Saiba quando existe a indicação para uso de suplementação para atividade física

A suplementação alimentar é uma forma comum para que esportistas e até mesmo pessoas que têm o costume de frequentar academias consigam otimizar a performance da atividade física como um todo.

Normalmente, o suplemento ajuda em uma série de elementos, desde o aumento de rendimento e de energia para o exercício, quanto desenvolver massa muscular e até mesmo o retardamento da fadiga, permitindo que você faça suas atividades de maneira mais otimizada.

Entretanto, ainda existe muita dúvida com relação a suplementos alimentares, seja por conta de pessoas que não acreditam em seu funcionamento ou apenas questionamentos dos benefícios que eles fazem à saúde.

Isso acontece porque o uso irrestrito desta suplementação, sem um acompanhamento nutricional ou auxílio médico, pode desregular o organismo, gerando uma série de problemas de saúde para o usuário.

Entretanto, quando utilizada corretamente, esse tipo de ação é muito importante para conseguir auxiliar os nutrientes que são faltantes em sua dieta, principalmente se ela não é balanceada e você tem falta de algum dos elementos em questão.

O suplemento mineral e vitaminico são, em sua essência, substâncias para auxiliar na complementação de deficiências alimentares. Normalmente, estes produtos prometem uma série de benefícios, mas é importante ter em mente que muitos deles não têm efeitos comprovados.

Um dos mais populares suplementos no mercado é o preparado proteico, principalmente aquele produzido com o soro do leite, que é popularmente conhecido como whey protein

Seus principais benefícios são:

  • Aumento da síntese proteica dos músculos;
  • Diminuição na quantidade de gordura;
  • Aumento na captação de aminoácidos;
  • Fortalecimento do sistema imunológico.

Normalmente o whey é utilizado com uma substância feita a partir da clara de ovo, conhecida como albumina, para extrair o melhor desse tipo de produto em sua alimentação durante o período de treino em um kit academia ao ar livre preço.

É muito importante ter em mente, entretanto, que mesmo em caso de atletas com treinos intensos, uma alimentação balanceada garante que você terá todos os nutrientes necessários para o corpo, e não haverá nenhum benefício na utilização destes suplementos.

Além disso, consumir além da quantidade indicada diária não terá nenhum efeito de aceleração no ganho de massa muscular ou de benefício no desempenho da atividade física como um todo.

O excesso de proteínas no corpo humano pode ainda gerar uma série de problemas, sobretudo com relação à uréia e aos rins. Além disso, é comum que o uso em excesso cause cólicas abdominais e diarreias frequentes.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Como usar os suplementos alimentares

O principal ponto para você utilizar com qualidade os suplementos é buscar ajuda médica para identificar qual é a real necessidade de utilizar esse tipo de recurso e que tipo específico de suplementação é necessária para você usar com um aparelho de pressão arterial.

A utilização desse tipo de produto sem indicação adequada pode, na melhor das hipóteses, não causar efeito algum, mas os riscos de algo pior acontecer são muito grandes. Por isso, é importante saber se você está apto para receber os benefícios desse tipo de item.

Em um primeiro momento, é importante identificar se o seu corpo realmente precisa desse tipo de suplemento em questão. O termo biodisponibilidade representa o quanto um determinado nutriente é absorvido pelo organismo.

Muitas vezes, você não precisa dos recursos que são apresentados em um suplemento vitamínico porque seu próprio corpo produz a quantidade necessária para abastecer seu organismo enquanto você faz ações em uma clínica de fisioterapia em Osasco.

Por exemplo, os nutrientes ferro e cálcio, por exemplo, são alocados no mesmo local. Sua absorção é realizada pelo intestino, e muitas vezes ambos competem pelo mesmo espaço.

Por conta disso, tomar um suplemento de ferro com um copo de leite, que é rico em cálcio, tirará o efeito desse tipo de ação.

O mesmo acontece quando você tenta tomar um comprimido suplementar de cálcio enquanto se alimenta com um bife, alimento extremamente ferroso.

Esse tipo de ação gera um desperdício do suplemento e financeiro, uma vez que estes suplementos costumam ter um alto custo para o consumo. Por isso, saber como usá-los e quais elementos devem ser utilizados é muito importante.

Entretanto, isso não quer dizer que não existem casos onde a suplementação não é necessária. 

Para isso, é importante que você saiba aplicar esse tipo de ação com efetividade e conquistar uma estrutura adequada para aproveitar melhor sua alimentação com produtos sem glúten.

Estes casos, embora especiais, demandam a atenção de nutricionistas e médicos e podem ser fundamentais para manter a qualidade de vida das pessoas que precisam desse tipo de recurso suplementar na alimentação.

Anemia

Pessoas com quadro de anemia, o que é muito comum principalmente em crianças, pessoas vegetarianas e mulheres com forte fluxo menstrual normalmente possuem dificuldade para lidar com o ferro.

Neste caso, existem diversos suplementos que podem ajudar nesse tipo de intervenção, ajudando a otimizar o organismo. 

No caso de pessoas que passam muito tempo em ambientes fechados, é possível usar o ferro junto com um suplemento vitamínico de vitamina D.

Gestação

As gestantes, por outro lado, precisam de alguns nutrientes especiais para auxiliar em todo o processo até ter o bebê. O ácido fólico é um dos suplementos mais comuns para gestantes, ajudando o feto a se desenvolver perfeitamente.

Além disso, é importante que o ginecologista acompanhe de perto todo o período gestacional para identificar a necessidade de outros tipos de suplementos identificados com etiquetas para produtos alimentícios para ajudar a recuperar qualquer deficiência de nutrientes que seja necessário.

Bariátricos

A cirurgia bariátrica é utilizada para reduzir a obesidade e eliminar uma série de problemas relacionados ao excesso de peso. Nos últimos anos, esse tipo de cirurgia se tornou muito comum, e muitas pessoas estão procurando esse tipo de procedimento.

Seja ele por questões estéticas ou de saúde, a verdade é que a cirurgia bariátrica modifica drasticamente a forma como o paciente se alimenta, e isso tem um impacto na absorção de nutrientes que ele precisa para manter sua qualidade de vida.

Neste caso, existem diversos suplementos que podem ser trabalhados para conquistar uma estrutura mais adequada para sua saúde, e é importante conversar com seu médico para identificar quais serão as doses e suplementos necessários.

Tirando alguns casos específicos relacionados a problemas ou fases específicas da vida, a maioria dos especialistas não recomenda a utilização de suplementos alimentares, optando por uma alimentação industrial.

Uma alimentação saudável e uma dieta adequada são mais do que o suficiente para qualquer pessoa, tornando o uso de suplementação alimentar desnecessária um desperdício de dinheiro e de produtos, que podem ser usados por pessoas que realmente dependem deles.

Se a sua alimentação não estiver adequada, é importante pensar que os suplementos também não são substitutos para reverter o estrago causado pela má alimentação. A verdade é que cultivar esse tipo de organismo depende de esforço e continuidade.

É mais fácil e mais funcional arrumar sua alimentação do que trabalhar com suplementos para tentar reorganizar esse tipo de ação com mais efetividade, principalmente em um país muito rico em questão de alimentos, onde é possível procurar resultados mais adequados.

Suplementos multivitamínicos

Estas cápsulas associam uma série de vitaminas e minerais em um único produto, o que passa uma impressão de que o risco de exceder algum nutriente é menor. Entretanto, a verdade é oposta a esse tipo de afirmação.

Normalmente, todas as quantidades de um suplemento são mais elevadas do que as necessárias para uma pessoa saudável, devendo ser utilizadas somente por pessoas que realmente precisam desse tipo de ação e armazenado em um armário de aço 2 portas.

Muitas pessoas acabam buscando esse tipo de produto para lidar com o cansaço e o estresse, e estes itens acabam gerando benefícios reais quando a pessoa realmente tem deficiência de vários nutrientes.

Porém, essa é uma solução temporária, que pode acabar sendo prejudicial a longo prazo. Neste caso, o melhor a fazer ainda é corrigir sua dieta e garantir uma estrutura mais adequada para você conseguir trabalhar com mais qualidade seu organismo.

A utilização destes suplementos multivitamínicos pode na verdade esconder o real motivo de sua fadiga, e por isso é importante que você evite esse tipo de ação para garantir uma solução definitiva para suas ações.

Considerações finais

O processo de suplementação alimentar deve ser feito com muito cuidado e atenção para conseguir resultados melhores para sua saúde e para seu bem-estar. Por conta disso, é importante saber como utilizar corretamente esse tipo de produto.

O acompanhamento médico é fundamental para você aproveitar melhor esse tipo de situação, garantindo que você não tomará nenhum tipo de produto de maneira errada e acabar tendo problemas por conta do uso em excesso.

Portanto, saber quando e quanto destes suplementos serão utilizados é muito importante para melhorar seu dia a dia e conseguir uma estrutura de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up