Como prevenir a hipertensão

A hipertensão é uma das doenças que mais assola os cidadãos brasileiros. Os dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2021 apontam que 30% dos brasileiros estão incluídos no grupo de hipertensos.

Um índice preocupante já que a hipertensão pode levar ao surgimento de uma série de doenças que podem não só prejudicar a vida do indivíduo, como a colocar em risco, a depender da gravidade da enfermidade que pode se apresentar.

Está associado ao grau da doença em si, que costuma estar associada a uma série de fatores responsáveis pelo seu surgimento em primeiro lugar. A preocupação da classe médica era tão grande que até mesmo uma data específica foi escolhida para o combate.

O dia 26 de abril, conhecido como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, é um evento anual no qual os profissionais da medicina trabalham com a divulgação de práticas preventivas em relação às doenças ligadas à hipertensão, de forma a reduzir seu índice.

Um evento que vemos sendo reconhecido até mesmo pelo mercado comercial, com utilização de tal data por empresas, como um fornecedor de alimentos sem glúten, como forma de alertar o público sobre a importância de cuidar da sua saúde e do seu corpo.

Até porque a prática de cuidados ao corpo vem se tornando bastante popular, praticamente um estilo de vida, no qual influenciadores digitais se destacam a partir da divulgação de conteúdos voltados à boa alimentação, entre outras ações benéficas.

O avanço das tecnologias voltadas à medicina também vem fazendo um bom trabalho nesse sentido, sendo possível diagnosticar cedo não só as enfermidades conectadas à hipertensão, como também na análise da própria, por meio da medição de pressão.

Algo que pode ser acompanhado pelo próprio paciente em sua casa, sendo preciso apenas pesquisar sobre um aparelho de pressão preço, de forma a adquirir esse dispositivo tão útil para manutenção da saúde. Disponível para venda em farmácias e lojas especializadas.

Mas se os cuidados em relação a uma possível hipertensão são tão importantes, primeiro é necessário conhecer ao que se refere essa doença, como suas causas, sintomas e possíveis tratamentos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que se refere a hipertensão?

Essa doença está diretamente relacionada à circulação de sangue pelo seu corpo, com a hipertensão estando associada a um aumento de pressão sanguínea entre as artérias e veias, em um ritmo superior ao que é indicado pelos profissionais de saúde.

O coração acaba sendo o órgão principal nessa relação, bombeando sangue para todas as partes do corpo, levando os nutrientes necessários para toda a extensão humana. Com os batimentos sendo regidos pelo tipo de ação executada, a exigir mais energia por exemplo.

Sendo esse o motivo pelo qual os seus batimentos cardíacos aumentam sempre que um indivíduo pratica algum esporte ou atividade física. O mesmo em uma situação de euforia ou medo, com o corpo se preparando para uma possível eventualidade física.

A circulação desses nutrientes acaba tendo uma importância específica na vida de um indivíduo para outro. Como uma atleta que necessita de suplemento mineral e vitaminico, enquanto um funcionário de escritório pode precisar de um nível menor de carboidratos.

O problema é que ambos os indivíduos citados podem sofrer de um caso de hipertensão, já que essa doença está associada a sua alimentação, um problema congênito, entre outras razões distintas que podem surgir na execução de práticas irregulares ou condições físicas.

Sobre o ritmo de batimentos, a média vista como ideal pelas entidades médicas é de 12 x 8, com o primeiro número associado ao movimento de sístole e diástole dos músculos cardíacos, que operam respectivamente com a contração e relaxamento do órgão.

Combinação essa que leva ao movimento de circulação do sangue junto aos seus nutrientes por todo o corpo. Algo que deve ocorrer dentro de uma medida equilibrada, já que uma pressão desregulada, baixa ou alta, por trazer danos irreversíveis ao corpo.

O movimento de hipertensão está ligado a uma média de batimentos acima ou igual a 14 x 9, representando um problema para o indivíduo, mas também para toda uma indústria, como empresas de alimentação, que podem ver seus problemas ligados a tal mal.

O que faz com que cada vez mais o mercado trabalhe para apresentar opções saudáveis para os seus consumidores, com a retirada de elementos prejudiciais à saúde, ou com a redução desses componentes, como a taxa de sódio em um biscoito salgado.

Dessa forma, é de grande importância para quem sofre da popularmente chamada “pressão alta” se prevenir, já que um caso grave de hipertensão pode levar ao ocasionamento de doenças que podem ser fatais ao indivíduo.

Os riscos da hipertensão

Um caso de hipertensão já pode ser visto como uma enfermidade preocupante, trazendo diversos prejuízos para o corpo. Prejudicando assim a vida da pessoa, através de sintomas que atrapalham em suas atividades cotidianas.

Tudo por meio da manifestação de sintomas como:

  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Dores no peito.

Indícios de problemas maiores que podem estar ocorrendo em seu organismo, e que caso não sejam tratados podem levar ao surgimento de doenças ainda mais perigosas, como um infarto, decorrente do esforço do músculo cardíaco nessas batidas constantes em alto ritmo.

Uma circulação irregular de nutrientes pelo corpo pode também levar a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Um derrame capaz de ser evitado a partir da pesquisa de um kit academia ao ar livre preço, para que seja possível uma prática de exercícios.

Pois mesmo que os números de hipertensos no país sejam de fato preocupantes, é possível remediar essa situação, através de um diagnóstico prematuro, e com a adoção de práticas positivas aos cuidados da saúde do seu corpo.

Como prevenir tais problemas de saúde

Como dito anteriormente, diversas são as causas relacionadas a um episódio de hipertensão. Algumas ligadas aos hábitos de consumo do indivíduo, e outras associadas ao seu estado genético, sendo predisposto a apresentar esses problemas de saúde.

De uma forma geral, entre as causas mais comuns entre os casos de hipertensão são:

  • Doenças de família;
  • Idade avançada;
  • Obesidade;
  • Poluição;
  • Diabete;
  • Estresse diário;
  • Excesso de gordura e sódio;
  • Consumo de álcool e tabagismo.

Alguns tópicos de fato são difíceis de serem evitados, principalmente com o ambiente estressante do meio urbano e do ambiente de trabalho. Mas de fato existem formas de se evitar o surgimento dessas doenças.

Por isso, o recomendado então é seguir as seguintes dicas:

Prática de atividades físicas

Seja por meio de uma prática esportiva ou de na adoção de exercícios em seu cotidiano, é importante manter o seu corpo em movimento, o que ajuda também na circulação dos nutrientes em seu corpo, reduzindo assim os índices de hipertensão.

Alimentação saudável

Ter uma boa alimentação ajuda a cuidar da saúde do seu organismo, evitando assim uma série de doenças, incluindo os casos de hipertensão, evitando gorduras, comidas com alto teor de sódio, entre outros elementos que podem trazer danos à sua saúde.

Diante disso, é importante trabalhar junto de uma dieta balanceada, sendo possível, por exemplo, dividir as comidas em sua dispensa por meio de etiquetas para produtos alimentícios, ou qualquer ação que ajude a controlar melhor sua alimentação.

Visite seu médico regularmente

A hipertensão costuma ser uma doença silenciosa, até porque os seus sintomas muitas vezes passam despercebidos, como um simples mal-estar, decorrente de um dia estressante de trabalho ou uma alimentação desregulada naquele período.

Por isso, é importante visitar com frequência o seu médico, que por meio de uma medição de pressão pode identificar um possível caso de hipertensão. Isso com o apoio do próprio paciente,que pode medir sua pressão em casa e anotar esses índices por 3 dias seguidos.

A partir da média apresentada, é possível identificar se você está incluído no citado grupo de 30% da população nacional que sofre de casos de hipertensão.

Tenha calma

Um dos principais causadores de aumento de pressão hoje em dia são os altos índices de estresse. Logo, para se resolver isso, é preciso agir com calma. O que pode ser alcançado a partir da prática de um hobbie, reservar um tempo de descanso, entre outras atividades.

É indicado também uma visita a um SPA, uma clinica de acupuntura Osasco, ou qualquer ambiente que ajude você a relaxar, auxiliando dessa forma ao alcance de uma pressão controlada, chegando aos ideiais 12 x 8.

Todas essas são maneiras de ajudar no controle da sua pressão cardíaca, garantindo assim bons índices de saúde, evitando o surgimento de uma hipertensão em relação ao ritmo corporal de uma pessoa, garantindo assim o seu bem-estar geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up