Qual a diferença entre exercício funcional e aeróbico

Qual a diferença entre exercício funcional e aeróbico

Você sabe as diferenças entre exercício funcional e aeróbico? Estas duas modalidades de atividade física estão dentre algumas das mais praticadas por cada vez mais pessoas que buscam manter uma vida saudável.

Afinal, é de conhecimento geral que manter uma rotina com prática regular de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde. 

No entanto, são várias as opções de tipos de exercícios que você pode adotar na sua vida, cada uma com objetivos e resultados diferentes.

Seja você um funcionário público, um colaborador de uma empresa que vende filtros ecológicos ou até mesmo um trabalhador autônomo, os exercícios podem fazer diferença positivamente na sua vida, portanto, saiba tudo sobre as práticas funcionais e aeróbicas agora mesmo.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Treino funcional e musculação

Antes de mais nada, precisamos falar de um dos conceitos e definir o que é um treino funcional. Para isso, vamos compará-lo com outro, mais frequentemente praticado e conhecido por muitos, a musculação.

De forma geral, dizemos que musculação é todo exercício realizado contra uma resistência, usualmente proposta por pesos e máquinas. 

Normalmente, a musculação é praticada em academias, sejam elas em clubes ou em prédios, com seu uso incluso na cobrança de condomínio.

O principal objetivo da musculação, como podemos deduzir pela nomenclatura, é o fortalecimento dos músculos do corpo humano, mas ela também traz uma série de melhorias para a saúde, de forma geral.

Agora, quando pensamos em treinamento funcional, devemos ter em mente que se trata de uma série de exercícios e atividades físicas que visam desenvolver várias capacidades funcionais do corpo, isto é, práticas que estão na rotina das pessoas.

Dizemos que um treino funcional é dinâmico e une o estímulo de diversas funções simultaneamente. Dentre as principais atividades realizadas em treinos funcionais, temos:

  • Saltar;
  • Correr;
  • Pular;
  • Agachar;
  • Empurrar e levantar objetos;
  • Arremessar e muito mais.

Inicialmente, os treinos funcionais surgiram com o objetivo de recuperar pacientes que haviam sofrido uma eventual lesão. Hoje, esse tipo de exercício é amplamente praticado, por diversas pessoas, até mesmo colaboradores de uma empresa que faz projeto topográfico.

Para exemplificar a popularidade desse tipo de exercício podemos citar o crossfit, que é um tipo de treinamento funcional e, hoje, está presente em praticamente todas as maiores academias do Brasil.

Benefícios de exercícios funcionais

É importante falarmos dos benefícios que os exercícios funcionais podem trazer aos praticantes destas atividades, afinal, eles são vários.

Antes de mais nada, tenha em mente a definição de treinamento funcional que nos diz que esse tipo de atividade prevê o estímulo de várias partes do corpo simultaneamente. Isso significa que os benefícios também serão amplamente encontrados por todo o corpo.

Podemos dizer que, dentre os vários benefícios de um exercício funcional corretamente realizado, com regularidade, alguns dos principais são:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Perda de peso excessivo e emagrecimento;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhor postura corporal;
  • Melhor condicionamento físico e resistência;
  • Melhor coordenação motora;
  • Equilíbrio corporal aprimorado;
  • Recuperação de traumas e lesões.

Todavia, é válido ressaltar que no último benefício listado, a recuperação de eventuais lesões, o treinamento deve ser específico e direcionado para tal objetivo, caso contrário, pode agravar os problemas.

Portanto, se você almeja estes benefícios, seja para aprimorar sua saúde ou melhorar o seu desempenho na sua empresa de materiais de combate a incêndio, por exemplo, a adoção dos exercícios funcionais na rotina pode ser uma excelente escolha.

Exercícios aeróbicos

Agora, falemos um pouco sobre outro tipo de exercício, também muito importante e que pode trazer uma série de benefícios aos seus praticantes, os aeróbicos.

Iniciamos pela sua definição, de forma geral, exercício aeróbico é todo aquele que utiliza oxigênio durante o processo de gerar energia para os músculos do corpo. Também podem ser praticados por todos, como profissionais de limpeza química, por exemplo.

Eles podem ser de alta ou baixa intensidade, dependendo de quem pratica e seus objetivos. Porém, é mais comum que a intensidade não seja das maiores, mas sim a duração das atividades, que costumam se estender ao longo de algumas horas.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Podemos dizer que o principal benefício das práticas aeróbicas é a queima de calorias e, por isso, esse tipo de exercício é bastante procurado por quem deseja perder peso. Além disso, também estão dentre os benefícios das práticas aeróbicas:

  • Músculo cardíaco fortalecido;
  • Maior resistência obtida;
  • Melhor circulação sanguínea;
  • Pressão arterial diminui;
  • Possíveis melhoras de humor.

Portanto, é possível concluir que os exercícios aeróbicos podem ajudar seus praticantes, sejam eles estudantes universitários ou empresários do ramo de aluguel de ambulâncias.

Principais exercícios aeróbicos

A seguir, listamos alguns dos principais exercícios aeróbicos, que são frequentemente praticados e podem trazer os benefícios listados acima, dentre vários outros.

Dessa forma, também é possível fixar ainda mais a definição do termo, tomando os exemplos práticos para facilitar o entendimento.

Dentre os principais exercícios aeróbicos, temos:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Bicicleta;
  • Pulo de corda;
  • Dança;
  • Natação;
  • Subida e descida de escadas;
  • Polichinelos;
  • Abdominais.

Repare que muitos dos exercícios são, várias vezes, praticados no dia a dia de forma natural, em forma de atividade física, principalmente caminhada, bicicleta e subida e descida de escadas.

Todavia, é importante ressaltar que para ser considerado um exercício físico, a atividade deve ser feita de maneira regular, focada e organizada.

Principais diferenças entre exercícios aeróbicos e funcionais

Ao olhar para a definição dos exercícios aeróbicos, bem como seus benefícios e exemplos de atividades, você pode ter pensado que há algumas semelhanças com as práticas funcionais, definidas anteriormente.

De fato, os dois tipos de atividade apresentam similaridades, principalmente quando pensamos que praticamente não há uso de aparelhos para realização das atividades e os praticantes, sejam eles empresários ou colabores de empresas que fazem laudo cautelar de vizinhança, utilizarão principalmente o próprio corpo.

Além disso, os benefícios também se relacionam, uma vez que a queima de calorias e a perda de peso estão em ambos os tipos de exercício, além do fortalecimento e aprimoramento de funções básicas do corpo.

Mas, saiba que também há uma série de diferenças e que elas são fundamentais para orientar quem está em dúvida sobre qual tipo de exercício praticar. Vejamos melhor cada um dos principais fatores que diferenciam atividades aeróbicas e funcionais.

Intensidade

A primeira grande diferença entre exercícios funcionais e aeróbicos se encontra na diferente intensidade de realização dos dois tipos de atividade.

Os exercícios funcionais normalmente são feitos em altíssima intensidade, mas em períodos mais curtos de duração. Usualmente, um treino funcional dura de 30 a 60 minutos, dependendo da rotina de quem o realiza e seus objetivos.

Já os exercícios aeróbicos são realizados de maneira mais branda e durante longos períodos de tempo. 60 minutos costuma ser o tempo mínimo de duração de uma atividade nessa categoria.

Lembrando que os tempos citados são relativos e podem ser influenciados por diversos outros fatores, sobretudo prática.

Impacto nos músculos

Outra grande diferença que é válida de citarmos entre os tipos de exercício é o impacto que eles têm nos músculos.

Os exercícios aeróbicos têm como foco e um dos principais benefícios o fortalecimento dos músculos cardíacos, ou seja, seu coração é fortalecido ao longo da prática regular de maneira correta.

O resultado disso é uma melhor circulação sanguínea e a diminuição dos riscos de problemas cardiovasculares.

Já os exercícios funcionais são mais amplos e têm como um dos objetivos o fortalecimento de diversos músculos, que são exercitados nas atividades. Por isso, é possível fortalecer mais partes do corpo ou obter certa definição, para fins estéticos.

Facilidade de realização

Outra diferença que pode ser crucial para aqueles que estão em dúvida sobre qual tipo de exercício adotar na rotina é a facilidade de realização de cada um deles.

Os exercícios funcionais irão exigir uma rotina muito mais dedicada e poderão causar mais exaustão, principalmente para quem tenta sair do sedentarismo. Ao iniciar com essa prática, muitas pessoas se assustam e desistem nos primeiros dias.

Além disso, muitas vezes será necessário fazer um acompanhamento com profissionais responsáveis, em academias. Muitos exercícios funcionais também irão utilizar equipamentos e máquinas, além de um espaço específico para sua realização.

Enquanto isso, os exercícios aeróbicos podem ser mais facilmente incluídos na rotina, principalmente quando pensamos em corridas, caminhadas, subidas de escada e bicicleta.

Muitas vezes, estas práticas já estão presentes na rotina e precisam apenas ser regularizadas a ponto de se tornarem exercícios.

Contudo, não será necessário nenhum equipamento ou acompanhamento profissional, apesar de ser recomendado em alguns casos, quando pensamos em pessoas com problemas de saúde.

Eventuais custos para realização

Por fim, a última grande diferença, de certa forma, se relaciona com a anterior. Além da maior facilidade de incluir os exercícios aeróbicos na rotina, é possível realizar esse tipo de atividade rotineiramente sem nenhum custo adicional.

Você pode fazer abdominais, pular corda, realizar polichinelos e muito mais em fachadas de casas térreas modernas, sem precisar ir a nenhum ginásio ou academia. Também é possível caminhar e correr hoje mesmo, em seu bairro, ou seja, sem gastos extras.

Já os exercícios funcionais, como citado anteriormente, é feito com melhor eficiência quando acompanhado por profissionais, em academias com espaço apropriado para as atividades, ou então, com o auxílio de um personal trainer.

Logo, a prática correta de exercícios funcionais pode requerer um investimento maior.

Em conclusão, adotar exercícios físicos na sua rotina é fundamental, traz uma série de benefícios para sua saúde e deve ser feito. Tanto as práticas aeróbicas quanto as funcionais são boas escolhas, ideais para quem deseja começar a se exercitar.

Você pode comparar a lista de benefícios de cada uma das modalidades de exercícios, bem como ver as diferenças que listamos e escolher qual das práticas se encaixa melhor na sua rotina, adaptando-se às suas metas. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up