Veja como solucionar seus problemas de postura

Um dos grandes problemas que o ser humano tem é em relação aos cuidados com a sua postura. Inclusive, é possível apostar que você, leitor desse texto, no momento se encontra em uma postura nada saudável.

Seja ao mexer no celular ou sentado em uma cadeira em frente ao computador. Tornou-se comum as pessoas descansarem suas pernas, enquanto prejudicam sua coluna com a s piores posturas possíveis, normalmente encurvados para ver o que está na tela.

Afinal, uma coisa é se sentar na pontinha do sofá durante um momento de suspense no filme, ou quando existe a tensão do time adversário estar perto de fazer um gol durante uma partida de futebol. Outra coisa é maltratar sua coluna em todos os momentos possíveis.

Muito se fala sobre os cuidados com a saúde, principalmente durante a terceira idade, no qual o contato com um aparelho de medir pressão com estetoscópio torna-se cada vez mais comum. Contanto, pouco se fala sobre a necessidade de cuidar da sua postura.

E essa questão do porte não está ligada somente a sua apresentação social, por mais que de fato uma boa postura ajuda a refinar o corte de um vestido ou um terno em uma ocasião cerimonial. Mas os cuidados com a postura estão ligados a coisas muito mais amplas.

Conexões essas ao ramo de saúde, no qual diversas enfermidades ligadas à sua coluna podem ser evitadas a partir de um simples cuidado com a postura. Garantindo assim a sua saúde a longo prazo, pois muitos problemas relacionados surgem apenas no futuro.

Isso porque a juventude goza de certa flexibilidade que com o tempo o corpo vai deixando de ter, mostrando-se necessário a utilização de objetos que ajudam na sustentação do corpo, como uma bengala ou uma barra de segurança para banheiro.

E os problemas de coluna acabam por se ampliar por causa das atividade de trabalho, pois seja em uma atividade que exige muito esforço físico, como o trabalho de pedreiro, ou então uma atividade de escritório, sentado o dia inteiro em cadeira, tudo prejudicando sua coluna.

A questão é que as dores na coluna estão cada vez mais comuns na população jovem, justamente por causa da falta de cuidado dos mesmo, passando diversas horas sentados em frente a um computador, em posturas nada confortáveis e saudáveis.

Logo, é preciso o quanto antes ajeitar sua postura, sendo essa a primeira etapa para se evitar problemas futuros em relação à sua coluna.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Como evitar problemas na coluna

Postura é essencial. Algo que pode ser ensinado tanto em um consultório médico, como em uma aula de etiqueta. Com esses respectivos profissionais alertando seus pacientes ou alunos à necessidade de andar e se sentar de maneira correta.

Tudo para que você esteja em uma posição socialmente de destaque, mas também saudável consigo mesmo, evitando possíveis dores atuais ou futuras, permitindo até mesmo se informar sobre malha com elastano preço, para sua nova peça de banho.

Contudo, cuidar das postura não é a única de form de se prevenir contra enfermidades relacionadas à sua coluna, sendo possível também adotar práticas como:

  • Alimentação saudável;
  • Prática de exercícios;
  • Evitar serviços pesados;
  • Evitar serviços repetitivos.

Pode parecer estranho falar de alimentação para esse caso específico, mas o consumo de nutrientes que fortalecem seus ossos podem influenciar diretamente na saúde da sua coluna, que deve ser protegida, assim como todos os órgãos e partes do seu corpo.

Evitar certas atividades, como trabalhos pesados ou de movimentação repetitiva, como atuar em uma linha de montagem, pode também prejudicar as suas articulações, diante tamanho desgaste, com o mesmo acontece com a  sua coluna.

Forçando-a até um ponto irreversível de danos, podendo impedir inclusive esse indivíduo de continuar a exercer seu trabalho. O que pode fazer essa pessoa perder o seu emprego e na restauração de tacos de madeira SP, ou qualquer atividade de repetição.

Logo, é preciso encontrar maneiras de se proteger nesse sentido, é uma forma rápida, mas de grande eficácia é através da prática de exercícios. Uma atividade diária não focada apenas em ganhar músculo ou outras atividades relacionados aos exercícios físicos.

Mas sim em cuidar da saúde do seu corpo, com destaque para sua coluna a partir de alguns exercícios localizados.

Exercícios para cuidar da coluna

A partir de algumas práticas diárias é possível cuidar da restauração do seu corpo, similar ao trabalho que fazem com a reforma de estátuas e monumentos afins, com a diferença que o objeto em si se trata da saúde da sua estrutura física.

Existindo diversas atividades que podem ajudar a alguém que passa o dia inteiro sentados em uma cadeira presidente giratória a fortalecer sua coluna, por meio de alguns exercícios localizados, trabalhando junto a outras partes do corpo, tais como:

Ombros

É como sentir aquela dor no ombro, que acaba descendo para a s costas, por se tratarem de partes do corpo diretamente conectadas, principalmente ao se realizar alguma atividade receptiva. Sendo assim, exercícios para o ombro podem ajudar em sua coluna.

Como esse, que consiste em juntar suas mãos atrás do corpo, como se estivesse cumprimentando a si mesmo. Após isso só é preciso puxar os ombros para trás 30 segundos, sendo possível sentir o esticar dos músculos.

Peito

Se existe uma relação entre a coluna nos ombros, existe outra maior em associação com o seu peito, já que um dano da coluna pode diretamente afetar a saúde de órgãos ali próximos, como os pulmões ou até mesmo o seu coração.

Para se evitar isso é recomendável  a prática de um exercício em questão, no qual você deve ficar para uma porta, colocar suas mãos no batente, um pouco acima da cabeça.

Após isso, só é preciso permanecer nessa posição por cerca de 30 segundos. Um exercício rápido que pode ser feito durante uma pausa após visitar diversos imóveis com seus clientes, para quem atua na venda de moveis para escritorio.

Escápulas

Chegamos então às partes mais desconhecidas do corpo humano. No caso não se trata de uma parte tão incógnita assim, mas sim dos ossos das costas, as escápulas no caso.

Para otimizar sua saúde só é preciso flexionar os mesmos, como se tentasse segurar uma pequena bola imaginária, com os seus ombros para baixo por apenas 10 segundos. Exercício a ser realizado 10 vezes ao dia, mais ou menos.

Alongamento deitado

Alongamentos são formas práticas e conhecidas de cuidar da coluna e do corpo inteiro, sendo recomendável se fazer antes da prática de exercícios, por exemplo. Contudo existem modalidades próprias para se cuidar da sua coluna.

Uma dessas práticas é o alongamento deitado, onde o indivíduo posiciona suas costas na cama e os pés no chão, com os braços afastados do corpo, por cerca de 10 minutos. Podendo ser realizado de amanhã ou até mesmo antes de dormir.

Prática simples, mas indicada até mesmo para quem se encontra em camas motorizada em algum hospital, utilizando desse exercício prático para fortalecer seu corpo e possivelmente ajudar na sua liberação desse ambiente hospitalar.

Alongamento na parede

Outra forma prática de alongamento é aquele a ser realizado junto a uma parede, sendo preciso manter o seu braço pressionado nesta coluna, mantendo os ombros em um ângulo reto de 90º, ficando nessa posição por cerca de 30 segundos até 1 minuto.

A partir da prática diária dessas atividades, é possível garantir ao seu corpo uma situação saudável  cuidando assim da sua coluna, para evitar aquelas dores incômodas de todo dia, que costumam aparecer com mais frequência com o passar da vida.

Sendo também uma forma de se evitar algumas doenças relacionadas.

Algumas doenças de coluna

Um dos principais motivos para se ficar de olho na saúde da sua coluna é por causa da diversidade de enfermidades que podem estar sendo aplicadas a essa parte do corpo. 

Entre elas, se destacam algumas como:

  • Hernia de disco (desgastado disco cartilaginoso entre as vértebras);
  • Lombalgia (a tradicional dor nas costas);
  • Artrose na coluna (processo degenerativo de uma articulação);
  • Osteoporose (enfraquecimento dos ossos);
  • Escoliose (desvio da coluna).

Uma série de males que deve ser evitada, caso você esteja em busca de ter uma vida saudável, que permita a você trabalhar, assim como realizar atividades de lazer. E para isso é preciso tomar alguns cuidados específicos.

Do mesmo tipo que se tem ao implementar a aplicação de fita antiderrapante áreas úmidas, para evitar quedas em um ambiente molhado.

Porém, com algumas atitudes, como a prática dos exercícios citados, que ajudam a manter a saúde da coluna em um estado positivo, estando pronto para encarar qualquer desafio do dia a dia sem aquela dor nas costas que te impede de agir

Seja na prática de um esporte radical, ou no ato de brincar com seus filhos pequenos. Atividades que exigem o mesmo tipo de energia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up