Sucos Detox: Conheça os principais

Os sucos detox dividem opiniões tanto na vida real quanto na internet, há quem diga que eles fazem toda a diferença em uma dieta balanceada e há quem diz que se trata apenas de um mito e que eles não ajudam em nada. 

É claro que propaganda que usa os sucos detox como um item milagroso e que faz a pessoa perder diversos quilos em um curto período de tempo é mentira, pois a perda de peso acontece com a junção de diversas atitudes, mudanças de hábitos e acompanhamento médico. 

Agora, não dá para negar que os sucos detox fazem toda a diferença no desempenho da nossa saúde, no aumento da nossa imunidade e no bom funcionamento do nosso organismo como um todo. 

Isso acontece devido ao grande número de nutrientes, frutas, verduras e outros alimentos que entregam diversos benefícios para o organismo e auxiliam no bom funcionamento do organismo e na construção de uma saúde mais forte.

Assim como um açaí atacado curitiba é uma opção mais saudável do que os sorvetes industriais, por exemplo, os sucos detox também são perfeitos para quem está tentando deixar de lado o vício em refrigerante ou outras bebidas industrializadas. 

Hoje, iremos falar um pouco mais sobre os principais sucos detox que existem, como repará-los e como eles podem te ajudar a ter uma qualidade de vida e saúde cada vez melhores.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Entenda a importância dos sucos detox 

Os sucos detox recebem esse nome justamente porque a maioria deles promete limpar o organismo da pessoa, daí surge o termo detox, que provém de desintoxicação, que significa limpar o organismo por completo. 

É normal ver pessoas buscarem por esses sucos depois de um fim de semana em que comeram muito ou então após uma sequência de refeições com comidas e alimentos gordurosos e que não fazem bem para a saúde. 

Buscar pelas receitas desses sucos detox é tão importante quanto buscar por pão de forma integral valor, pois também oferecem milhares de benefícios para o organismo e para a saúde como um todo. 

A principal função desses tipos de suco é justamente o processo de desintoxicação do organismo, ou seja, eles ajudam a limpar o sistema da pessoa e retirar todas as substâncias ruins que estão alojadas no corpo. 

Por isso, como mencionamos, as pessoas recorrem ao suco detox depois de “chutarem o balde”, como dizem. Isso porque elas sabem que esse tipo de suco irá ajudar a limpar o organismo, diminuir o inchaço e evitar mal-estar ou enjoos. 

Nesses casos, procurar por uma empresa de alimentos saudáveis é ideal para garantir os produtos para fazer o seu suco detox. Para quem gosta e consegue, é permitido beber o suco todos os dias, pois ele irá oferecer benefícios diariamente ao seu corpo. 

Mas além da função desintoxicante, esses sucos também são ricos em nutrientes e auxiliam na melhora da imunidade, ou seja, deixa o corpo da pessoa mais forte e preparado para combater qualquer tipo de doença, infecção ou bactéria. 

E como se isso não bastasse, os sucos detox também entregam uma sensação de leveza e satisfação muito grande, pois seu processo de desintoxicação retira todo o inchaço e aquela sensação pesada que fica depois de comermos muito.

Isso significa que, os sucos detox são muito mais do que as propagandas falam na internet, eles são aliados de quem deseja uma saúde melhor e uma sensação gostosa em saber que está cuidando de si e se preocupando com o seu organismo. 

Aprenda a fazer 4 tipos de suco detox 

Agora que você já entende um pouco mais sobre os sucos detox, chegou o momento de partir para a prática e aprender a fazer alguns dos sucos mais famosos que existem. 

Lembrando que, esses sucos podem ser armazenados na geladeira para que você consuma durante a semana, só será necessário adquirir uma caixa de papelão para bebidas para garantir o armazenamento desses sucos da melhor maneira possível.

1. Suco verde de couve, limão e pepino

A couve e o pepino possuem propriedades diuréticas e cada copo de aproximadamente 250 ml desse tipo de suco contém apenas 125 calorias.

Ingredientes:

  • 1 folha de couve;
  • suco de ½ limão;
  • 1/3 de pepino com casca;
  • 1 maçã vermelha com casca;
  • 150 ml de água de coco.

Para preparar é muito simples: Primeiro, lave bem a couve, o pepino e a maçã. Corte a maçã e o pepino em cubos e coloque no liquidificador. Adicione os demais ingredientes ao liquidificador e bata por 2 minutos. 

Coe e beba a seguir, de preferência sem açúcar. Para quem gosta de fazer desse momento algo ainda mais divertido e especial, você pode bebe-lo em um copo de chopp personalizado para se sentir ainda melhor nesse momento de autocuidado. 

2. Suco de couve, beterraba e gengibre

O pepino e a couve ajudam a eliminar o excesso de líquido corporal e o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, o que auxilia na queima de gordura e no processo de emagrecimento. Cada copo de 250 ml desse suco contém cerca de 100 calorias.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve;
  • 1 colher de folhas frescas de hortelã;
  • 1 beterraba pequena;
  • 1/2 pepino com casca;
  • 1 colher de café de gengibre fresco ralado;
  • 1 copo de água.

Para preparar, você deve lavar bem as folhas de couve, a beterraba, as folhas de hortelã e o pepino. Descasque a beterraba, corte ela e o pepino em cubos e leve ao liquidificador. Adicione os demais ingredientes no liquidificador e bata por 3 minutos. 

Lembre-se sempre de coar para retirar o bagaço dos alimentos e aproveite sua bebida. Recomenda-se tomar esse suco sem adicionar açúcar ou adoçante, mas se no começo isso for muito difícil para você, adoce um pouco e vá tentando tirar a adição de açúcar com o tempo. 

E caso você possua sua própria horta em casa, é recomendado utilizar adubação orgânica para manter os nutrientes das suas frutas e verduras ainda mais puras e saudáveis.2

3. Suco detox de tomate

Por mais que existam controvérsias em relação ao tomate, ele é uma fruta com propriedades diuréticas, ou seja, que auxilia na perda de peso. Seu suco possui poucas calorias e é perfeito para quem deseja emagrecer.

Ingredientes:

  • 150 ml de suco de tomate pronto e natural;
  • 25 ml de suco de limão;
  • Água com gás.

Esse suco possui um dos modos de preparo mais simples, pois nesse caso, não será necessário o uso do liquidificador. 

Basta misturar os ingredientes em um copo, adicionar pedras de gelo a gosto e servir. Por conter vitamina C, esse suco auxilia na renovação celular e repõe nutrientes e vitaminas que o seu organismo possa ter perco com o passar do tempo.

Caso alguma dessas opções sejam difíceis de serem ingeridas sozinhas, você pode procurar por um fornecedor de biscoito de polvilho e adquirir algumas unidades do produto para acompanhar o seu suco e, dessa maneira, o momento se torna mais satisfatório.

4. Suco de limão, laranja e alface

Este suco é rico em água e fibras, que favorecem a eliminação do excesso de líquido retido no corpo, evitando a ingestão excessiva de alimentos e ajudando no emagrecimento. É uma combinação perfeita para quem deseja um suco saudável e refrescante.

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 6 folhas de alface;
  • ½ copo de água.

Para preparar, bata no liquidificador todos os ingredientes, coe e beba em seguida, de preferência sem utilizar açúcar ou adoçantes. Essa é uma ótima opção de suco para acompanhar uma refeição, principalmente com frutos-do-mar, que você consegue encontrar com um atacadista de peixes, por exemplo.

Essas são apenas algumas das milhares opções de sucos detox que irão te ajudar no processo de emagrecimento, desinchaço ou até mesmo na construção de uma qualidade de vida melhor e de uma saúde mais forte.

Atitudes simples como essa, de preparar um suco detox para iniciar ou finalizar a semana é uma prova de autocuidado para te fazer saber que cuidar bem da sua saúde física é uma das coisas mais importantes que existem. 

Afinal de contas, nosso corpo é o nosso companheiro durante toda a vida, por isso, além de ter uma boa relação com ele, cuidá-lo e tratá-lo é uma das provas de amor-próprio mais poderosas que existem, e você faz isso cuidando do que entra em seu organismo.

Lembre-se sempre de consultar um especialista e fazer exames de saúde constantemente para ter certeza que está tudo em dia. Dessa maneira, cuidar da sua saúde será algo cada vez mais prazeroso para você. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up