Os benefícios de trocar o carro pela bicicleta na hora de ir ao trabalho

A facilidade e mobilidade que os automóveis nos dão para nos deslocarmos de uma ponta a outra na cidade é, sem dúvidas, incrível. Mas por causa de alguns problemas de trânsito e pensando na saúde, muitos têm optado por utilizar uma bicicleta em seu trajeto.

Os benefícios e vantagens são muitos e, ao longo do texto de hoje, iremos compreender o porque você só tem a ganhar ao trocar seu carro por esse meio de transporte de duas rodas, que ainda é muito utilizado nos dias de hoje e possui muitos entusiastas.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

A mudança é realmente válida?

Pois bem, muitas pessoas se perguntam o quão inteligente é trocar a comodidade de seu carro por uma bicicleta. Não é de hoje que muitas pessoas preferem ir ao trabalho sobre duas rodas, economizando dinheiro e ganhando quando pensamos no quesito de saúde.

Mas mesmo que você utilize suplemento mineral e vitaminico, o quanto isso é desgastante a longo prazo e o quão perigoso pode ser quando se mora em grandes cidades? Essas são apenas algumas das perguntas que muitos se questionam quando começam a pensar sobre o assunto.

Porém, muitos já se decidiram e possuem absoluta certeza de que a bicicleta, ou como muitos preferem chamar, pelo seu termo inglês, a bike, é a melhor escolha. Uma prova real e concreta disso é o crescimento das ciclovias nas cidades, dando mais espaço para os que optam por essa escolha.

Mesmo aqueles que trabalham longe em suas empresa de uniformes personalizados, relatam como o exercício físico diário faz bem ao corpo e, a longo prazo, mostram mais disposição para outras tarefas, principalmente quando pensamos na falta de tempo que a correria do dia a dia oferece.

E, pode-se mencionar também que varia muito do lugar e, existem alguns que são mais ou menos perigosos do que outros, cabendo a você identificar isso e verificar o que pode ser melhor para a sua segurança.

Portanto, independentemente se você já possui certo condicionamento ou frequenta uma clínica de fisioterapia em Osasco e quer começar a ir de bike para o seu trabalho, os tópicos a seguir reunirão diversas informações que podem te ajudar a decidir e enxergar a enorme quantidade de benefícios que a prática traz para você.

Sem mais delongas, confira o artigo que preparamos!

Como a bicicleta pode te ajudar?

Primeiramente, é preciso compreender como a bicicleta pode te ajudar e como isso pode ser útil para você no dia a dia. É importante lembrar que muito dependerá do trabalho que cada um desempenha dentro de sua empresa.

Por exemplo, se você possui uma reunião com seu time de desenvolvimento de aparelho de pressão manual, pode não ser legal chegar suado na empresa ou correr o risco de tomar chuva em sua bicicleta no caminho até o trabalho.

Em outras palavras, ir de bicicleta para seu emprego, apesar de ser um estilo de vida, não precisa ser uma lei. 

Existem dias que pode ser mais interessante ir de carro e, o texto de hoje, quer te mostrar as vantagens e benefícios que a bicicleta traz, te motivando a começar a adotar a atitude de utilizá-la em grande parte dos dias.

Por exemplo, antes de comprar seu calçado profissional antiderrapante, pense no que é preciso ter para ir de bike até o trabalho. Alguns exemplos são:

  • Uma bicicleta;
  • Tênis para pedalar;
  • Disposição;
  • Planejamento.

Isso porque, em primeiro lugar, andar de bicicleta nos primeiros dias pode ser bastante exaustivo e, quando o local do estabelecimento ou empresa onde você trabalha for muito longe, poderá demorar um pouco mais até que chegue, seja por causa da distância ou por não estar acostumado.

Outro ponto a ser mencionado é o tempo gasto para chegar até o local. Embora seja possível cortar o trânsito, existem dias em que estamos mais dispostos do que outros, podendo impactar no tempo que demoramos.

E, embora exista trânsito em algumas grandes cidades, ainda sim depende muito do horário com o qual se vai para o trabalho, do dia e a quantidade de carros. Ainda sim, um automóvel é, de fato, um meio de transporte mais rápido do que a bicicleta..

Porém, com as ciclovias, esse tempo é bastante menor quando se está de bike, precisando fazer uma estimativa de quanto tempo demora até chegar em seu trabalho e começar a produzir seus produtos, como um kit academia ao ar livre preço.

Conheça os benefícios da bicicleta

Agora que já ficou mais claro como a bicicleta pode ser útil no seu dia a dia, ajudando a se locomover até o trabalho em menos tempo e sendo mais saudável, chegou o momento de analisarmos os benefícios e vantagens que elas trazem para esse objetivo.

Os tópicos abaixo abordarão alguns, fazendo com que você mude a sua visão e comece a pensar sobre o tema, ou seja, sobre o fato de comprar uma bicicleta o mais rápido possível.

01 - Sua saúde agradece

Sem precisar colocar seus pés em um piso para academia, a bicicleta é uma ótima forma de praticar exercícios com frequência e manter um estilo de vida mais saudável, mantendo seu corpo em movimento e fazendo com que seu organismo queime calorias.

Estudos dizem que pedalar por cerca de 30 minutos por dia em uma velocidade aproximada de 22 km/h pode ajudar a perder até 350 calorias. Claro que isso varia de pessoa para pessoa porque, outros fatores como peso influenciam, mas ainda é uma ótima maneira de emagrecer e diminuir o sedentarismo.

Fazer exercícios diariamente não melhora apenas seu condicionamento físico e sua disposição para outras atividades, como também aprimora os diferentes modos de aprendizado, capacidade cognitiva e outras atividades no geral. 

02 - Você economiza dinheiro 

Ter carro é muito vantajoso, mas também gasta muito dinheiro, principalmente quando levamos em conta os altos preços da gasolina nos últimos anos. E, quando comparamos a uma bike, além dela não gastar nada continuamente, ainda melhora a sua saúde.

Claro, assim como um carro, é preciso desembolsar um dinheiro inicial para adquirir o meio de transporte, mas o valor nem se compara ao preço de um automóvel, além de existir diversos tipos, estilos e preços, podendo você se adaptar ao que melhor refletir a sua realidade no momento da compra.

Isso sem mencionar o valor da manutenção que, quando pensamos no carro, pode ser muito alto, principalmente por causa de suas peças. 

Já a manutenção da bicicleta também é consideravelmente menor, valendo muito mais a pena e cabendo com mais tranquilidade no seu bolso, sem afetar muito o seu orçamento.

03 - Muito mais qualidade de vida

Esse pode ser um dos maiores motivos para que alguém decida utilizar uma bicicleta ao invés de um carro para ir ao trabalho, que é a qualidade de vida muito superior e o tempo muito melhor investido quando se utiliza a sua bike.

Imagine o tempo que você perde em um engarrafamento, no trânsito, a quantidade de poluição gerada e todo aquele estresse que é gerado por causa das buzinas e motoqueiros passando em alta velocidade. Sem sombras de dúvida, pode sim ser muito estressante.

Nesse contexto, nosso meio de transporte de duas rodas tem muito mais a ganhar por utilizar o tempo que você ficaria parado em um engarrafamento em algo produtivo para o seu corpo, fazendo com que você se mantenha em movimento e gere resultados a médio e longo prazo.

Outro ponto a se comentar é que, em dias de trânsito, você, com toda certeza, chegará muito mais rápido em seu trabalho e evitará todo o estresse provocado pelo engarrafamento. Também é possível prestar atenção ao ambiente em volta e aproveitar um pouco melhor dele.

E mesmo que não queira observar, nada impede de colocar fones de ouvido e aproveitar bastante sua música enquanto pedala. Coloque a roupa do trabalho em uma mochila e vá.

Considerações finais

A bicicleta, com toda certeza, é extremamente funcional e ainda consegue te levar de um lado para o outro, promovendo saúde, bem-estar e otimizando melhor o seu tempo, assim como promovendo economia e uma qualidade de vida muito superior, além de ser um meio de transporte utilizado para prestação de serviços, como em aplicativo para delivery.

Busque conhecer um pouco melhor a sua cidade e se adaptar ao horário de trabalho, conhecer as ciclovias, entender quanto tempo você demoraria para chegar até o local onde está empregado, conseguir se planejar, preparar uma roupa e até mesmo fazer aquele exercício matinal que tanto precisamos.

Utilize as orientações e informações disponibilizadas ao longo do texto e coloque na balança a quantidade de benefícios que você tem a ganhar. A bike pode mudar a sua vida, basta você dar a ela uma oportunidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up