5 dicas para preparar uma marmita fitness

A opção de preparo de uma marmita fitness pode ser a solução ideal para quem deseja ficar longe de gordura, fritura e outros alimentos calóricos e prejudiciais para a nossa saúde.

Porém, muitas pessoas se deparam com a dificuldade do preparo e seleção dos ingredientes que vão estar dentro da marmita, atrasando o processo ou realizando de maneira incorreta.

Tal dificuldade não pode ser um impedimento, tendo em vista a incrível melhoria que uma simples refeição pode fazer na vida de trabalhadores de empresas de limpeza e conservação ou construtores de um prédio.

Para mostrar o quão importante é ter uma marmita fitness na rotina de trabalho ou estudo, preparamos este artigo, com 5 dicas para o preparo dessa refeição. Saiba o que é uma marmita fitness, a diferença com a marmita fit e como preparar uma. Confira mais abaixo!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é Marmita Fitness?

A marmita fitness é o nome que damos para a refeição com foco no ganho de massa muscular. É mais comum atletas e esportistas optarem por esse preparo, pois são pessoas com objetivos de definir bem o corpo para uma atividade.

A composição da marmita fitness se dá por meio de três elementos: proteínas e carboidratos.

Os alimentos com forte presença desses nutrientes garantem o resultado necessário para estudantes de cursos de gestão empresarial que praticam basquete, por exemplo.

É importante escolher alimentos de origem animal pois são ricos em proteínas e facilitam o ganho de massa muscular.

Já os carboidratos garantem a energia necessária para a realização dos treinos. Podemos mencionar alguns exemplos:

  • Arroz integral;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Aveia.

No entanto, há também a marmita fit. Apesar da pronúncia semelhante com a marmita fitness, há algumas diferenças. 

Diferença entre marmita fitness e marmita fit

O foco da marmita fit é em pessoas que praticam esporte de maneira recreativa, sem um objetivo profissional, mas que também buscam uma melhoria na saúde geral do corpo, a partir dos alimentos.

Os alimentos prioritários são:

  • Ovos;
  • Cereais integrais;
  • Leguminosas;
  • Sementes;
  • Carnes;
  • Gorduras saudáveis, como o azeite e o óleo de coco.

Por exemplo, se você trabalha dando aulas em um curso design gráfico online, mas também deseja se manter em forma praticando futebol com amigos, a marmita fit também é uma opção.

Como montar uma marmita fitness?

A montagem da marmita fitness deve seguir alguns passos essenciais. O primeiro é a composição dos nutrientes. O recomendável é separar entre 50% hortaliças, 25% proteínas e 25% carboidratos.

Essa proporção é ideal para manter a saúde em dia e deixar o corpo cheio de energia pronto para encarar o dia de trabalho pesado em uma câmara fria, por exemplo.

Nesse sentido, escolha bem os carboidratos disponíveis, lembrando dos exemplos indicados no começo deste texto. Uma boa opção é procurar por alimentos integrais e diversificar as escolhas.

O próximo passo é a proteína, a responsável pelo ganho da massa muscular. Portanto, ela não pode ser menosprezada. Apesar de alimentos de origem animal serem bons, também é interessante mudar essa escolha durante a semana.

Por fim, escolha as hortaliças para acompanhar o restante da refeição e está pronta a sua marmita fitness. Se precisar, procure por transporte de congelados para levar a marmita até o seu local.

Benefícios da marmita fitness

Existem dois benefícios muito interessantes e que servem para convencer qualquer possível obstáculo na aplicação da marmita fitness na sua rotina.

Economia de tempo

As pessoas acham que o preparo da marmita exige tempo, mas muito pelo contrário, ele pode liberar o tempo para tarefas de lazer.

Isso quando você deixa para preparar todas as suas refeições antes de iniciar a semana, armazenando em um local e retirando para comer.

Emagrecimento e saúde

Outro motivo presente a partir da inserção da marmita fitness é o fator de emagrecimento e a melhoria na saúde em conjunto. Ao escolher os alimentos mais adequados, nosso corpo sente os efeitos positivos, e portanto ganhamos massa muscular e temos mais energia.

5 dicas para a preparação da marmita fitness

Para ajudar no preparo ideal da marmita fitness, separamos 4 dicas essenciais para tornar todo esse processo ainda mais fácil e saudável para você. 

Separe um dia para preparar

Nos finais de semana nós sempre queremos relaxar um pouco e nos divertimos, correto? Mas sempre sobra um tempo livre e você pode usá-lo para preparar as suas refeições.

Nesse momento, é importante separar os potes e cozinhar antecipadamente para organizar bem cada refeição dos dias.

Ao dedicar um tempo do seu dia para essa tarefa, todo o resto da semana terá tempos vagos que não serão ocupados na cozinha, sobrando tempo para lazer e com a refeição fitness garantida diariamente.

Se for necessário, procure por uma caixa de isopor para motoboy, a fim de guardar os potes sem estragá-los. Na hora de comer, é só retirar do local, esquentar e aproveitar o momento.

Planejamento de cardápio

Tão importante quanto anteceder o preparo é o planejamento do preparo. Antes de colocar a mão na massa, pense bem quais serão os ingredientes da semana e faça uma espécie de menu para que seja seguido na hora de cozinhar.

A escolha pode ser feita até mesmo na hora da compra, dentro do mercado. Nesse sentido, é interessante escolher as quantidades corretas de cada alimento, para não sobrar com chances de estragar e ter as medidas exatas para o preenchimento dos potes.

Dessa forma, você nunca vai cozinhar de mais nem de menos, mas sim o suficiente para cada semana. Lembre-se que nem sempre pode ser necessário o uso da marmita. Assim você prepara os dias corretos da alimentação fora de casa.

Cuide bem de todas as refeições

Nem sempre você consegue sair de casa com o café da manhã já digerido e, para quando isso acontecer, também é bom planejar bem a primeira refeição do dia. Para esses casos, é bom deixar o alimento separado previamente para não causar atrasos.

E se o almoço é preparado com o viés voltado para a saúde, as outras refeições merecem o mesmo tratamento. Não deixe de ingerir frutas, seja no café da manhã ou da tarde. 

As barras de cereais e os ovos cozidos também são boas opções, assim como suco natural ao invés de um refrigerante.

Diversifique as composições

Nunca é bom comer o mesmo tipo de refeição todo dia, certo? A variação também é importante para manter a rotina em dia e a motivação em alta. Pois com novos alimentos para experimentar, a hora da refeição fica muito mais gostosa.

Sempre tente misturar novos carboidratos e proteínas semanalmente, para não correr risco de enjoar e desistir da rotina saudável de marmita fitness no trabalho de balança comercial, por exemplo.

Uma boa dica também é mudar a ordem do preparo ou da composição dos alimentos. Que tal deixar o arroz em uma posição diferente? Ou a carne? Ou o alface? 

Mexer no design da comida pode dar um sabor diferente, ajudar a seguir em frente e deixar o preparo mais divertido.

Lanche da tarde e janta

No caso de pessoas que visam uma dieta saudável e praticam exercícios regularmente, o lanche da tarde e a janta não podem faltar. Eles devem ser igualmente bem planejados, com alimentos bem escolhidos de acordo com a dieta.

Para o lanche da tarde, por exemplo, algo com mais açúcar pode ser liberado, mas sempre com um teor moderado. No caso de pós-treino, pense em ingerir uma fruta e tomar um suco natural.

Mais tarde, na janta, não busque jantar fora, mas sim preparar muito bem a refeição, buscando algo mais light e sem excessos. Sem muita carne vermelha nem massa, pois assim você pode ter uma boa noite de sono sem problemas no estômago.

Comece já seu preparo!

Agora que você passou por todas as nossas dicas sobre o preparo de uma marmita fitness, você já pode começar o planejamento, comprar os alimentos, organizar os potes e inserir essa atividade em sua rotina.

Não importa qual o seu contexto, seja um trabalhador de solo grampeado que pratica vôlei ou um contador com amor pelo futebol, a inserção de uma nova rotina alimentar no seu dia a dia só tende a fazer o bem para a sua vida.

Portanto, não deixe para depois. Economize o seu tempo, pense em sua saúde e mude a vida alimentar por meio de preparos delicados e estratégicos de marmita fitness. Lembre-se da separação entre carboidratos, proteínas e legumes na hora da ação.

Depois, é só esperar pelos dias de trabalho, levar até o local da refeição, esquentar e comer. Faça isso diariamente e tenha um ótimo apetite!Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up