Saiba quando a suplementação é necessária

Como o próprio nome já indica, a suplementação tem principal funcionalidade de suprir a falta de determinados nutrientes dentro do seu organismo que, por algum motivo de saúde, falta de alimentação ou casos específicos, seu corpo não os produz.

Claro que ela deve vir junto de uma série de mudanças em sua rotina, como melhoria na alimentação, exercícios constantes e regulares, assim como passar a dormir mais horas por noite, entre diversas outras.

Por isso o texto de hoje irá abordar quando a suplementação é necessária, explorando seus benefícios e vantagens, assim como importância para o seu organismo e, caso ela seja realmente necessária, como utilizá-la e o que pesquisar com antecedência.

Seja uma pessoa que trabalhe com distribuidor de produtos químicos ou em uma academia, saber cuidar do próprio corpo e entender suas necessidades, tempos, ritmos e o que deve ser feito para mantê-lo saudável é sempre bem-vindo.

A alimentação é um dos pilares para qualquer organismo que queira se manter ativo, saudável e ter uma longevidade melhor, mas assim como tudo na vida, em excesso ou em falta, pode fazer muito mal para o seu corpo ou sua mente.

Isso se estende desde a quantidade de água que você consome, que passa por um longo processo de tratamento de água, até mesmo a quantidade de exercícios e tempo que se dá para o corpo descansar também pode afetar muito a falta de determinados nutriente e vitaminas de seu corpo.

Também é importante entender que a falta desses elementos mencionados no parágrafo anterior pode acabar causando doenças e outros males que, quando juntos e a longo prazo, causam mal estar e podem ser prejudiciais à sua saúde.

Porém, mesmo que toda comida que você consuma seja bem cuidada e segura com embalagens de papel para alimentos, é preciso ter em mente que a suplementação nunca deve suprir o lugar da comida, ela vem para ajudar a equilibrar a falta de determinados nutrientes, proteínas, carboidratos, entre outros.

Por isso nem adianta se entupir de suplementos achando que está fazendo bem para o seu corpo, pois não se alimentar ou não se alimentar da forma correta é um dos maiores reveses que você pode fazer contra o seu organismo.

Os tópicos a seguir reúnem uma grande quantidade de informações que podem ser a grande diferença entre uma suplementação correta e assertiva e aquela que não ajuda o seu corpo. Sem mais delongas, confira.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

A importância da suplementação

Não importa a sua classe social, grau de escolaridade, se trabalha ou não em uma industria de farinha de trigo, a suplementação pode ser necessária para qualquer pessoa, qualquer organismo e, portanto, é necessário saber sua importância e como pode te impactar.

Muitas pessoas sofrem com a falta de determinados nutrientes para o corpo devido ou por causa de algum problema de saúde ou a própria genética e a forma como ela leva a vida, sem hábitos saudáveis ou sem uma rotina de exercícios, por exemplo.

Portanto fica compreendido que a suplementação é extremamente benéfica quando bem aplicada e quando junta de uma rotina bem planejada que ajuda o corpo a ficar mais saudável, mesmo que seu dia a dia trabalhando em uma empresa de entregas seja corrido.

Tal suplementação pode ser ingerida em forma de vitaminas, como parte da alimentação ou substituindo uma refeição, tudo dependerá da necessidade do seu corpo. Por isso, sempre é indicado se consultar com um profissional da saúde com antecedência.

Dessa forma, e até mesmo como conclusão sobre esse tema em específico, podemos mencionar algumas vantagens que tanto a rotina de exercícios, como o maior cuidado com o corpo e a suplementação podem trazer:

  • Maior disposição do corpo;
  • Organismo muito mais saudável;
  • Metabolismo mais acelerado;
  • Incentiva o metabolismo cognitivo.

Em outras palavras, além de ser extremamente benéfico e possuir diversas vantagens, a suplementação, junto com tudo que foi mencionado, te dará um melhor estilo de vida, coisa que pode fazer muita diferença conforme os anos passam.

Quando tomar suplementação

Da mesma forma que um software para restaurante precisa saber quais são as ferramentas necessárias para oferecer o melhor ao cliente em seu desenvolvimento, você precisa saber sobre alguns tipos de suplementos para entender o que está ingerindo.

Novamente, nunca tome nada sem a devida orientação profissional, portanto, antes de tomar suplementação, vá a um profissional da saúde para que o mesmo avalie sua situação e, somente caso necessário, indique os suplementos que seu corpo precisa.

Porém isso não significa que conhecer tais suplementos é algo ruim, e os tópicos a seguir irão mostrar alguns e para quem são indicados, podendo ser de grande ajuda para você e mostrando como mesmo uma pessoa que desenvolve aplicativo para delivery pode precisar.

01 - Suplementação para atletas

Os atletas provavelmente são as pessoas que mais precisam de suplementação ou aqueles que mais tomam para garantir que o corpo permaneça saudável. Entram nessa categoria também as pessoas que praticam exercícios físicos com frequência.

A suplementação nesse caso entra não só como um reforço, mas para complementar os macro e micronutrientes que algumas refeições que normalmente eles comem ficam devendo, afinal, eles não são liberados para comer tudo que normalmente querem.

Porém, para aqueles que praticam exercícios físicos, nem sempre é necessário tomar, precisando do acompanhamento médico para ter certeza se é ou não necessário. Uma empresa de medicina do trabalho pode indicar alguma caso você trabalhe em organizações que oferecem esse tipo de benefício.

02 - Suplementação para doenças

As doenças são um excelente exemplo de que a suplementação pode ser extremamente benéfica para o organismo quando utilizada de maneira correta, afinal existem algumas que podem diminuir a quantidade de nutrientes, podendo ainda serem agravadas por uma alimentação não tão boa.

Doenças renais, gastrointestinais e até mesmo cânceres são um exemplo que podem deixar o corpo, ou regiões dele, extremamente debilitado, e sem uma suplementação a pessoa fica sem nutrientes e proteínas necessárias por causa da pouca produção de seu corpo.

Algumas doenças como diabetes possuem suplementação específica, portanto nada de tomar e se automedicar, sempre tenha acompanhamento médico ou consulte-se com um profissional da saúde com antecedência.

03 - Suplementação para alimentação inadequada

Ao longo do texto estamos falando bastante sobre isso e como pode ser extremamente prejudicial para o seu corpo não se alimentar da maneira adequada, porém existem as pessoas que possuem doenças, distúrbios ou que o corpo não produz o suficiente mesmo quando se alimenta de forma correta.

Nesse caso, um nutricionista é fundamental, pois através dos seus maus hábitos alimentares ele pode indicar tanto suplementos quanto outros alimentos nos quais seu corpo consiga extrair os nutrientes necessários.

Lembre-se: tomar suplementação deve ser em último caso, principalmente porque a absorção através dos alimentos é muito maior e mais saudável para o seu organismo.

04 - Suplementação através de shakes

Se tem uma coisa que está e muito na moda são os conhecidos shakes, e eles são muito variados, de diversas formas, mas deve-se tomar muito cuidado com eles, pois muitas pessoas substituem refeições por eles, alguns por emagrecimento, outros por suplementação.

Novamente, profissionais da saúde, de preferência nutricionistas, devem ser consultados. O primeiro é porque pode acontecer da suplementação tomada só ser atingida com uma certa constância de exercícios regulares. Portanto, além de ser dinheiro que não é bem aplicado, pode colocar mais nutrientes do que o necessário no organismo.

O uso de suplementação em excesso pode ser prejudicial ao organismo e desenvolver doenças em quem já é saudável, portanto não devem ser ingeridos de forma leviana e sem o devido acompanhamento, mostrando como os shakes podem ser perigosos.

Porém, com a orientação correta e com acompanhamento profissional, pode ser muito benéfico, apenas não se automedique, pois os danos, dependendo dos casos, podem ser quase que irreparáveis.

Considerações Finais

O texto de hoje mostrou como a suplementação pode ser extremamente benéfica e necessária quando o organismo necessita, servindo como um grande auxiliador para o corpo, mantendo ele mais saudável, disposto e funcionando de maneira melhor.

Também sempre é possível a suplementação preventiva, mas uma coisa que foi dito várias vezes ao longo do texto é a importância de um profissional da saúde acompanhando o processo, para garantir assim que seu corpo não estará sendo prejudicado por isso.

Talvez, ao sentir-se mal durante os treinos, enjoo ou que falta energia, seja esse um dos motivos para procurar um nutricionista e ter certeza se a suplementação é ou não necessária, portanto consulte-se regularmente por prevenção.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como um guia para melhor iniciar nesse universo e garantir um melhor bem estar para a sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up