Você Está Colhendo Os Benefícios Mentais Do Exercício?

Muitas vezes, estamos tão focados em nossos objetivos de condicionamento físico que esquecemos os vários benefícios mentais do exercício. Como a incerteza e a sensação de perder o controle de tudo o que está acontecendo ao nosso redor são comumente conhecidos como alguns dos maiores fatores indutores de estresse, é hora de nos lembrarmos dos benefícios do exercício para a mente.

Quer seja COVID-19 ou apenas os rigores da vida diária que fazem você se sentir deprimido e estressado, os exercícios podem ser uma ótima maneira de impulsionar seu humor e melhorar sua saúde geral.

Embora a auto-quarentena e o distanciamento social possam tornar os exercícios diários mais desafiadores, permanecer ativo ainda é possível com algumas modificações em sua rotina normal, aliviando sintomas da depressão e qualquer outro tipo de transtorno com o isolamento social.

Vamos dar uma olhada nos benefícios mentais do exercício, maneiras específicas pelas quais a atividade física pode melhorar seu humor e algumas coisas que você pode fazer para # Mantenha- se forte e saudável. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Quais são os benefícios mentais dos exercícios?

Ser sedentário e ficar dentro de casa por longos períodos de tempo pode levar a formas leves a moderadas de depressão ou apenas ansiedade geral. Com grandes partes do mundo em quarentena e isoladas umas das outras, é fácil ver como isso pode ser um problema atual para muitas pessoas.

Felizmente, o exercício diário demonstrou combater muitos desses sintomas depressivos, estimulando o humor, melhorando a função cognitiva e reduzindo a ansiedade.

O exercício também libera endorfinas no cérebro para melhorar o seu humor naturalmente, ao mesmo tempo que melhora a autoimagem e a sensação de realização.

Isso se deve principalmente ao aumento dos níveis de serotonina no cérebro durante o exercício, que é uma substância química do cérebro que ajuda a regular o humor, a qualidade do sono e a produção de novos neurônios.

Os transtornos do humor também foram associados a uma maior probabilidade de doenças cardiovasculares, aumento das taxas de obesidade e diabetes. Ao melhorar seu humor por meio de exercícios, este estudo mostrou que os exercícios físicos podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver essas doenças.

Portanto, em vez de ficar abatido com as coisas, é mais importante do que nunca levantar-se, mexer-se e fazer exercícios para melhorar seu humor e aumentar sua sensação de bem-estar.

Quais exercícios proporcionam benefícios mentais?

A maneira como as pessoas respondem aos exercícios pode variar e, por causa disso, nenhum tipo de exercício será adequado para todos.

Uma das descobertas interessantes deste estudo sobre exercícios para melhorar o humor e tratar a depressão e o transtorno bipolar foi que os exercícios aeróbicos e anaeróbicos podem ser necessários dependendo dos sintomas exatos. 

Exercício aeróbico

Isso pode levar a todos aqueles bons sentimentos.

Para exercícios aeróbicos, este estudo descobriu que correr, nadar, andar de bicicleta, caminhar, dançar e até mesmo tarefas ao ar livre, como jardinagem, são boas maneiras de reduzir a ansiedade e aumentar a circulação sanguínea no cérebro induzida por exercícios.

Exercício anaeróbico

Quanto aos exercícios anaeróbicos, corridas curtas ou uma partida ocasional de basquete ou futebol também podem ser bons para o coração ou o humor (quando o distanciamento social não está em vigor), mas também é importante não exagerar. 

Exercício ao ar livre

Embora qualquer forma de exercício seja melhor do que nada, sair para fazer exercícios pode ter benefícios adicionais e ajudar a:

  • Menor estresse
  • Fazer você se sentir mais feliz
  • Fornece a tão necessária vitamina D.

Exercício moderado

Encontrar um bom equilíbrio e manter sua rotina de exercícios leve e divertida parece ser a chave.

Se obter os benefícios mentais dos exercícios e melhorar o humor são suas principais prioridades, você deve evitar sobrecargas ou longos períodos de exercícios físicos intensos, que na verdade demonstraram ter efeitos negativos no cérebro e na saúde em geral.

Exemplos de exercícios que podem melhorar o seu humor

Embora os exercícios possam parecer mais difíceis devido ao distanciamento social e às academias fechadas, ainda é possível fazer um ótimo treino com algumas modificações.

Não acredita em nós? Confira este homem inspirador que correu a extensão de uma maratona de sua varanda durante o bloqueio do coronavírus na França. Isso é o que chamamos de força mental e criatividade.

Aqui estão algumas formas de exercício que você pode tentar para melhorar seu humor.

Caiaque e canoagem

Se você consegue sair ao ar livre, é definitivamente recomendado. Estar ao ar livre e participar de atividades cardiovasculares de baixo impacto, como caiaque e canoagem, pode trazer benefícios para o cérebro e o corpo. Você também tenderá a se exercitar por mais tempo ao ar livre do que dentro de casa, o que é uma coisa boa.

Apenas lembre-se de se exercitar sozinho enquanto as leis de quarentena estão em vigor e sempre mantenha o distanciamento social se você vir outras pessoas por aí.

Treinamento de força

Levantar pesos ou exercícios em circuito ajudam a manter e construir músculos, Mas também pode elevar sua frequência cardíaca e melhorar a circulação, melhorando a sensação de bem-estar.

Exercícios de peso corporal

Se você não tem nenhum equipamento de treino em casa, exercícios de peso corporal ou exercícios pliométricos são uma ótima opção, pois forçam você a controlar seu corpo, usar músculos profundos e aumentar sua frequência cardíaca mais do que a maioria dos exercícios pesados ​​devido ao alto número de repetições . 

Ioga

Essa forma de exercício meditativo pode ajudar a aliviar o estresse e a centrar sua mente. 

Yoga é, na verdade, mais sobre a flexibilidade da mente do que músculos. A ioga pode funcionar como terapia para o corpo e a mente, ao mesmo tempo que estimula a recuperação do estresse geral e melhora o seu bem-estar holístico.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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