Saiba a importância da fisioterapia para sua saúde

Os serviços médicos existem com o intuito de auxiliar o ser humano, dando a ela uma melhor qualidade de vida, e em alguns casos a extensão desse tempo, vendo a idade cada vez mais avançada que a sociedade atinge em média, a fisioterapia ajuda nisso.

Isso acontece também pela relação de cuidado que a população passou a ter com o seu corpo, com a popularização de atividades físicas não apenas como uma prática relacionada aos mundos dos esportes, mas como uma atividade de lazer.

Se por um lado alguns acreditam na relação do sedentarismo com o acesso frequente às plataformas digitais, realizando diversas atividades unicamente de maneira online, como os jogos eletrônicos substituindo a prática de movimentos físicos, que ajudam na saúde.

Por mais que exista uma verdade nessa associação, é importante também notar as tendências de assuntos e pesquisas que surgem diariamente na internet, com a busca de “kit academia ao ar livre preço” subindo visto à popularidade desse tema.

Se as academias de ginástica se tornaram ambientes de convívios frequentados por uma grande parcela da sociedade, parte dos créditos à essa maior adesão do público se dá pela popularidade que esses ambientes ganharam junto da internet.

Sendo um espaço propício para a produção de fotos e conteúdos a serem postados nas redes sociais, as academias se tornaram esses pontos comuns de interação, o que é um resultado da popularidade dos assuntos relacionados à saúde corporal nas redes.

O que pode ser visto através de influenciadores digitais, que usam os seus perfis na internet quase que exclusivamente para destacar os cuidados necessários para manter o seu corpo não apenas em forma, mas também com um equilíbrio físico, aperfeiçoando a sua saúde.

Uma relação que influenciou na alta aderência de um piso para academia tendo se tornado um dos maiores planos de fundos das fotos postadas na internet, indicando a presença do usuário nesse ambiente, e consequentemente o seu cuidado com o corpo.

Mas a preservação do corpo está além da prática de atividades e exercícios personalizados, sendo necessário também cuidar da sua alimentação e da absorção correta de nutrientes que são indispensáveis para a manutenção do seu metabolismo.

E falando dos cuidados aos corpo, destacam-se também os serviços realizados por um fisioterapeuta, sendo responsável por acompanhar a recuperação de alguma estrutura corporal, dos músculos aos ossos, que pode ter sofrido algum tipo de dano.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Mas afinal, o que faz um fisioterapeuta?

A função principal de um terapeuta é atuar dentro da área de saúde, com o propósito de auxiliar no processo de recuperação ou manutenção do estado de saúde de um paciente, servindo para questões físicas, mas também dos problemas de base emocional.

O que explica a existência dos terapeutas psicológicos, por exemplo. Os fisioterapeutas, por outro lado, trabalham com uma especificação física, podendo cuidar de diversas áreas do corpo que precisam de algum tipo de reparo, após um acidente ou desgaste natural.

Para se tornar um fisioterapeuta, o profissional em questão precisa dispor de alguma formação na área de medicina, com especialização específicas, de acordo com a área com a qual pretende atuar.

O tempo de formação também depende da especialização que o aluno procura, como uma graduação tradicional em medicina, ou por meio de um curso de capacitação SP voltado à práticas da medicina alternativa, como as técnicas de quiropraxia.

Conquistado o seu domínio em uma área específica do setor de saúde, um profissional já pode atuar como fisioterapeuta, sendo necessário se registrar nos órgão competentes pelo monitoramento e gerenciamento dessas atividades focadas no bem-estar do ser humano.

Os serviços de um fisioterapeuta são, inclusive, reconhecidos como uma profissão regulamentada, cujos procedimentos e regulamentos são regidos pelo COFFITO, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A função desse órgão é garantir não apenas que as práticas corretas de saúde estejam sendo seguidas pelos seus profissionais, mas também para que o público e quem atue na área contem com um auxílio legal em situações de alguma imprevisibilidade.

Além dos regulamentos voltados à manutenção dos consultórios de atendimento, contando com a esterilização dos instrumentos, a compra de mascara de algodão reutilizável, luvas descartáveis ou qualquer que seja a exigência do profissional para cada área.

Mas não necessariamente um fisioterapeuta precisa atuar de forma autônoma, podendo oferecer os seus serviços para os mais diversos estabelecimentos que utilizam de algum sistema de saúde.

Onde um fisioterapeuta pode trabalhar?

Diversas são as áreas que um profissional pode exercer suas habilidades, sendo ligado às necessidades específicas com as quais um fisioterapeuta pode trabalhar, tendo as suas atividades um foco na construção de diagnósticos, e na melhor forma de tratamento.

Entre alguns locais nos quais um fisioterapeuta pode oferecer os seus serviços estão:

  • Hospitais;
  • Clínicas de saúde;
  • Consultório próprio;
  • Centro de reabilitação;
  • Serviços de fisioterapia na área de trabalho;
  • Suporte médico em instituições esportivas.

Visto todos os exemplos citados é possível entender um pouco melhor a importância do profissional de fisioterapia para o mercado como um todo, com ele podendo estar presente nas mais diferentes áreas, dando suporte à saúde dos profissionais envolvidos.

Até mesmo o mercado industrial pode se beneficiar do trabalho com um fisioterapeuta. Primeiro oferecendo os seus serviços para os funcionários da fábrica, depois dando o parecer positivo para a qualidade de uma cadeira presidente giratória ali produzida.

E essa é apenas uma das diversas situações às quais um profissional da saúde com tais especificidades pode atuar, focando sempre na saúde do paciente, é claro, porém levando em conta também as atividades comerciais por ele executadas.

A fisioterapia em situações específicas

As funções de um fisioterapeuta podem ser requisitadas em diversas situações, levando em conta a necessidade da saúde do corpo para se realizar qualquer atividade, seja na prática de um esporte, no cotidiano do trabalho ou uma atividade de lazer.

De certa forma são necessidades imprevisíveis também, se contarmos com a eventualidade não prevista com que acidentes acontecem, e que podem pôr a vida do paciente em risco.

Após o atendimento médico, inclusive em alguns casos sendo necessária a realização de algum tipo de cirurgia, é chegado o momento de recuperação do paciente, no qual as atividades de um fisioterapeuta são requisitadas, auxiliando nessa reabilitação do corpo.

Sendo assim, entre as situações nas quais o trabalho desse profissional é necessário se destacam:

Acidente pessoais

Após sofrer algum tipo de acidente o paciente muitas vezes leva um bom tempo para voltar ao estado anterior de saúde, dependendo da gravidade da lesão resultado por esse acidente, exigindo uma longa estadia no hospital.

Já em outros casos todo esse tratamento pode ser feito na própria casa do paciente, que recebe a visita do fisioterapeuta em seu lar ou se dirige até o consultório dele, de forma a dar continuidade ao processo de reabilitação do seu corpo.

Em algumas situações se mostra necessário modificar o ambiente residencial, para que ele possa receber de forma aconchegante a pessoa enferma, com o aluguel de cama hospitalar, ou qualquer que seja a adaptação necessária.

Tudo para que esse paciente, com a ajuda do terapeuta, consiga se recuperar da melhor maneira possível, podendo voltar a realizar suas atividades, ou então se adaptando ao novo estado do seu corpo.

Problemas no trabalho

É importante alertar que o trabalho de um fisioterapeuta está além das práticas de recuperação, podendo esse profissional atuar também com a prevenção de problemas graves, comuns nos ambientes de trabalho, com a realização de atividades repetitivas.

A repetição de certos movimentos pode prejudicar a saúde dos músculos, o que acontece com maior frequência nas atividades que exigem um grande esforço físico.

Para aliviar esses desgaste um fisioterapeuta pode repassar algumas técnicas capazes de aliviar essas dores e pressões, além da recomendação de instrumentos que facilitem o trabalho, como um cinto ergonômico abdominal.

A fisioterapia nos esportes

Falando de atividades repetitivas, a prática de esportes, principalmente quando se pensa no ramo profissional, pode resultar em diversos contratempos para o atleta, colocando em risco não só a sua saúde, como também o seu objeto de trabalho, que no caso é o seu corpo.

De forma a impedir que um deslocamento possa atrapalhar o treinamento de meses de um atleta, a figura do fisioterapeuta precisa estar presente nos vestiários e clubes esportivos, dando um auxílio físico a estes atletas.

A mesma coisa vale para aqueles que praticam atividades físicas de forma recreativa, capaz de resultar naquela famosa dor no ombro, que somente uma fisioterapia para bursite consegue remediar, facilitando o processo natural de cura do corpo.

E essas são apenas algumas das áreas onde um fisioterapeuta pode atuar, sendo um profissional de grande importância para a manutenção da saúde do corpo e na prevenção de problemas relacionados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up