4 formas de incluir mais frutas e vegetais na sua alimentação

Você reconhece a importância de consumir frutas e legumes, mas ainda não consegue fazer isso? Veja quatro dicas simples que vão te ajudar a manter uma dieta equilibrada e saborosa!

O desenvolvimento científico na última década permitiu que a área de saúde tivesse informações mais detalhadas sobre o impacto da alimentação sobre a saúde do organismo.

Hoje, a ciência confirma que o consumo regular de frutas e vegetais é fundamental para garantir os nutrientes necessários, manter o corpo hidratado, saciar a fome e conferir a sensação de bem-estar.

Faz tempo que você quer melhorar a sua alimentação e reconhece a importância de ingerir mais vegetais e frutas? Confira quatro formas simples para fazer isso, incluindo o consumo de sucos saudáveis!

Café da manhã e da tarde

Essas são as duas principais refeições para o consumo de frutas: no café da manhã, preparar um bom suco, comer frutas com granola, ou cereais como aveia, é uma ótima maneira para começar o dia com sabores deliciosos e muita saúde!

No café da tarde, as frutas também podem ser uma ótima pedida: dão uma sensação de bem-estar e saciam a fome que surge no fim da tarde, quando você está na correria de fim de expediente. 

Que tal picar algumas frutas e levá-las em um pequeno pote para comer no trabalho antes de voltar para casa? Essa é uma maneira simples para não chegar em casa morrendo de fome e acabar cedendo ao cansaço e comendo algo industrializado e gorduroso — como um salgadinho ou um sanduíche.

Sucos  

Ingerir sucos de frutas e vegetais regularmente é uma maneira simples e eficiente para ingerir mais esse tipo de alimento. Além de manter o corpo hidratado, os sucos são ótimos para saciar a fome e fornecer nutrientes necessários ao organismo.

Um fator importante a se considerar é consumir o suco de frutas mais leves ou fáceis de digerir durante o fim de tarde ou à noite, enquanto as frutas mais calóricas ou pesadas devem ser consumidas pela manhã. A razão é simples: é bom consumir alimentos de fácil digestão antes de dormir, para não atrapalhar o sono.

Se você for praticar atividades físicas intensas, é possível consumir suco de frutas mais encorpadas, como banana, abacaxi, melancia e maçã. Se a ideia é relaxar após uma ida à academia ou ao parque, vale investir em frutas mais leves, como a goiaba.

Sopa

Durante a noite, é fundamental não comer muito para ter uma noite tranquila de sono. Comer logo antes de dormir costuma ser um grande obstáculo para conseguir dormir cedo e de modo profundo.

Se você chega do trabalho ou da faculdade com muita fome, uma ótima dica é investir em sopas. Esse alimento é ótimo, pois é rico em líquido e vegetais. A variedade de opções é grande: espinafre, cenoura, chuchu, inhame, brócolis, abóbora, repolho, pimentões de todas as cores, entre outros exemplos. Em dias frios, a sopa é ainda mais deliciosa, já que esquenta o corpo!

Receitas variadas

Se você não é muito fã de vegetais e frutas, uma dica importante é: não desista no primeiro dia e busque receitas variadas para encontrar uma combinação que te agrade. Vale lembrar que para cada receita há temperos que podem ajudá-lo a dar um sabor especial a sua refeição, é só descobrir quais você mais gosta!

Se você não gosta de abobrinha cozida, que tal prepará-la com carne moída recheando o seu interior? Se você não gosta de beterraba cozida, que tal picá-la e usá-la para preparar um suco delicioso pela manhã, com laranja e cenoura?

Para adquirir novos hábitos, é preciso paciência e disciplina. Por isso, se você não gostar de um determinado prato, pense que terá oportunidades de desfrutar do sabor de uma determinada fruta ou vegetal.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up