Salmão promove dieta saudável e sustentável

Um dos alimentos mais ricos em nutrientes do mundo são os frutos do mar, como o salmão. Rico em nutrientes que ajudam a prevenir uma série de doenças, incluindo colesterol alto e problemas cardiovasculares, entre outras.

Inclua-o na sua dieta e conheça as vantagens que o consumo regular desse peixe pode proporcionar. Confira neste conteúdo quais são os benefícios do salmão para a sua saúde!

Salmão — O que é?

Salmão é uma espécie de peixe que habita os oceanos Atlântico e Pacífico. Ele nasce em um corpo de água doce e migra para o mar, retornando apenas para a desova.

Além disso, é comum que esse peixe seja criado em cativeiros. Visto que essa condição garante que eles estarão disponíveis mesmo em períodos de baixa temporada de pesca.

Caracterizado por sua cor rosada, vermelha ou laranja, coloração que vem da astaxantina, um pigmento presente em algas e organismos unicelulares como o camarão, que o salmão se alimenta e que, quando consumido, viaja para seus tecidos adiposos.

Principais espécies de salmão

Existem muitas variedades de salmão disponíveis para consumo; entender os tipos e características permite que você escolha a melhor opção para atender às suas necessidades. Veja logo abaixo os principais tipos:

  • Salmão Chinook: Esta espécie de salmão é a maior e é considerada a melhor por diversos consumidores. O chamado "Rei" tem a maior concentração de ômega 3 e gorduras saudáveis, além de ser muito saboroso;
  • Salmão Coho: Também chamado de "prateado", por causa da cor de sua pele, este peixe se destaca por sua carne vermelha brilhante, alto teor de gordura ômega-3 e sabor mais suave em comparação ao "Rei";
  • Salmão Rosa (Humpies/Jubarte): Espécies menores, de cor mais rosada e prontamente disponíveis em formas frescas, enlatadas e congeladas. Este tipo específico de salmão tem um menor teor de gordura e, como resultado, menos calorias;
  • Salmão Sockeye: Também conhecido como salmão vermelho, devido à sua carne laranja-avermelhada, esta espécie de salmão tem carne mais firme e sabor mais forte em comparação com outras espécies, e pode ser encontrado em uma versão enlatada.

Fatos nutricionais do salmão

A informação nutricional do salmão costuma variar de acordo com o tipo. Os valores de vitaminas e minerais no salmão selvagem tendem a ser mais elevados, mas a criação de fazendas é superior em gorduras, incluindo ómega-3.

De acordo com as diretrizes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), esse alimento também é uma ótima fonte de proteínas, com vitaminas B e selênio. Além de ser uma boa fonte de ferro.

O salmão é carregado com gorduras e proteínas saudáveis ​​e naturalmente livre de carboidratos, sendo a escolha perfeita para dietas mediterrâneas ou ceto. O tamanho típico da porção é de 3 a 4 oz (85 a 113 g), e a American Heart Association aconselha comer pelo menos duas porções por semana.

Que tipo de salmão é o mais sustentável?

Consumir salmão selvagem ou cultivado pode indicar certas preocupações ambientais. A maioria dos frutos do mar da costa atlântica é produzida por fazendas de peixes devido à alta demanda do salmão e à presença do declínio das populações selvagens.

Os salmões cultivados são mantidos próximo da costa onde, caso escapem, podem espalhar doenças para a população selvagem local.

Benefícios do salmão

Confira logo abaixo os maiores benefícios do salmão para a saúde!

  1. Salmão é bom para o coração

Se tivéssemos que definir o salmão em uma palavra, seria ômega 3. Isso se deve ao fato de que praticamente todos os seus benefícios estão direta ou indiretamente relacionados a esse ácido graxo, presente em quantidades significativas nos peixes de água salgada.

Talvez o benefício mais conhecido do ômega 3 seja que ele ajuda a evitar a formação de placas de gordura, que causam a obstrução das artérias e leva a problemas sérios, como o infarto.

Sendo assim, o salmão atua reduzindo os níveis de colesterol ruim, tornando-o um grande aliado para a saúde do coração.

  1. Seu consumo gera bem-estar

Poucas pessoas sabem, mas o Ômega 3 ajuda a melhorar o bom humor. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, que aliviam os sintomas depressivos, porém, esta não é a única razão para o salmão aumentar a sensação de bem-estar.

Esse peixe conta com o aminoácido triptofano, que auxilia a produzir serotonina, um neurotransmissor que é responsável por o sentimento de alegria e prazer. Por causa disso, comer peixe regularmente nos permite experimentar a vida ao máximo em nossos sentidos físicos e mentais.

Tanto o peixe gordo quanto o óleo de peixe diminuem os sintomas depressivos, protegem o cérebro do feto durante a gravidez, reduzem a ansiedade e a perda de memória associada à idade avançada, diminuindo o risco de Alzheimer.

  1. Rico em vitamina D

O salmão também contém quantidades saudáveis ​​de vitaminas A e D. A primeira auxilia na saúde dos olhos, além de deixar o cabelo e a pele mais saudáveis e bonitos.

Já a vitamina D, facilita a absorção de cálcio e fósforo, prevenindo a osteoporose e auxiliando no fortalecimento dos músculos e ossos, o que é ótimo para quem pratica atividade física.

A vitamina D, que está presente apenas em alguns alimentos, é crucial para a manutenção da saúde. De modo geral, ela auxilia na absorção de cálcio, crescimento dos ossos e age como regulador de crescimento para os sistemas cardiovascular, imunológico e muscular.

Pessoas com falta de vitamina D estão mais propensas e desenvolver:

  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Esclerose múltipla;
  • Artrite reumatoide;
  • Doenças cardiovasculares e autoimunes.
  1. Bom antioxidante

Fonte rica de vitaminas e minerais, o salmão é um poderoso antioxidante. Ou seja, ele combate os radicais livres no organismo, que oxidam nossas células e causam, por exemplo, envelhecimento precoce.

Além disso, torna o corpo mais forte e menos suscetível a doenças, evitando o surgimento de problemas que vão desde gripes comuns até o câncer.

  1. Auxilia a função da tireoide

O selênio, mineral encontrado na água do mar, é necessário para a regulação da tireoide.

Como resultado, as pessoas que têm doenças da tireoide podem incluir o salmão em suas dietas como um bom suplemento nutricional.

Com tratamentos e os exames sendo realizados em dia, isso pode ajudar também na recuperação.

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, o salmão é uma espécie de peixe que garante uma série de benefícios para a nossa saúde, tanto física quanto mental. Por isso, incluí-lo em sua dieta ajudará a ter uma qualidade de vida melhor.

E caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos que adoram frutos do mar!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up