Baixo desempenho físico? Entenda como isso pode estar relacionado com sua saúde bucal

O baixo desempenho físico  é uma condição que atinge a vida de milhares de brasileiros. No entanto, é o maior pesadelo dos atletas e das pessoas que se dedicam para ter uma rotina de exercício bem ativa.

Sabemos que a prática de exercícios é algo extremamente saudável e importante para uma rotina equilibrada. Entretanto, um simples exercício exige 100% do corpo humano.

E embora a saúde bucal possa parecer insignificante dentro dessa tarefa, ela possui uma grande influência no rendimento esportivo. Uma dor de dente ou um desconforto simples, pode levar uma pessoa a um estresse muito grande.

Independente do motivo que te leva a querer praticar um esporte ou a levantar da cama, saiba que a saúde bucal tem grandes impactos nisso. Confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Saúde bucal vs. Prática de esportes

Como já falamos anteriormente, a saúde bucal está totalmente atrelada à prática de exercícios físicos.

Uma noite mal dormida por causa de uma dor no dente, ou uma irritação na gengiva, pode comprometer completamente o desempenho de um atleta.

Além disso, é por meio da boca que contraímos doenças por meio de bactérias e vírus, ou seja, a higienização torna-se extremamente importante.

Além disso, problemas com o desenvolvimento da arcada dentária ou mordida cruzada, podem comprometer a respiração e até mesmo a mastigação, consequentemente, afetando toda a rotina de prática de exercícios.

Por isso, é comum que atletas tenham não apenas um convênio hospitalar, mas que procuram por plano odontologico para empresas. Afinal, o custo é menor mas se entende a necessidade e o cuidado com a saúde bucal.

Problemas e doenças que podem afetar o desempenho físico

Sabemos que a saúde bucal pode prejudicar o desempenho físico, e como alguns atletas estão cientes possuem inclusive um plano odonto empresa para se cuidarem constantemente. 

Porém, existem dois problemas aparentemente simples, que podem prejudicar e muito o desempenho físico. Continue a leitura.

Má higiene

A  má higiene é prejudicial para qualquer tipo de pessoa, criança, adulto e idoso. No entanto, em específico de atletas ou pessoas que praticam qualquer tipo de esporte, é que eles não podem e não devem correr o risco de ter um problema dentário.

O cuidado deve ser bem mais rígido, ou seja, é fundamental que o atleta desenvolva uma rotina de higienização. 

Isso porque, uma dor de dente ou inflamação pode bagunçar a rotina de treinos e exercícios, e em caso de atletas, pode prejudicar toda uma maratona de competição.

A falta de higiene é apenas a porta de entrada para problemas mais sérios em todo o corpo. Por isso, ter um acompanhamento com um especialista diariamente pode ser crucial para o bom desempenho físico. 

Com isso, procurar um plano ideal odonto empresas rede podem ser o primeiro passo para o autocuidado e melhora na performance. Já que os convênios são atendidos em vários consultórios, dando flexibilidade para o paciente.

Dentes desalinhados

Os dentes desalinhados é um problema que afeta muitos brasileiros, e existe uma preocupação em massa em relação à estética dos dentes.

No entanto, esse tipo de problema não é apenas estético, mas afeta a qualidade de vida de uma pessoa. Com os dentes mal posicionados, a respiração fica mais difícil e alguns casos podem prejudicar até a digestão dos alimentos.

Esses pontos são extremamente importantes para ter um bom rendimento na atividade física.

Pensar na saúde bucal e consultar um especialista, será fundamental para que ele possa realizar um tratamento adequado e que não venha prejudicar a rotina de treinos. 

Um bom exemplo disso, são os alinhadores invisíveis, muito utilizados por pessoas que praticam qualquer atividade de impacto. Por isso é essencial encontrar um plano dentario para mei que se encaixe e possa atender a sua necessidade.

Consulte um especialista

Os cuidados daqueles que praticam alguma atividade física ou esportes devem primeiro ser o mesmo que todas as outras pessoas.

Uma dieta equilibrada, dentes sempre limpos e consultas regulares são fundamentais para garantir o bom desempenho físico.

Também é importante ter consultas regulares com o dentista para que ele possa avaliar os melhores tratamentos e até mesmo prevenção. Além disso, dependendo do esporte é preciso de um cuidado ainda maior para não fraturar ou deslocar a mandíbula.

Por isso, em casos de atletas autônomos é fundamental pesquisar por plano odontologico empresarial como funciona, como e onde se pode encontrar o melhor plano.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Go up