Técnica Pomodoro pode te ajudar a fazer o dia render mais

Com tantas demandas e atividades para realizar durante o dia, a técnica pomodoro é uma ótima opção para quem deseja mais produtividade durante o dia e uma melhor gestão de tempo, mesmo com tantas tarefas a serem realizadas.

A maioria das pessoas sempre possuem milhares de coisas para fazer em um único dia, ou então precisam dedicar todo o seu tempo ao trabalho ou estudo, o que é normal na rotina de milhares de brasileiros.

Entretanto, não são todos que conseguem se concentrar da maneira como gostariam e sempre acabam se distraindo, deixando as prioridades de lado e, quando se dão conta, não conseguiram finalizar as demandas que eram necessárias.

Por exemplo, uma empresa de consultoria recrutamento e seleção precisa entrar em contato com dez candidatos durante o período da manhã. Se não houver um planejamento e momento de foco, dificilmente isso será feito de maneira rápida e eficaz.

É justamente neste cenário que a técnica pomodoro entra e auxilia na realização dessas tarefas de maneira simples e ágil, te ajudando a terminar o que precisa ser feito e sentir a sensação de dever cumprido no fim do dia.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre a técnica pomodoro, não se preocupe, esse texto irá te ajudar a entender tudo o que você precisa saber para aplicar essa técnica no seu dia a dia e ter muita produtividade.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Afinal de contas, o que é a técnica pomodoro?

A palavra “pomodoro” significa tomate, em italiano. Foi escolhido dessa maneira porque o cronômetro que marcava o tempo de concentração e que foi utilizado nos estudos dessa técnica era justamente no formato de um tomate, embora nos dias de hoje tenham formas variadas.

O seu objetivo era melhorar a produtividade nas tarefas de quem utilizasse esse cronômetro no formato de um tomate. Assim, Cirillo realizou alguns testes relacionados ao tempo, à concentração e à necessidade de pausas para descanso até chegar a conclusão do que seria mais eficiente.

A técnica pomodoro foi desenvolvida em meados dos anos 1980 por Francesco Cirillo. Trata-se de um método de gerenciamento de tempo, que utiliza uma ideia de dedicação e foco por completo a determinada tarefa dividido em blocos de minutos.

Por exemplo, um analista de uma consultoria contábil fiscal e trabalhista consegue utilizar a técnica pomodoro para intercalar o tempo que precisa dedicar à produção de relatórios do dia e também ao agendamento de reuniões para a semana.

Essa técnica consegue ajudar praticamente todas as pessoas que necessitam de mais foco e produtividade durante o dia, seja no trabalho ou nos estudos, ela te auxilia a equilibrar os momentos de foco total no que precisa ser feito e também nos momentos de descanso.

Entenda como funciona a técnica pomodoro

Essa técnica funciona da seguinte maneira: é necessário nos concentrarmos em cada atividade por 25 minutos e, após esse tempo, descansarmos por 5 minutos. Com isso você completa um bloco inteiro da técnica.

Após isso, basta retornar a sua atividade, novamente por 25 minutos, e, mais uma vez, descansar 5. Cada bloco de 25 minutos de concentração e 5 minutos de descanso é chamado de 1 pomodoro.

É necessário completar 4 pomodoros, que são 2 horas de ciclos, para que haja uma pausa maior, normalmente entre 15 a 30 minutos. Abaixo, deixamos uma lista que pode te ajudar a se organizar melhor no início de adaptação a essa técnica:

  • Bloco 1: 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • Bloco 2: 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • Bloco 3: 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • Bloco 4: 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • Descanso: 15 a 30 minutos de descanso;
  • Se inicia outro ciclo com 4 blocos de Pomodoro.

Vamos imaginar que uma empresa de serviço de entrega de encomendas precisa realizar vinte entregas durante o dia. Com essa técnica, os funcionários conseguem se concentrar por completo nas entregas dentro dos 25 minutos e ainda descansar, o que é muito importante.

A cada bloco de pomodoro devemos direcionar nossa atenção única e exclusivamente a atividade que estamos realizando. Caso a tenhamos terminado antes dos 25 minutos finalizar, dedicamos os minutos restantes a fazer revisões e ajustes nessa tarefa.

Para as pausas serem eficientes, é necessário que se sigam algumas recomendações. Nos descansos menores, o ideal é não realizar atividades que envolvam grande esforço mental ou que demandem muito tempo.

Por exemplo, um advogado que trabalha em uma advocacia e consultoria jurídica Campinas deve utilizar essas pausas para mexer um pouco no celular, conversar com os colegas, tomar um sol, um café ou apenas fechar os olhos e aproveitar o descanso.

Pequenas caminhadas pelo escritório ou até mesmo pela sua casa, caso trabalhe ou estude de sua residência, fazer um pequeno lanche ou comer um chocolate também são práticas ótimas para aproveitar esse momento de descanso.

Também é importante frisar a importância de se concentrar por completo durante o seu bloco. Por exemplo, um profissional que realiza erp para controle de estoque precisa deixar de lado o celular e outras distrações para o seu bloco ser produtivo e eficaz.

Vantagens da técnica pomodoro

Agora que você já sabe o que é a técnica pomodoro e como ela funciona, chegou o momento de verificar quais as vantagens dessa técnica para a sua rotina. Lembrando que ela serve tanto para profissionais de uma empresa de criação de softwares ou autônomos. Confira:

Mais determinação nos objetivos

Com a técnica, entendemos quais são os nossos objetivos e, automaticamente, criamos mais determinação para chegar até eles. Estipulando metas de ciclos do pomodoro em um dia, você consegue focar ainda mais em seu objetivo.

Quando nos concentramos em realizar nossas atividades em um determinado espaço de tempo, acabamos criando um desafio para que nós mesmos possamos cumprir e chegar onde queremos.

Evita distrações

Quando não nos organizamos e focamos completamente no que precisa ser feito, é muito fácil cair em qualquer distração que apareça em nosso caminho. A principal delas é o uso do celular e das redes sociais que tiram por completo o seu foco e concentração.

Por exemplo, um profissional de assessoria contábil empresarial que fica longe do celular durante os blocos de pomodoro estabelecidos, consegue se concentrar por completo em seu objetivo e terminá-lo ainda mais rápido do que pensa.

Por isso, durante os seus blocos de pomodoro, deixe o celular e qualquer outra coisa que possa tirar a sua concentração bem longe de você, deixe para utilizar isso em seus momentos de pausa para não atrapalhar toda a técnica.

Aumenta o desempenho e a produtividade

É normal que muitas pessoas se sintam improdutivas e achem que não possuem um bom desempenho na hora de realizar suas funções. Isso acaba afetando a autoestima e a rotina da pessoa como um todo.

Com a técnica de pomodoro, você consegue ver que tudo o que precisava era de organização para se concentrar quando devia se concentrar e descansar quando deveria descansar.

Assim, você conseguirá ver na prática o seu alto desempenho e a produtividade durante o dia, o que prova que todos conseguem ter bons resultados, basta ter a técnica ideal para te ajudar nesse processo.

Menos cansaço e estresse

Vamos imaginar que um profissional que realiza consultoria em gestão de empresas faz diversas consultorias em um único dia e sem pausa. Provavelmente essa pessoa se sentirá sobrecarregada, estressada e muito cansada no fim do dia.

Já com a técnica pomodoro, por mais incrível que pareça, você finaliza o dia menos estressado e cansado, além de ter a sensação única de saber que teve um dia produtivo e com um ótimo desempenho.

Isso acontece porque a técnica trabalha justamente com o equilíbrio entre o foco e o descanso, fazendo o seu cérebro entender que ambos são importantes para sua rotina, e nenhum excesso faz bem para você.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a técnica pomodoro oferece para quem a aplica durante o dia a dia. Não é à toa que se tornou a mais famosa e utilizada por pessoas que desejam uma melhor gestão de tempo e produtividade.

Na internet você encontra facilmente o próprio pomodoro, que é um cronômetro em formato de tomate. Você pode adquiri-lo e começar a usá-lo no dia a dia para cronometrar seus blocos de concentração.

É uma ótima opção principalmente para quem é muito viciado no celular, pois muitas vezes utilizar o cronômetro do aparelho pode ser uma tentação para ver as notificações e as redes sociais e acabar se distraindo.

O começo do processo pode ser difícil, mas os resultados valerão a pena e irão te provar que focar no agora e fazer o que precisa ser feito com 100% de dedicação fará com que os momentos de descanso sejam ainda mais prazerosos para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up