Como melhorar sua resistência física

A resistência física é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas iniciam a prática de esportes no geral, uma vez que ela traz uma série de benefícios para a rotina como um todo. 

Ainda assim, é preciso ter atenção aos sinais do corpo para não passar de nenhum limite, seja no piso para academia ou, até mesmo, dentro de casa, durante a prática de um treino mais funcional.

Pois bem, para conseguir fortalecer sua resistência, não adianta fazer uma série de exercícios sem nenhum tipo de preparo ou estudo anterior, uma vez que a prática incorreta desse tipo de atividade pode ter o efeito inverso ao desejado.

Por isso, identificar os exercícios que mais se encaixam em sua rotina, seu condicionamento e estilo de vida é muito importante para conseguir resultados expressivos com a prática de atividades físicas, otimizando sua resistência consideravelmente.

A prática de exercícios é muito benéfica para o ser humano, e a maioria dos médicos recomenda esse tipo de atividade para uma rotina com mais qualidade de vida, por exemplo, usando um kit academia ao ar livre preço.

Ademais, existem muitas vantagens nessa aplicação, por exemplo:

  • Melhora o sono;
  • Diminui o estresse;
  • Aumenta sua resistência física;
  • Colabora para sua saúde.

Entretanto, não basta simplesmente começar a se exercitar. O processo de realizar uma atividade física deve ser planejado e, preferencialmente, acompanhado de um profissional que o ajudará a conseguir trabalhar adequadamente com suas limitações.

A atividade física também não é um hobby, que pode ser feito quando você tem vontade. O sucesso desse tipo de exercício está na repetição, por isso você deve pensar nele como um investimento, junto de um suplemento mineral e vitaminico.

Quanto mais tempo você praticar uma atividade física, mais claros serão os benefícios que ela oferece. Entender esse conceito é fundamental para conseguir otimizar seus ganhos e trabalhar com uma estrutura melhor de impacto para o dia a dia.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Otimizando sua resistência física: veja como

Dentro dos exercícios, seja em uma academia ou com a prática de algum esporte, existem benefícios para as mais diversas áreas do corpo. Eles ajudam a fortalecer e tonificar os músculos, melhoram sua respiração e podem ajudar com a saúde cardiovascular.

Entretanto, alguns exercícios em particular são realizados com o foco na resistência física do atleta. 

Aumentar essa resistência permite que você consiga fazer mais e por mais tempo os exercícios, claro, sempre acompanhando com um aparelho de pressão arterial, aumentando sua performance consideravelmente.

Essa otimização de performance acaba sendo refletida em todos os outros resultados. Pessoas sedentárias têm pouca resistência física, por isso acabam cansadas e doloridas quando iniciam as atividades físicas.

Entretanto, conforme a prática vai se tornando mais comum, a resistência vai aumentando e possibilitando novas atividades e uma melhora em diversos pontos de sua saúde e estrutura física como um todo.

Cada pessoa se adapta a determinadas maneiras de se exercitar, e nem sempre o mesmo exercício funciona para duas pessoas distintas. Trabalhar com sua realidade é essencial para evitar o exagero, que transformará esse benefício em um problema.

Identificar alguns dos principais exercícios para esta finalidade pode te ajudar a entender suas possibilidades, e ajudar a estabelecer uma rotina de atividades focada nesse processo, principalmente para garantir uma resistência maior em seu dia a dia.

Dicas para melhorar a resistência física

Seja treinando em uma academia, em casa, ou até mesmo fazendo fortalecimento em uma clinica de fisioterapia, diversos são os métodos utilizados para fazer com que a resistência física melhore. Pensando nisso, continue a leitura e confira algumas formas:

1 - Escadas

As escadas são uma atividade comum do dia a dia, mas que têm sido deixadas de lado cada vez mais, tanto por conta de elevadores quanto de escadas rolantes. Pensando no conforto e praticidade, a maioria das pessoas nem cogita a ideia de subir manualmente os lances de escada.

Entretanto, essa é uma atividade que pode ser muito importante para o fortalecimento de suas pernas, melhorar a respiração e os batimentos cardíacos e melhorar sua resistência como um todo, sendo uma excelente opção para exercícios.

Outro ponto muito vantajoso das escadarias é o fato de que não há nenhum tipo de investimento necessário para você conseguir aplicar esse tipo de atividade. Basta encontrar uma escadaria na qual você possa praticar a atividade.

Esse tipo de exercício, entretanto, demanda uma força de vontade maior do praticante, uma vez que não há um instrutor ou outra pessoa incentivando-o a continuar. Você deve fazer por conta própria, normalmente alternando os circuitos entre subidas e descidas.

Não há necessidade de fazer a atividade correndo, e em alguns casos é até melhor evitar. A corrida em escadas pode fazer você tropeçar e acabar se acidentando, o que pode ser muito grave e levar a lesões sérias e até mesmo fraturas.

O ideal é encontrar um ritmo confortável para você usar ao subir e descer as escadas, e manter uma constância nesse ritmo para começar a ver as melhoras em seu corpo como um todo.

2 - Pular corda

Outra atividade prática e fácil de fazer, o ato de pular corda trabalha com uma série de músculos, fortalecendo-os e gerando uma resistência e um condicionamento físico muito maior, evitando que você tenha que passar dias em uma cama hospitalar com colchão por algum problema de saúde.

Pois bem, é comum encontrar cordas de pular em lojas de brinquedos e artigos infantis, uma vez que esta é uma atividade comum para crianças. Entretanto, se realizada corretamente, pode ser muito boa para seu corpo inteiro.

Ao girar a corda sobre seu corpo, é importante que você evite encostar o calcanhar no chão, pousando do pulo sempre com as pontas dos pés para maximizar o efeito da atividade física. Este também é um exercício que deve respeitar seus limites.

As formas mais comuns de trabalhar com a corda é contando a quantidade de pulos ou calcular um período para pular corda em minutos, o que ajuda a controlar melhor a atividade e entender suas ações para conseguir otimizar seus resultados.

Com a prática, você não precisará nem dar corda para realizar a atividade. Basta repetir os movimentos dos braços e pernas para conseguir manter a frequência do exercício com mais qualidade, utilizando squeezes personalizados para tomar água durante a ação.

3 - Ciclismo

Uma atividade que tem ganhado muita força nos grandes centros urbanos é o ciclismo. Com a construção e instalação de ciclovias nas cidades, fica muito mais fácil utilizar essa forma de se exercitar e aproveitar para passear e se distrair um pouco da rotina, além de ter se tornado meio de trabalho para quem trabalha com aplicativo para delivery.

Uma das principais vantagens do ciclismo é o aumento na oxigenação do corpo, que aumenta consideravelmente sua resistência e melhora seu rendimento em diversas atividades do dia a dia.

Para pedalar sem medo, o ideal é que você encontre um ambiente adequado para praticar a atividade, utilize o equipamento de segurança e, principalmente, respeite os limites de seu corpo.

Uma boa maneira de aplicar esta atividade no seu dia a dia é utilizá-la em conjunto com atividades do cotidiano. Assim, ir ao mercado, padaria ou outra atividade comum pode ser um bom motivo para utilizar a bicicleta e dar uma volta maior.

4 - Corrida

A corrida é um excelente exercício para melhorar sua resistência, e é uma atividade prática que não exige um investimento alto, bastando um calçado profissional antiderrapante para começar a atividade.

A corrida, entretanto, requer um certo tempo de preparo. É comum que a maioria das pessoas comece com caminhadas, adaptando o corpo ao costume de andar para começar a acelerar o passo até chegar na corrida.

Essa é uma atividade muito prazerosa, e diversas pessoas acabam se acostumando com a prática e participando de provas de corrida, que são muito populares e acontecem o ano todo.

Para quem gosta de metas e objetivos, a maioria destas provas oferece medalhas para aqueles que completam o trajeto, o que pode ser um grande incentivo para você treinar e se preparar para participar.

5 - Natação

A natação é um esporte considerado completo, uma vez que todos os membros do corpo estão em atividade para esse tipo de exercício. Além disso, é uma excelente forma de praticar a respiração e otimizar sua resistência como um todo.

Entretanto, a natação requer um investimento um pouco maior, sobretudo em uma academia com piscina para você aplicar esse tipo de treinamento. Também é importante a figura de um instrutor, para auxiliá-lo a praticar da melhor maneira possível o exercício.

Embora pessoas que moram em cidades litorâneas possam praticar no mar aberto, essa não é uma prática aconselhável para quem não tem um condicionamento físico adequado, uma vez que você estará sozinho no mar.

Considerações finais

Melhorar sua resistência física é um processo que leva tempo, mas traz uma série de benefícios depois de você começar a praticar. Por isso, é importante que pense em formas de trabalhar adequadamente seu corpo para estas vantagens.

Quanto mais você se acostumar com a prática de atividades físicas, menos custoso será o processo, garantindo uma qualidade de vida muito maior para você e uma estrutura de saúde mais efetiva, garantindo mais segurança para seu dia a dia.

A prática de exercícios físicos é fundamental para seu corpo e sua mente, permitindo que você fique mais centrado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up