Quem pode aplicar ácido hialurônico?

A estética hoje em dia, tem uma grande importância na vida das pessoas e não faltam procedimentos estéticos,como por exemplo, Harmonização facial ou preenchimento labial. 

 Uma das  substância mais usadas atualmente é o ácido hialurônico ele pode ser usado em diversos tratamentos e procedimentos, porém existem certas indicações e contra indicações na hora de usar o AH, e  sobre isso que vamos falar nesse texto, ficou curioso? então segue aí  

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é ácido hialurónico?

O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano encontrado na matriz extracelular de quase todas as células do seu corpo.

   É um polissacarídeo linear e um polímero de carboidratos composto de unidades repetidas de açúcar unidas, basicamente, é um carboidrato açucarado, é um termo guarda-chuva para todo e qualquer tipo: natural, tópico, injetável.

 O Ácido hialurônico não é um esfoliante, e o seu corpo produz naturalmente ele é como se fosse um umectante, um curandeiro e um protetor, além disso Controla o teor de água da pele, onde reside metade da água do seu corpo, fazendo com que a pele pareça jovem e firme e protegendo as células do envelhecimento prematuro por isso é usado em procedimentos estéticos, como por exemplo:preenchimento labial,ele também é encontrado nos olhos e articulações. 

  A maior parte do AH da pele, está concentrada na derme (a camada inferior da pele), com menos na epiderme (a camada superior da pele) e menos ainda no estrato córneo (a barreira da pele). Na verdade, o ácido hialurônico só é abundante na superfície da pele no caso de uma resposta de cicatrização de feridas. 

Uso, dicas e efeitos do Ácido Hialurônico

Há muitos relatos de que vermelhidão e ressecamento da pele podem ser causados ​​pelo AH tanto que, muitos I influenciadores o eliminaram de suas rotinas, com resultados impressionantes.

 O grupo Mixed Makeup no Facebook realizou recentemente um desafio “sem AH”, com centenas de comentários detalhando os resultados  individuais do AH e melhorias nos relatórios.

Revisões em produtos de AH populares apontaram  irritação extrema, e por isso marcas de beleza emitiram avisos de uso para seus produtos com AH, uma pomada de AH de grau médico aconselha os pacientes que “o uso prolongado pode causar fenômenos de sensibilização” e injetáveis ​​​​de ácido hialurônico estão cada vez mais associados à inflamação de início tardio,( que pode ocorrer em no caso de  preenchimento labial).

  • Quando tomado por via oral: O ácido hialurônico provavelmente é seguro quando usado adequadamente. Reações alérgicas podem ocorrer, mas são raras.
  • Quando aplicado na pele: O ácido hialurônico provavelmente é seguro quando usado adequadamente. Reações alérgicas podem ocorrer, mas são raras.
  • Gravidez: Não há informações confiáveis ​​suficientes para saber se o ácido hialurônico é seguro para uso durante a gravidez. Fique do lado seguro e evite o uso.
  • Amamentação: Não há informações confiáveis ​​suficientes para saber se o ácido hialurônico é seguro para uso durante a amamentação. Não está claro se é excretado no leite materno e que efeito isso pode ter em uma criança. Fique do lado seguro e evite o uso.
  • Endurecimento da pele e do tecido conjuntivo (esclerodermia): A aplicação de ácido hialurônico na pele pode piorar as úlceras da pele em pessoas que têm uma condição chamada esclerodermia. Se você tem esclerodermia, não use ácido hialurônico em sua pele.

Contraindicações do ácido hialurônico: A aplicação do ácido hialurônico não deve ser feita em indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto. Também é contraindicada em pessoas com problemas com a coagulação.

Leia mais | Ácido Hialurônico: O que é, benefícios e onde comprar!

Não deve ser aplicado dentro ou perto de áreas em que haja doença ativa de pele, inflamações ou feridas. Não deve ser injetado em uma área onde um implante permanente tenha sido colocado.

Antes de indicar o tratamento, deve-se fazer exames clínicos no paciente para descartar possíveis contra indicações ao tratamento. Evitar bebidas alcoólicas em doses exageradas na véspera.

O ácido noturno deve ser descontinuado um dia antes e no dia no procedimento. Medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico, ginkgo biloba, entre outros, devem ser evitados na semana anterior ao procedimento. O filtro solar deve ser mantido em caráter rigoroso antes e depois do procedimento Alguns estudos científicos recomendam fazer massagem no local com a ponta dos dedos por de dois a três dias, mas caso haja hematomas, massagear se torna contra indicado,O ideal é não se expor ao sol, principalmente se os roxos se formarem, e pode-se usar gelo no local nas primeiras 24 horas.

A principal maneira de produzir mais ácido hialurônico é aumentar a renovação celular, pois cada nova célula gera uma nova matriz extracelular, completa com seu próprio AH. “Use a esfoliação com AHA, BHA e PHA para estimular seu corpo a fazer mais naturalmente, o que pode ser feito indefinidamente”, recomenda o biólogo. (A massagem facial diária com gua sha também estimula a renovação celular, sem toda a esfoliação.) Você também pode obter ácido hialurônico através de alimentos, como batata-doce e caldo de osso.

O ácido noturno deve ser descontinuado um dia antes e no dia no procedimento. Medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico, ginkgo biloba, entre outros, devem ser evitados na semana anterior ao procedimento. O filtro solar deve ser mantido em caráter rigoroso antes e depois do procedimento.

Conclusão

O ácido hialurônico é grande aliado na hora de fazer procedimentos estéticos, principalmente o preenchimento labial. 

Porém, também é preciso ficar de olho na hora que for usar, se não, pode causar problemas na sua pele.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up