Quais as diferenças entre massa magra e massa muscular

Quais as diferenças entre massa magra e massa muscular

O corpo humano é composto por água e massa. Dentre os tipos de massa, temos a massa magra e massa muscular, além da massa gorda. Cada uma desempenha um papel específico no organismo.

Uma pessoa, para ser considerada saudável, precisa ter esses tipos de massa de maneira proporcional, equilibrando o funcionamento do organismo. Por isso é tão importante cuidar da saúde e ter atenção quanto a essas taxas.

Mas, afinal, você sabe quais são as funções da massa gorda, magra e muscular no seu corpo e como manter a porções equilibradas? Para te ajudar, preparamos este post.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é massa magra?

Basicamente a massa magra é tudo que não se configura como gordura no corpo, ou seja, são os ossos, órgãos, ligamentos e tendões, mas principalmente os músculos.

Exatamente por conta disso essa expressão “massa magra” é confundida e usada como sinônimo de massa muscular, mas existem diferenças entre elas, como veremos mais à frente.

No momento, é válido ressaltar que a função da massa magra é ajudar no funcionamento correto do corpo e a manter o equilíbrio do organismo. 

Assim, uma das funções mais importantes que a massa magra executa no corpo é a capacidade de acelerar o metabolismo.

Isso porque, quanto mais massa magra, mais rápida ocorre a queima de calorias, algo muito interessante para quem tem a meta de perder alguns quilos.

Para ter maior percentual de massa magra, aumentando a massa muscular, praticar exercícios focados em hipertrofia (crescimento das células musculares), com musculação ou treino funcional é uma opção que pode ajudar.

Além disso, combinar os exercícios com uma alimentação saudável é muito importante para uma saúde integral e o pleno funcionamento.

Neste caso, os serviços de um nutrólogo ou nutricionista se tornam relevantes, assim como um serviço de cuidadora de idosos acompanhado dessas orientações, conforme o perfil e as necessidades individuais.

Isso porque o profissional pode, por exemplo, inserir carboidratos, proteínas e sugerir o uso de suplementação de forma mais segura e qualificada, principalmente em casos em que a pessoa queira aumentar o volume dos músculos e a massa magra.

O que é massa gorda?

Diferente da massa magra, a massa gorda representa toda a gordura presente no nosso corpo.

Por mais que incomode algumas pessoas, ela tem um papel relevante no funcionamento do corpo, protegendo os órgãos por meio de uma camada protetora. 

Assim, é preciso identificar a importância desse elemento em quantidades saudáveis, compreendendo também que há diferentes tipos de composições de gordura e seu impacto no corpo.

Quando essa gordura se encontra em excesso, gera o famoso "incômodo estético", mas em quantidades adequadas pode ser bastante saudável.

Contudo, ainda é preciso considerar que além dos incômodos físicos, o alto volume de massa gorda pode gerar/ampliar problemas como:

  • Diabetes;
  • Metabolismo lento;
  • Hipertensão;
  • Problemas de circulação sanguínea;
  • Doenças articulares e ósseas;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Colesterol alto (LDL);
  • Cansaço.

Importância e manutenção da massa gorda

No entanto, como mencionamos, ter massa gorda não é algo ruim, pois na quantidade adequada, ajuda na proteção dos órgãos, manutenção da temperatura corporal e armazenamento de energia.

Para se ter uma ideia, a massa gorda pode ficar armazenada em várias partes do corpo, por exemplo, logo abaixo das camadas da pele (gordura subcutânea) que forma aquela "gordurinha" que ninguém quer ter.

Por outro lado, existem reservas de gordura que ficam dentro da cavidade abdominal e ajudam na proteção dos órgãos, cobrindo-os e preenchendo o espaço restante, reduzindo riscos.

Por isso, é importante ter equilíbrio e atenção.

Nesse contexto, um jeito de evitar o acúmulo de gordura de forma desproporcional é praticando atividades físicas como:

Assim, para manter um equilíbrio entre massa gorda e magra, é importante ter uma rotina mesclada de atividades, variando entre musculação e aeróbica, além de adotar uma alimentação saudável.

Da mesma forma que na massa magra, é importante buscar ajuda profissional para ter uma dieta equilibrada e o acompanhamento na rotina de exercícios, conforme as suas necessidades. 

Mais ainda, o bom consumo de água é outro ponto importante para a gordura corporal e saúde como um todo.

Importância de reconhecer as diferenças entre as massas corporais e do acompanhamento profissional

Conhecendo melhor a função de cada gordura no corpo, você pode buscar os serviços de nutricionistas e educadores físicos de forma mais específica para lhe ajudar com exercícios e a rotina alimentar.

Cabe um alerta: nunca faça dietas por conta própria, principalmente aquelas que prometem resultados milagrosos.

É fundamental ter o acompanhamento adequado de um nutricionista ou educadores físicos, profissionais de confiança para te orientar e ajudar. 

Esses profissionais possuem todo o conhecimento e experiência para indicar o melhor para os seus objetivos, e identificam aspectos que demandam mais atenção para não comprometer a saúde.

Assim, se um dos objetivos é perder massa gorda, além desse cuidado profissional, é necessário:

  • Alimentar-se bem;
  • Manter o déficit calórico;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Comer de 3 em 3 horas.

A orientação de profissionais tem muita importância, assim como a realização de exames de medicina do trabalho clínica, de modo a acompanhar os reais impactos estéticos, corporais e na saúde, identificando novos processos para equilíbrio das massas.

Diferenças entre massa magra e massa muscular

Como pode ser imaginado, conforme o desenvolvimento do material, é preciso considerar que há diferenças importantes e que devem ser conhecidas e consideradas ao pensar em massa magra e massa muscular.

Para melhor compreensão, cabe ressaltar sobre o que corresponde cada conceito.

No caso do termo massa muscular, ele faz referência direta aos músculos e o fortalecimento desses tecidos.

Por outro lado, a massa magra se refere a tudo que não representa gordura ou água no corpo, ou seja, aos ossos, ligamentos, tendões e órgãos.

Quando os músculos começam a aparecer, é sinal de que o seu esforço com relação à alimentação e exercícios estão fazendo efeito. Este é um indicativo de que você perdeu massa gorda e ganhou massa magra e, com a manutenção das práticas, massa muscular.

Ou seja, pode ser entendido como uma evolução.

A massa muscular não é importante só para a estética, ela ajuda com o fortalecimento dos músculos, parte importante para a sustentação do corpo e para facilitar atividades diversas que envolvem força, por exemplo, como serviço de remoção de pacientes.

Saber diferenciar os termos é importante para entender as porcentagens de massa gorda, magra e muscular que você tem e qual deveria ter para a manutenção da saúde. É a partir disso que temos a bioimpedância e o adipômetro.

Sendo assim, quanto mais massa muscular, maior será o seu gasto calórico. Basicamente, quanto mais massa muscular você tem, mais fácil será o processo de emagrecimento.

A massa muscular ocupa pouco espaço no corpo, diferente da massa gorda. 

Por conta disso, pessoas com excesso de gordura corporal, podem, por exemplo, ter o mesmo peso que uma pessoa com músculos definidos. No entanto, uma pessoa musculosa, visualmente, aparentará ser mais magra.

Como você pode ganhar massa muscular?

Para quem tem dúvida sobre como ter mais massa muscular, com algumas dicas e mudanças nos hábitos é possível ter bons resultados.

Atenção ao consumo de carboidratos e proteínas

Para pessoas eutróficas, o recomendado é a ingestão específica de proteínas, conforme o peso corporal. 

No entanto, se você faz treinos focados em hipertrofia, as necessidades de ingestão podem mudar.

Por isso, ter um acompanhamento profissional é importante para ter bons resultados. Essa assistência tem o mesmo papel de uma enfermagem home care.

Com relação à ingestão de carboidratos, o consumo adequado assegura que o seu organismo não transforme os músculos em um campo para abastecimento de energia.

Esses dois nutrientes ajudam na recuperação das fibras musculares no pós-treino e isso ajuda no crescimento, sem que a perda de massa ocorra.

Há vários alimentos que possuem esses nutrientes. A proteína pode ser encontrada em carnes brancas, vermelhas, leite, ovos e leguminosas. O carboidrato é encontrado na aveia, milho, frutas, arroz, farináceos, massas, entre outros alimentos.

Exercícios de força

Uma dieta que considera as suas necessidades é importante para aumentar a massa magra, mas os resultados só podem ser notados ao agregar treinos e exercícios de força em sua rotina.

A falta de exercícios ou prática de esportes, fará com que seu corpo fique mais propenso a utilizar a massa muscular para produzir mais energia.

Se o seu foco é ter massa muscular, é necessário priorizar exercícios de força, porque eles apresentam resultados mais efetivos, comparado aos exercícios aeróbicos, para fortalecimento da massa - enquanto o aeróbico foca em gasto de energia e fortalecimento de outros sistemas.

Escolher o que mais ajuda a ter massa muscular é importante se esse é o objetivo dos novos hábitos, promovendo força e definição - o que pode contribuir até mesmo para o uso de equipamentos contra incêndio.

Mesmo que o seu objetivo não seja a parte estética, fazer exercícios de força é fundamental para aumentar sua resistência muscular, algo que fortalece o seu corpo e o deixa preparado para as tarefas do dia a dia, ajudando no condicionamento físico.

Acompanhamento

Não ter todos os conhecimentos necessários sobre ganho de massa pode te deixar frustrado com os resultados, principalmente se estiver fazendo tudo por conta própria.

Por isso, um acompanhamento profissional é importante e você pode buscar referências dos melhores profissionais nas áreas de nutrição e educação física para identificar os hábitos para melhorar a saúde e adquirir o fortalecimento do corpo corretamente, considerando a massa que se deseja alcançar.

Do mesmo jeito que se pesquisa vários fatores para um aluguel consultório médico, é interessante pesquisar acompanhamento profissional para conquistar seus objetivos de ganho de massa de forma correta e saudável.

Por exemplo, em treinos de hipertrofia, os detalhes fazem muita diferença nos resultados relacionados à obtenção de músculos conforme o biotipo e necessidades. De modo geral, esses detalhes consistem em:

  • Carga;
  • Intensidade;
  • Qualidade do movimento;
  • Periodização;
  • Alimentação pós-treino.

Esses pontos são válidos para todos, seja para quem começou a treinar ou quem já treina há muito tempo, pois você pode prejudicar seus resultados ao não compreender essas especificidades de seu corpo e necessidade, fazendo com que aumente as chances de desistir e não alcançar o esperado - o que seria facilitado pelo acompanhamento.

Isto posto, o acompanhamento com nutricionista e personal trainer pode fazer a diferença no ganho de massa, mas também na sua saúde. 

Este é um investimento importante, assim como para grandes empresas é interessante investir em uma empresa de terceirização de serviços de limpeza.

Conclusão

Saber as diferenças entre as massas permite que você se prepare melhor e alinhe seus objetivos e hábitos, que podem ser desde perder peso até definir os músculos. 

Deste modo, ao entender as diferenças entre as massas, como elas impactam na saúde e o que fazer para ter massa magra e muscular, você pode ter mais qualidade de vida e evitar problemas que comprometam a sua rotina e saúde.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up