Como manter os alunos da academia fidelizados?

Como manter os alunos da academia fidelizados?

É cada vez mais comum vermos as pessoas se preocuparem com sua saúde, física e mental, bem como com a estética. Por esse motivo, se tornam alunos da academia

No entanto, muitas vezes, elas acabam desistindo após os primeiros meses praticando os exercícios físicos, o que não é vantajoso - seja comercialmente, seja para a manutenção dos exercícios.

Por esse motivo, uma dúvida que surge e cresce cada vez mais dentre os profissionais responsáveis pela administração destes estabelecimentos é sobre como manter os alunos fidelizados.

É importante ressaltar que fidelizar os clientes é desejo das empresas em qualquer ramo do mercado, como companhias que vendem filtro osmose reversa, e não seria diferente com as academias. 

Contudo, muitas vezes, principalmente neste setor, esse desejo se torna um desafio.

Entenda agora quais são as principais dificuldades quando pensamos na tentativa de fidelização nas academias e qual a importância de engajar os alunos, mantendo uma carteira ativa e atraindo novos clientes para seu espaço.

Ademais, saiba tudo sobre os principais fatores que influenciam a fidelização, como a infraestrutura e os Infoprodutos que você pode incluir em sua academia.

Dessa forma, você aumentará as chances de ter alunos fiéis, que se manterão ativos por longos períodos em sua academia, tornando-a mais competitiva e promovendo o crescimento. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Os principais desafios

Primeiramente, precisamos entender por que manter alunos fidelizados em uma academia pode ser uma tarefa desafiadora. 

São diversos fatores que podem se tornar empecilhos durante esse processo. Dentre eles, os principais são:

  • Alunos pouco motivados;
  • Aulas e treinos desinteressantes;
  • Infraestrutura de baixa qualidade;
  • Valores muito elevados;
  • Pouca flexibilidade nos horários;
  • Dificuldade do instrutor adequar a agenda/exercícios para o cliente;
  • Outras academias oferecem outros serviços.

Além disso, é extremamente comum vermos pessoas que iniciam seus treinos em uma academia por impulso e motivações momentâneas e, ao longo do tempo, perdem o interesse e abandonam as aulas, mesmo antes de finalizar o período estipulado em planos.

Por isso, podemos dizer também que há um gigantesco desafio em conquistar estes entusiastas temporários de forma efetiva, fazendo com que as atividades da academia se tornem cada vez mais interessantes para eles.

Engajamento e Infraestrutura

Agora que você já conheceu alguns dos principais desafios existentes para manter os alunos fiéis à sua academia, falaremos sobre dois fatores fundamentais para a retenção, uma vez que podem encantar e aumentar a taxa de clientes que darão continuidade às aulas e treinos.

Engajamento 

O primeiro fator é o engajamento, tanto dos profissionais responsáveis por administrar uma academia, quanto das turmas de alunos que frequentam os treinos.  

Assim como colaboradores de uma empresa de prevenção e combate a incêndio, é importante que os profissionais de uma academia operem em conjunto, sintonizando suas práticas e orientações, além de criar um ambiente mais harmônico e agradável.

Um melhor ambiente de treino tende a ser mais motivador e ajuda a manter o interesse dos alunos pelos treinos e pela academia em si, criando uma comunidade no espaço.

Além disso, é fundamental manter os alunos engajados, tanto com os professores quanto entre si.

Uma turma bem engajada pode ser essencial para conquistar a fidelidade do aluno e encaminhar novos, pois a interação e o apoio mútuo, normalmente, aumentam a motivação e o senso de pertencimento.

Infraestrutura

Toda empresa que deseja se tornar uma referência em excelência e qualidade no mercado precisa investir em infraestrutura, seja uma companhia que realiza um projeto cozinha industrial pequena, uma loja de roupas de grife, ou, neste caso, a academia.

Ter as melhores instalações para atuação dos profissionais e a realização das atividades pelos clientes faz com que os resultados obtidos sejam melhores, além de ampliar o desejo em ir até - e o bem-estar de estar - (n)o espaço. 

Assim, quando pensamos em uma academia, isso também ocorre.

Oferecer equipamentos de qualidade e em bom estado de conservação, além de manter a limpeza e organização do espaço, é imprescindível para a retenção, sendo considerado um dos principais fatores para fidelizar seus alunos.

Afinal, se seus equipamentos forem ultrapassados, ou apresentarem falhas, os exercícios podem ser prejudicados, o que faz com que muitos alunos procurem um maquinário melhor e um ambiente limpo que os faça sentir bem em outras academias.

Infoprodutos para aulas de musculação

Além do engajamento e infraestrutura de qualidade, falaremos agora sobre outro tópico que pode ter muito valor na atração e fidelização de seus alunos: os infoprodutos.

Em resumo, um infoproduto é um produto digital e de conhecimento que pode ser adquirido e utilizado online, como aulas a distância, transmissões ao vivo, livros digitais, webinars, dentre outros.

Este tipo de item já é altamente utilizado por vários segmentos, de lojas de artigos pet até grandes indústrias automobilísticas.

Isso porque os materiais desenvolvidos podem compor as estratégias de marketing e vendas.

Para se ter uma ideia, uma empresa que vende equipamentos de segurança pode criar um livro digital sobre chuveiro de emergência, por exemplo, para abordar o item de forma específica e trazer informações pertinentes ao público, desde que esse seja um tema de interesse do público.

Desta forma, ao notar o crescimento e potencial dos infoprodutos, considerando seu poder e valor de atração no mercado, os profissionais físicos e gerentes de academias podem recorrer ao formato para aplicá-lo nas estratégias para divulgação e retenção de alunos.  

É possível, por exemplo, criar vídeos explicativos para alguns exercícios de musculação, que podem ser comprados ou acompanhados gratuitamente pelos alunos, conforme a estratégia da academia.

Treinos aeróbicos orientados também podem ser feitos nessa modalidade e disponibilizados para que os alunos consumam em um melhor momento.

Dessa forma, caso um aluno não conseguir ir até a academia para fazer sua aula, ele ainda poderia se exercitar em casa, ou em outros espaços sem prejudicar o treino/saúde e se manter ativo. 

Ademais, o sentimento de proximidade e pertencimento pode ser mantido com essa prática. Afinal, mesmo faltando, a aula não seria perdida, pois seria realizada remotamente, o que engaja o cliente.

Mas não são apenas treinos que podem ser convertidos em infoprodutos, é possível criar materiais diversos sobre vários assuntos relacionados a academia, musculação e saúde. 

Livros informativos, podcasts para ouvir durante as atividades são outros exemplos interessantes para isso.

Ou seja, os infoprodutos podem ser utilizados para complementar a experiência dos alunos, e agregar informações valiosas, como uma empresa que vende equipamentos contra incêndio e orienta sobre a extrema utilidade destes itens, por exemplo.

Dicas para manter os alunos fidelizados

Para finalizar, confira algumas das principais dicas para manter os alunos de sua academia fidelizados. Os tópicos a seguir são fundamentais para aumentar o engajamento de suas turmas, confira!

Crie um ambiente agradável e acolhedor

A primeira dica é essencial e consiste em focar na criação de um ambiente de treino que seja agradável e acolhedor, além de extremamente funcional. 

Sem dúvidas, esse é um dos mais importantes fatores para a satisfação dos alunos, como percebido anteriormente neste post.

É importante manter a limpeza e organização da academia,bem como investir esforços e capital na melhor infraestrutura possível. Tenha os equipamentos mais modernos e de maior qualidade, com manutenção frequente para garantir um bom funcionamento.

Se a sua academia for capaz de suprir a necessidade dos alunos em termos de ambiente e infraestrutura, a probabilidade deles se tornarem fiéis é altíssima. 

Afinal, assim como você confia na empresa que oferece o melhor detector de chama para prevenir incêndios no seu espaço, uma academia com os melhores equipamentos e reconhecida por valorizar a prática dos alunos é mais conceituada no mercado, retendo clientes.

Ofereça um bom atendimento

Outra dica é disponibilizar sempre o melhor atendimento possível, tanto para potenciais novos clientes quanto para seus atuais alunos.

O atendimento é um fator fundamental para a satisfação de consumidores de qualquer marca, seja de uma empresa de ar condicionado ou de academias.

É importante ser atencioso e prestativo com todos os alunos, e estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e solucionar problemas. 

Um atendimento excelente promove o sentimento de pertencimento e satisfação das necessidades, gerando confiança e mais valor no relacionamento.

Invista em aulas variadas e interessantes

Quando falamos na dificuldade de fidelizar os alunos, citamos que eles podem perder o interesse pelos treinos se a rotina for monótona. 

Por isso, é importante oferecer aulas variadas e interessantes, como treinos funcionais, aulas de dança, crossfit, musculação e muito mais.

Quanto mais opções interessantes, mais perfis de alunos podem ser atendidos da melhor forma, bem como mais variada podem ser as rotinas de treino e menor as chances de perderem o interesse nas atividades realizadas na academia. 

O processo de treinar torna-se divertido, graças à alta variedade de atividades.

Ofereça serviços adicionais 

Além das aulas, é importante oferecer serviços adicionais que possam agregar valor aos alunos, como avaliação física, exames médicos, orientação nutricional e acompanhamento com professores.

Quanto mais completo for o repertório de produtos de sua academia, mais as necessidades dos alunos são supridas e as expectativas superadas, gerando fidelidade.

Uma excelente opção para serviços adicionais para ampliar a satisfação dos clientes são benefícios no espaço, lojas e novas dinâmicas, bem como os anteriormente citados infoprodutos. 

Promova eventos e atividades extraclasse 

Além dos serviços adicionais, que quebram as barreiras e ampliam as oportunidades e dinamicidade das aulas, oferecer eventos e atividades extraclasse, como palestras, competições, cursos, entre outros, pode aumentar a motivação e o senso de pertencimento.

Nesse sentido, você também pode desenvolver infoprodutos variados, focados em atividades que tenham relação com a academia, mesmo que indiretamente. 

Orientações sobre nutrição e dieta, por exemplo, podem ser desenvolvidas em forma de produtos digitais.

Lembre-se que superar as expectativas dos alunos fará com que eles se sintam cada vez mais satisfeitos, engajados e valorizados.

Ofereça recompensas e desafios

Por fim, é importante dizer que os alunos podem se sentir mais motivados e comprometidos se forem oferecidos desafios e recompensas durante os treinos e aulas. 

Assim, você pode oferecer brindes e descontos, bem como outras diversas recompensas de acordo com metas pré-estabelecidas.

Criar desafios, que aumentam as vantagens obtidas, a competitividade e interação pode ser ainda mais motivador. 

Ademais, lembre-se sempre de seguir avaliações ambientais para desenvolvimento do espaço e enriquecimento das aulas, promovendo ambientes seguros, funcionais e de apoio e incentivo, nos quais os alunos possam se sentir parte de uma comunidade de valor e receber encorajamento e incentivo dos colegas e dos professores.

Conclusão

Manter os alunos de uma academia fidelizados é essencial para garantir a sustentabilidade financeira da academia. Ao seguir tudo o que foi dito aqui, esse processo será facilitado, ampliando sua carteira de alunos ao longo do tempo.

Lembre-se sempre de focar na satisfação dos clientes para promover engajamento, bem como em criar atividades e espaços mais dinâmicos para oferecer a melhor experiência aos alunos, ampliando a fidelização e o sucesso da academia.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up