a frequência.

Comece devagar

Este é um ponto que merece atenção: não force seu corpo além dos seus limites. Embora você já tenha feito outras atividades físicas antes, comece a corrida devagar. Do contrário, sua exposição a lesões e dores será grande, o que pode comprometer seu rendimento e até mesmo fazer com que desista de correr.

De início, faça uma rotina de caminhada e inclua pequenos trechos de corrida. Mesmo que isso pareça muito fácil, comece por essa abordagem.

Aumente a quilometragem gradualmente

Qual é a principal meta de um plano de corrida? Não, não é aumentar a quilometragem, mas, sim, manter-se livre de lesões. Se você chegou até aqui e conseguiu conquistar esse objetivo, saiba que está no caminho certo. Isso porque quando você se machuca quando começa a correr, as chances de voltar a praticar essa atividade são muito pequenas.

De acordo com o seu condicionamento físico e resistência, pode aumentar gradualmente sua quilometragem a cada semana. O mais importante é: ouça o seu corpo. Inclua dias de descanso na sua rotina para ajudar o seu organismo a recuperar da atividade.

Percebeu como é possível começar a correr? Agora você não tem mais desculpas para continuar imerso no sedentarismo. Comece a fazer o seu plano de corrida hoje mesmo e melhore a sua disposição e qualidade de vida!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up