Dicas para se exercitar em casa

Passamos cada vez mais tempo em nossas casas, principalmente após a atual crise de saúde e da popularização do home office, e encontrar formas de se exercitar em casa, é a melhor saída para se manter em forma.

É importante saber que, biologicamente, nossos corpos não evoluíram para um estilo de vida sedentário. 

E os resultados de uma vida de inatividade são graves problemas de saúde e estética, como: 

  • Obesidade;
  • Flacidez;
  • Dores e complicações nas articulações;
  • Fadiga;
  • Desregulação da pressão arterial;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Visando evitar tais situações e garantir a qualidade de vida, trouxemos esse artigo que está repleto de dicas para você poder aproveitar ainda mais a sua casa, se exercitar e manter o corpo e a mente saudáveis.

E uma vez que você já tenha qualquer uma dessas comorbidades, os exercícios e o autocuidado, se tornam ainda mais urgentes.

Os hipertensos, por exemplo, precisam estar atentos às medições e aos sinais do próprio corpo. Ações simples podem garantir seu bem-estar. 

Por exemplo, se ainda não pesquisou sobre o assunto, é possível buscar por “aparelho de pressão preço” ou sobre a “alimentação para hipertensão”.

Você pode aprender muito com pesquisas simples como essas, que visem lhe garantir uma boa qualidade de vida. 

Mas antes, leia esse artigo até o fim e tenha muitas ideias para começar seus exercícios ainda hoje:

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Organizando meu tempo

Essa talvez seja a principal desculpa para não nos exercitarmos: não tenho tempo. O fato é que se não separarmos tempo para fazer algo, ele nunca existirá.

Além disso, o tempo utilizado para manter a própria qualidade de vida, normalmente se converte em mais produtividade no tempo de trabalho.

Estabelecer uma rotina diária priorizando horários de alimentação, sono e exercício, pode ser um pequeno ato com grandes e excelentes consequências.

Algumas pessoas mal têm tempo para beber água, e a água significa qualidade de vida. Ainda que possa parecer clichê, anote essa dica: beba muita água.

Garanta que terá água fresca sempre. Para isso, é possível comprar purificador soft everest, que pode ser uma solução interessante para aqueles que não têm o hábito de se manter hidratados.

Quanto aos exercícios, o fato é que cada um possui uma rotina diferente, além de gostos diferentes. 

Você pode separar 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia para se alongar e realizar pequenas sessões de meditação. 

Além disso, pode intercalar essas sessões com exercícios aeróbicos, como pular corda ou polichinelos.

Outra ideia é separar uma hora ou uma hora e meia todos os dias para se exercitar, variando ao longo da semana sobre o exercício escolhido para o dia. 

Nesse momento, a regra aqui é encontrar o que funciona para você. Seja criativo e priorize-se. 

Se anda com uma agenda conturbada e tarefas por fazer, faça uma checklist com tudo que está em atraso, como a manutenção ar condicionado.

Contar com essas listas de afazeres pode ajudar muito aqueles que se perdem no meio de tantas obrigações. 

Ao organizar seu tempo e optar por aquilo que lhe faz bem, é possível que logo perceba como há tempo para tudo o que precisa, e basta estar bem para compreender isso.

Organizando meu espaço

Para quem mora em condomínio ou em uma casa espaçosa, orçar um kit academia ao ar livre preço, pode ser uma ótima ideia.

Esses são equipamentos desenvolvidos com segurança para atender pessoas de todas as idades, que buscam por exercícios físicos de baixo impacto, visando o condicionamento físico.

É importante buscar um bom custo-benefício, optando por equipamentos com excelente qualidade e uma longa vida útil. 

Por isso, busque uma fabricante especializada, idônea, que invista em matéria-prima e na fabricação dos aparelhos, assim economizará em custos como a manutenção.

Além disso, esteja esperto com um detalhe: o piso. Para evitar dores de cabeça futuras, esses locais demandam um bom piso para academia, como placas SBR de borracha reciclada, por exemplo.

A mistura de granulado de pneu SBR com resina de poliuretano é extremamente resistente e muito confortável para os usuários.

Outra ideia, agora para aqueles que contam com uma boa piscina, é usá-la. Os exercícios dentro d’água são excelentes, principalmente para pessoas que sofrem de problemas articulares e precisam de baixo impacto. 

Também são ótimos para problemas respiratórios, tanto a própria natação, quanto a hidroginástica.

Já quem tem pouco espaço, é importante manter o ambiente organizado para ter um espaço livre para seus exercícios.

Além disso, o exterior reflete nosso interior, e vice-versa. E saiba que a própria arrumação da casa pode ser o seu momento de exercitar-se.

A criatividade é a palavra de ordem, como fazer agachamentos enquanto varre a casa, usando a vassoura como apoio, além de alongamentos com a mesma.

Existem aplicativos de exercícios e vídeos-tutoriais completos no YouTube nos quais você pode se basear, adequando ao espaço que possui.

Mas atenção, o pouco espaço não é desculpa. Existem exercícios de respiração altamente eficientes, como os abdominais hipopressivos, em que basta estar em pé, sentado ou deitado.

A ginástica hipopressiva afina a cintura, fortalece os músculos das costas, previne incontinência urinária ou fecal, previne a formação de hérnias e ainda melhora o desempenho sexual.

Abdominais convencionais também demandam pouco espaço, mas cuidado para não forçar excessivamente sua coluna.

Independente do exercício, tenha atenção a sua postura, tenha sempre cuidado para não forçar suas articulações e busque sempre manter a coluna ereta. 

Usar um cinto ergonômico abdominal pode ser uma boa pedida para evitar dores nas costas, uma vez que protege toda a coluna e a região lombar. 

Organizando minhas roupas

Além do espaço, é muito importante que suas roupas estejam devidamente organizadas e separadas para fazer seus exercícios. Sempre use roupas leves e confortáveis. 

Talvez uma das maiores vantagens de exercitar-se em casa seja a possibilidade de se vestir como quiser, livre dos olhares e julgamentos alheios.

Então, se quer uma dica para tornar seus momentos de exercícios mais divertidos, vista-se de uma forma diferente todos os dias, olhe-se no espelho, veja toda beleza e vida que existem em você.

Às vezes as pessoas não estão satisfeitas com seu corpo, no entanto, não conseguem dar o primeiro passo para mudar.

Essa é uma grande contradição, e um labirinto de auto-sabotagem bem complicado de se sair. Use o autoconhecimento e a consciência para evitar essas armadilhas. 

Organizando meus exercícios

Até aqui já demos várias dicas de exercícios possíveis dentro da sua casa, mas segue  agora uma lista de exercícios de baixo risco para você:

  • Alongamentos;
  • Agachamentos;
  • Yoga;
  • Polichinelo;
  • Flexões e abdominais;
  • Pular corda;
  • Ginástica hipopressiva;
  • Dança;
  • Zumba.

Para quem possui espaço e condições financeiras, existem uma série de aparelhos para exercício em casa disponíveis no mercado, como esteiras, bicicleta ergométrica, entre outros bons apetrechos, como tapetes ou fitas elásticas.

Dessa forma, você pode transformar sua casa em sua academia, talvez com direito até a uma tela pra quadra, em casas com quintal espaçoso.

Organizando a mente

E não se esqueça de exercitar a mente também. Uma boa pedida é a meditação, seja ela a tradicional ou a ativa.

Por meio da atenção plena, você pode fazer suas atividades rotineiras e ainda assim meditar, manter a mente calma e tranquila.

A meditação ativa é uma ótima escolha para aqueles que possuem dificuldade de concentração ou falta de tempo, pois são atividades feitas em conjunto com suas tarefas rotineiras. 

Algumas pessoas criam uma certa barreira à meditação devido a essas dificuldades, tão naturais nos dias de hoje.

Além disso, ler bons livros e assistir a bons filmes também são formas de exercitar a sua mente.

Mudando o cenário 

Para variar a rotina, você pode ainda separar alguns dias para caminhar ou correr em parques, utilizar quadras públicas para jogar com os amigos ou ainda utilizar equipamentos de academia ao ar livre em praças públicas. 

Mesmo os mais simples detalhes podem ser novas formas de se exercitar. Por exemplo, um alambrado para quadra esportiva é um ótimo ponto de apoio para se alongar.

Para os mais aventureiros, fazer trilhas, rapel e escaladas são opções que certamente lhe trarão muita satisfação. 

No entanto, aconselhamos sempre fazer esse tipo de atividade acompanhado de outras pessoas, para evitar possíveis acidentes e mitigar os riscos envolvidos.

Considerações Finais

Nesse artigo você conferiu diversas formas e dicas de como se exercitar em casa. Pense sempre em sua qualidade de vida, respeite seus limites e separe tempo para si mesmo.

Atitudes simples como essas podem transformar seu dia a dia, e vale a pena fazer o teste para conferir.

Estamos falando de mais produtividade, mais disposição, mais amor-próprio e de uma boa auto-estima. Isso vale a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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