O que são termogênicos e como eles agem no organismo?

Já ouviu falar nos alimentos ou suplementos termogênicos? Atuando de maneira a proporcionar a termogênese no organismo, isto é, o aumento da temperatura, os termogênicos tornam-se grandes aliados quando falamos em objetivos que incluem a perda de peso e exercícios físicos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que são termogênicos?

Como o próprio nome já sugere, os termogênicos são aqueles suplementos ou alimentos que atuam de modo a aumentar a temperatura dentro do organismo. Isto é, são capazes de estimular o nosso corpo a produzir mais calor, desencadeando no organismo a chamada ação termogênica. Seja através da alimentação, da suplementação ou, até mesmo, a prática intensa de atividade esportiva, o alcance da termogênese acaba por gerar diversas reações no organismo, como a aceleração da queima de gorduras.

A suplementação de termogênicos pode se basear no uso de diferentes produtos capazes de alcançar o processo da termogênese, como o café, chá-verde, gengibre, guaraná e pimenta. O uso de suplementos a partir destes produtos é capaz não só de aumentar a queima de gordura, como também, melhorar o seu foco, sua disposição e cognição.

Como os termogênicos agem no organismo?

Por conta de agirem diretamente no metabolismo celular, os termogênicos tornam-se capazes de concretizar o aumento do calor. Considerando-se que o seu organismo costuma atuar dentro das temperaturas entre 36,6º e 37º, por conta do controle da glândula hipotálamo, que está localizada no cérebro, ao ingerir uma cápsula ou um alimento termogênico, a temperatura do organismo tende a começar a subir.

Assim, esta glândula entra em cena, mandando comandos para que o nosso organismo trabalhe em um maior ritmo, de modo que seja possível controlar a sua temperatura. Toda essa ação acontece em nível celular, de maneira que o calor seja dissipado, e menos energia seja gerada.

Dessa forma, para realizar o efeito da termogênese, esses alimentos ou suplementos atuam de forma a transformar o organismo em uma máquina menos eficiente, capaz de produzir mais calor e gerar menos energia ao quebrar os nutrientes.

Levando-se em conta como funciona a queima de gorduras no corpo humano, ao praticar uma atividade física, é indicado pensar que os carboidratos levam em média 20 minutos para serem consumidos pelo organismo. Após este período, as gorduras se quebram e se transformam em energia.

Quando os termogênicos entram em cena, isso acontece mais rapidamente, o que leva a perda de gordura. Contudo, é necessária a atenção ao uso abusivo destes suplementos, os riscos do termogênico apresentam-se em face de aumentarem os efeitos da adrenalina e noradrenalina, afetando o coração.

Sendo assim, o uso excessivo e sem a orientação médica pode proporcionar um grande aumento do número de batimentos cardíacos e o aumento da pressão arterial. Os efeitos colaterais do uso de termogênicos vão desde fatores mais simples, como alteração do humor, boca seca, tremores e insônia, até mais graves, como AVC, infarto e arritmias cardíacas.

Quais são os benefícios dos termogênicos?

Ao falarmos da perda de gordura, considera-se um processo de longo prazo. Os benefícios do uso dos termogênicos não irão aparecer do dia para a noite, não sendo possível falar da perda de peso de uma forma saudável sem ser uma ação gradativa. Assim, os termogênicos atuam de modo a melhorar o metabolismo, dando mais disposição no dia a dia. Além disso, para aqueles que praticam atividades físicas, os termogênicos podem garantir um maior rendimento nos treinos, disponibilizando mais força para treinar.

Abaixo listamos os principais benefícios do uso de termogênicos:

- Melhor definição muscular

- Maior disposição

- Redução do apetite

- Melhor performance nos treinos

- Melhor cognição e foco

Termogênicos x Perda de peso

Como mencionado, os termogênicos atuam de maneira gradativa, de forma a concretizarem a perda de gordura. Entretanto, o aumento da temperatura e a disposição proporcionadas pelos termogênicos devem ser canalizadas através da prática de exercícios físicos, isto é, a concretização do aumento do gasto calórico e o aprofundamento do déficit que resulta na perda de peso e gordura.

Assim sendo, conceitua-se o déficit calórico como um balanço energético negativo, que nada mais é do que quando o organismo utiliza seus estoques de energia para manter o funcionamento do metabolismo, em face da ingestão de menos calorias do que necessário. Desse modo, o corpo se adapta ao chamado déficit calórico que se dá através da termogênese adaptativa. A regra é simples, se você engorda, seu metabolismo tende a aumentar um pouco, se você emagrece, ele diminui um pouco. Assim, ao falarmos em perda de peso o pressuposto básico se dá por meio da consideração de que isso acontecerá pelo gasto de mais calorias do que se consome.

Para evitar quaisquer problemas e concretizar um cálculo adequado da ingestão de calorias, durante a busca pela perda de peso, é muito importante realizar o acompanhamento com um nutricionista, em face de que, a cada consulta, pode existir a necessidade de reajuste nas porções, calorias e macronutrientes para atingir o objetivo buscado.

Os melhores termogênicos para perder peso

Dentro dos benefícios comprovados dos termogênicos, a perda de peso apenas se concretiza através da prática de atividades esportivas. Assim, o uso dos suplementos não possuem a capacidade de atuarem na perda de peso sozinhos, devendo ser aliados  à exercícios para a queima de gordura, por exemplo.

Abaixo listamos os principais alimentos termogênicos, que por se caracterizarem como termogênicos naturais, contêm na sua composição substâncias como cafeína, capsaicina ou catequinas, sendo capazes de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura do corpo:

- Canela

- Gengibre

- Chá-verde

- Café

- Pimenta vermelha

- Vinagre de maçã

Este post foi escrito especialmente para Blog Energia do Corpo e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up