Dicas para saúde de quem trabalha em escritório

O trabalho dentro de um escritório pode ser muito prejudicial à saúde, isto porque caímos em uma rotina que normalmente ignora a vida saudável. Mas a verdade é que o corpo fala conosco diariamente, nos dando diversos sinais de que aquilo não está muito legal.

Quando notamos, já estamos acima do peso ou com alguma crise de ansiedade. Diversas pessoas também têm relatado os chamados burnouts, que são crises de identidade geradas depois de um desgaste mental muito sério.

Mas o que necessariamente pode estar prejudicando a nossa vida? Escritórios que contratam uma empresa de limpeza diária e mantém um ambiente limpo, cafeteira e espaço para descanso, tudo isso tem sido implementado nas empresas.

Contudo o número de pessoas cada vez mais insatisfeitas com sua saúde devido a rotina vivida em um escritório cresce. É um problema crônico, mas quem são os culpados? Existem saídas saudáveis sem ter que abandonar o emprego?

Resumo deste maravilhoso conteúdo

1 - A força da mente e o desejo de mudança 

Quando a empresa de ar condicionado estiver arrumando o aparelho em sua sala, pense: quantas pessoas são privilegiadas para poder trabalhar em um local como esse? Falando de saúde mental, a força da mente é a principal motivadora nesses momentos.

Muitos erram em reclamar constantemente e esquecer de enxergar os pontos positivos de seus empregos, até mesmo empreendedores que abrem seu próprio negócio. A síndrome de burnout, por exemplo, ocorre na maioria das vezes quando o funcionário está insatisfeito.

Quando aquele pensamento de obrigatoriedade e estagnação domina nossas mentes sem oferecer nenhuma saída, nesses momentos é preciso incentivar-se, como pegar um resfriador de água e lavar toda a mente de pensamentos que podem te autossabotar.

Busque colocar um fone de ouvido e ouvir uma música que te motive, veja um vídeo ou uma foto de alguém amado. Para se incentivar é essencial encontrar razão naquilo que estamos fazendo.

Você notará que com essas práticas até as situações complicadas que geram estresse serão mais fáceis de serem digeridas e resolvidas. Se preciso, faça uma análise ergonômica do trabalho.

Se preciso, busque ajuda 

Esses problemas de pessoas que trabalham em escritório estão crescendo tanto que já existem psicólogos especialistas no assunto. Talvez você seja do perfil que precise de ajuda, e encontrar um profissional será sempre a melhor decisão.

A saúde mental nesses casos é tão relevante quanto a física e veremos mais pra frente, ainda neste artigo, que ambas caminham juntas.

Outra dica é prestar mais atenção em coisas do cotidiano. Reparar o céu, ver os funcionários da prefeitura fazendo a coleta de lixo pela janela, ouvir mais os funcionários ou quem sabe dar mais atenção para aquele estagiário.

Motive-se e esteja constantemente se desafiando e inovando para evitar cair em uma rotina que não lhe agrade. Lembre-se que tarefas rotineiras são existentes em todos os trabalhos, mas uma rotina de trabalho sempre igual pode ser um problema.

2 - A alimentação como agente motivador 

Quando falamos de alimentação, as pessoas costumam sempre concordar que estão fazendo de forma errada. Viver uma rotina de escritório quase sempre resulta em comer constantemente em restaurantes e beliscar petiscos o dia todo.

Não é à toa que a atuação de uma empresa de medicina do trabalho visa sempre motivar os funcionários a comerem direito. Comida pronta nunca esteve tão na moda, você pode trabalhar o dia e a noite inteira e, sem sequer levantar, a comida chega até você.

O principal problema é que, diferente de um restaurante com opções limitadas ou a famosa quentinha de casa, você tem um leque de opções ilimitadas. Não existe nem mais a possibilidade de enjoar da comida, pois as opções são muitas.

Procure um nutricionista se achar necessários e tente levar a comida de casa. A maioria das empresas dispõe de cozinhas ou microondas. Evite comer petiscos durante o dia, tente sempre apelar para as frutas e alimentos mais saudáveis.

Evite ao máximo o consumo de açúcar e farinha branca. São os maiores responsáveis pelos índices de obesidade, além disso, são alimentos que não matam a fome durante muito tempo devido a facilidade que o organismo tem de ingeri-los.

Veja alguns alimentos simples e saudáveis que te sustentam e são apetitosos:

  • Frutas (banana, maçã. mamão, etc) com flocos de aveia;
  • Nozes e castanhas em pequenas doses;
  • Omelete de quatro claras e uma gema;
  • Arroz com proteína magra (frango, patinho, lombo de porco).

Esses alimentos podem ser consumidos rapidamente sem sequer a necessidade de esquentá-los. Basta comprar uma bolsa térmica e preparar algumas porções para comer ao longo do dia.

Nesse caso não há saída, será preciso cozinhar e ir ao mercado semanalmente.

Normalmente por volta das 15h ou depois do almoço surge aquela vontade de comer um docinho. Isso ocorre porque o nosso corpo está habituado a comer açúcar e pelo cansaço mental.

Contudo essa é uma sensação falsa que poderia ser resolvida com a ingestão de alimentos corretos. Faça um teste de 30 dias sem comer muitos doces e se alimentando direito. Verá uma enorme diferença na sua disposição a ponto de fazer um laudo ergonômico.

3 - Beba muita água e manere no café 

A rotina do escritório pode fazer um indivíduo literalmente esquecer de beber água, mas os nossos rins não param de funcionar durante esse processo. A maioria dos problemas renais são causados pelo baixo consumo de água diário.

A quantidade de água a ser tomada é de 50 ml por quilo corporal, isso significa que uma pessoa de 80kg deve beber 4 litros de água por dia. Deixar de tomar água afeta diretamente os rins que estão juntos do fígado, os filtros do organismo.

A água consumida de forma certa e constante faz o corpo funcionar da maneira como foi programado para ser. Além de que beber muita água emagrece, afinal a quantidade de água intracelular cresce.

Você notará que, com o tempo, seu organismo passará a pedir por mais água e as idas ao banheiro não serão tão frequentes quanto você imagina. Água é vida! Beba!

Uma dica é comprar água saborizadas ou levar um pouco de suco de limão em um pequena garrafa. Desse modo, você pode acrescentar algumas gotas na água. Já é o suficiente para dar aquele gosto cítrico.

Café ajuda, mas o efeito da cafeína pode ser devastador 

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, não é à toa. Está no nosso sangue, quem não acorda e toma um cafézinho não começa o dia com o pé direito.

Ocorre que é preciso tomar cuidado com grandes quantidades de cafeína, pois além de aumentarem as chances de gastrite intestinal, o efeito rebote da cafeína gera enorme cansaço no decorrer do dia, por isso aquela vontade de comer um doce, lembra dela?

4 - Movimente-se e tente descansar

Nosso organismo é complexo por diferentes motivos, por isso é necessário fazer manutenções constantes.Tente ir ao médico, fazer exames e buscar ajuda para reencontrar sua saúde.

Você verá que sempre será indicado a praticar esportes e afazeres que tiram você da rotina. Se você não gosta de academia, busque algum esporte como boxe, futebol ou natação.

Para quem tem filhos e dispõe de pouco tempo, compre uma esteira e pratique 30 min em casa todos os dias, seja ao acordar ou antes do banho. O coração agradece todo esforço que você faz para fazê-lo bombear o sangue para todo o corpo.

5 - Durma meu filho, durma 

A nossa última dica é importantíssima e talvez praticando ela você consiga fazer tudo o que foi ensinado durante o artigo. É simples, dormir é uma atividade que merece foco e concentração.

Muitas pessoas não entendem quando dizemos isso, mas assim como você se prepara para um dia de trabalho, se prepare para dormir. Se for preciso, até contrate uma fábrica de móveis de alumínio e monte uma cama personalizada.

O ponto é que, muitas vezes, ao deitarmos para dormir, ficamos horas no celular até cair no sono. Ligamos uma série e sequer arrumamos os lençóis da cama. O momento de descansar deve ser preservado como algo precioso, pois é o momento de recarregar as baterias.

A qualidade de sono é conquistada pela boa alimentação, desgaste de energia física e mental e a preparação para o descanso. Todos esses processos irão aumentar sua produtividade e melhorar sua saúde.

Considerações finais 

Todos precisamos trabalhar, não há para onde fugir, mas quando entendemos que o trabalho não é algo ruim, começamos a melhorar nossas mentes para não prejudicar nossa saúde mental.

Atos simples durante o trabalho, como beber mais água, maneirar no café e se preocupar com uma alimentação mais saudável, garantirão que você obtenha mais sucesso no trabalho e consequentemente preservar sua vida por mais tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up