A importância da acupuntura para seu bem-estar

A acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa reconhecida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), órgão que regulamenta a prática quando realizada por um profissional de psicologia.

Quando você vai até uma clinica de acupuntura, é porque está procurando por uma técnica da medicina tradicional chinesa conhecida mundialmente e bastante respeitada por terapeutas de diversas áreas distintas.

A técnica de acupuntura promove o bem-estar e ajuda no tratamento terapêutico de diversas doenças físicas e psicológicas, como a depressão e a ansiedade, por exemplo.

A acupuntura já se mostrou eficaz em diversos estudos, além de ser reconhecida por setores da comunidade acadêmica brasileira e internacional.

Embora o profissional que aplique a técnica não seja necessariamente um médico, um fisioterapeuta ou um psicólogo que usa jalecos de TNT

Um estudo realizado na Universidade de Arizona nos Estados Unidos, apontou que de um grupo de 34 mulheres com depressão, 43% apresentaram melhoras com o tratamento de acupuntura.

Embora a acupuntura seja muito associada enquanto técnica para tratar questões da saúde mental, ela não se restringe apenas a isso e apresenta resultados também para a saúde física em diversos casos, entre eles:

  • Transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Dores crônicas e agudas;
  • Problemas digestivos.

Por não ser uma atividade privativa e regulamentada de alguma profissão específica, a acupuntura pode ser realizada por profissionais de diversas áreas.

Essa atividade pode ser realizada em consultórios particulares, clínicas e até mesmo em escritórios, que podem ser montados com leitos de massagem ou com o aluguel de cama hospitalar.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Alívio na ansiedade e no estresse

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas do mundo, somando mais de 18 milhões de pessoas em 2019, sendo em sua maioria mulheres.

As causas da ansiedade são diversas, desde uma rotina de trabalho cansativa, problemas domésticos e familiares, até incertezas sobre questões da vida, impulsionadas pela pandemia de covid-19. 

Neste cenário, as pessoas precisaram se preocupar em adaptar a rotina, manter o distanciamento social, usar mascara de algodão reutilizável e demais cuidados necessários de prevenção, como o uso de álcool em gel e a vacinação.

Conforme dito anteriormente, a acupuntura se mostrou muito eficaz no tratamento de transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão.

Isso porque as agulhas da acupuntura, se colocadas nos lugares corretos, podem ajudar a estimular o cérebro e, assim, controlar a ansiedade, além de outros sentimentos e emoções negativas que possam estar assolando o paciente.

Dores crônicas e agudas

A acupuntura também pode agir eficientemente no alívio de dores crônicas e agudas, que causam sofrimento em muitas pessoas. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, quase 40% dos brasileiros vivem com dores crônicas, precisando recorrer aos medicamentos tradicionais para solucionar estes problemas.

A Medicina Chinesa afirma que a dor, no geral, têm relação com o fluxo de energia e o fluxo sanguíneo de um corpo, que podem ser solucionados com a técnica de acupuntura, por liberar toxinas analgésicas que relaxam e dão maior sensação de relaxamento e conforto.

Assim, a acupuntura pode ser um importante aliado no tratamento de diversas doenças e dores crônicas, sendo apontadas por pacientes como uma técnica eficaz nos tratamentos de:

  • Enxaquecas;
  • Lombalgia;
  • Osteoartrite;
  • Cefaleia.

Os resultados da acupuntura para essas doenças podem ser tão efetivos que há relatos de pacientes que, após utilizar essa técnica, puderam diminuir a dosagem de remédios tradicionais.

Diminuição da pressão alta

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, quase 40 milhões de brasileiros têm pressão alta, um problema de saúde pública que pode estar associado aos hábitos alimentares e aos padrões de vida. 

A hipertensão faz necessário o constante monitoramento e acompanhamento com o uso de diversas ferramentas, como o aparelho de pressão digital de braço, além do uso de medicamentos para controlá-la.

A hipertensão, assim como a diabetes, vem sendo cada vez mais presente na vida de brasileiros adultos, a partir dos 18 anos. Os que mais sofrem com esse acometimento é a população mais velha, que somam mais de 60% dos que sofrem de pressão alta. 

Para esse público, que muitas vezes já precisa tomar outros remédios controlados para tratar outras doenças, a acupuntura é uma ótima opção. 

A acupuntura é eficiente nestes casos por não se tratar de um tratamento químico e, ainda assim, ajudar a controlar a pressão sanguínea e a aliviar os sintomas da hipertensão, como as dores de cabeça, além de diminuir as chances de um infarto ou de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Ajuda nos problemas digestivos

Aproximadamente 20% da população mundial sofre com problemas intestinais e digestivos. Essa é uma informação da Organização Mundial de Gastroenterologia, que afirma, ainda, que quase a totalidade destas pessoas não procuram serviços médicos para tratar desta questão e recorrem à medicalização, sem prescrição, para solucionar o problema.

Para essas pessoas, a acupuntura é uma ótima possibilidade também, pois age na região problemática liberando substâncias químicas que equilibram o corpo e aliviam os causadores dos problemas intestinais, muitas vezes associados a problemas emocionais ou outros problemas físicos.

Alimentação

Embora a acupuntura seja eficiente no tratamento de diversas doenças físicas e psicológicas, ela não é uma técnica milagrosa. É sempre importante tomar cuidado com outros aspectos que influenciam na sua saúde e uma delas é a alimentação.

Estima-se que, hoje, no Brasil, mais da metade da população esteja vivendo em situação de insegurança alimentar, muito impulsionada pela atual crise econômica e pela situação da covid-19, que colocaram milhares de pessoas de volta abaixo da linha da pobreza.

Entretanto, havendo a possibilidade, é de extrema importância você se alimentar adequadamente, ter uma dieta balanceada e consumir legumes, verduras, frutas e demais alimentos ricos em vitaminas e proteínas.

Assim, você mantém o seu sistema imunológico funcionando bem e diminui as chances de desenvolvimento de possíveis doenças físicas e psicológicas.

Uma pessoa que trabalha com gerenciamento de resíduos de saúde, por exemplo, precisa ter atenção dobrada, pois além de ter uma rotina possivelmente cansativa, ainda lida com materiais delicados e perigosos, que podem influenciar na saúde física.

Além de cuidar da alimentação, é importante consultar regularmente profissionais de saúde, como nutricionistas e endocrinologistas, além de fazer exercícios físicos e beber bastante água, de acordo com as suas necessidades.

Tratamento por ventosaterapia

A ventosaterapia, assim como a acupuntura, é um tratamento natural que visa melhorar a circulação do sangue em um lugar específico do corpo. 

Para isso, na ventosaterapia são usadas as ventosas, um equipamento que suga a pele e resulta no aumento da oxigenação e na liberação de toxinas do local em que há dor ou incômodo.

Essa técnica também é muito eficaz no tratamento de diversas dores, desde dores musculares até o alívio de áreas de tensão, causadas inclusive pelo estresse cotidiano. 

Essas sessões de ventosaterapia podem ser realizadas em diversos lugares, desde escritórios até clínicas que oferecem também o serviço de acupuntura, podendo ser estruturadas com cadeiras de massagem ou leitos com lençol hospitalar.

Para além dos efeitos positivos para a saúde física, a ventosaterapia pode ser uma importante aliada também nos tratamentos de saúde mental, por gerar sensações de conforto e calma ao paciente.

Duração da sessão de acupuntura

Uma sessão de acupuntura pode durar entre 30 e 50 minutos, a depender do profissional e das necessidades do cliente atendido. 

Entretanto, toda a consulta de acupuntura pode demorar mais de uma hora, pois há necessidade de uma espécie de triagem, para o profissional compreender quais são as necessidades do cliente e agir efetivamente na resolução do problema.

Uma pessoa que trabalhe na limpeza em clinicas, por exemplo, por ter um trabalho braçal, pode necessitar de uma sessão mais longa para ter uma melhora efetiva em dores localizadas e musculares.

Já uma pessoa que possui alguma doença crônica pode precisar de mais ou menos tempo de sessão de acupuntura, a depender de outros tratamentos que estejam sendo feitos concomitantemente e de acordo com as suas necessidades.

Agora que você já sabe os benefícios que a acupuntura pode trazer para sua vida, não deixe de pesquisar mais sobre o assunto, entender se é eficaz, também, para outros problemas físicos e psicológicos que te acometem.

Além disso, é importante lembrar também que a acupuntura não é substitutiva de outras atividades terapêuticas e medicinais, ou de tratamentos indicados para outros tipos de doença. 

Portanto, consulte seu médico e entenda como está a sua saúde, faça exames recorrentes e tome os cuidados indicados com a alimentação e exercícios físicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up