Quais os benefícios do alongamento diário?

Fazer alongamento diário traz muitos benefícios para a saúde, mas não é todo mundo que conhece a importância dessa prática. O fato é que se alongar ao longo do dia melhora muito as condições do corpo e do organismo.

Ele facilita as funções das articulações, além de manter a musculatura relaxada e flexível para suportar a rotina. Em linhas gerais, quem deseja mais qualidade de vida e se tornar uma pessoa saudável, precisa fazer alongamento.

Também é muito importante praticar atividades físicas e adotar uma alimentação adequada, pois dessa forma o organismo terá tudo o que precisa e vai evitar doenças e diversos problemas de saúde.

As pessoas vivem num ritmo de vida acelerado e procuram maneiras de desacelerar e alcançar benefícios para a saúde. Para se exercitar, 30 minutos por dia é o suficiente e faz toda a diferença para a saúde.

Existem diversas modalidades que podem ser praticadas e uma das que mais se destacam é o alongamento.

Para compreender um pouco mais sobre ele, este artigo vai explicar por que é importante se alongar, quais são os tipos de alongamento, os benefícios que traz para quem não faz academia e os benefícios de maneira geral.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Por que é importante se alongar?

O alongamento é uma atividade física essencial para o corpo porque melhora o funcionamento das articulações e dos músculos, algo essencial para facilitar os movimentos.

Com o passar dos anos, as pessoas perdem mobilidade e flexibilidade, mas quem se alonga evita a falta de lubrificação no organismo e reduz as chances de lesões.

Também é uma forma de aumentar a sensação de relaxamento, melhorar a qualidade da respiração e da postura, além de minimizar tensões e aumentar a consciência corporal.

Frequentar um crossfit para iniciantes é muito importante para manter a forma e cuidar da saúde, mas antes dos exercícios, o alongamento é essencial. Além do mais, no dia a dia, traz benefícios para todo o corpo.

Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode fazer alongamento em casa, inclusive quem possui algum tipo de limitação, sempre respeitando a intensidade. Para se alongar, basta ter disposição em alguns minutos.

Tipos de alongamento

Algumas pessoas acreditam que o alongamento é esticar os braços e as pernas, mas a verdade é que existem diversos tipos que podem ser realizados no dia a dia.

Um deles é o alongamento estático, realizado com um corpo em repouso, por meio de movimentos lentos, progressivos e intencionais. Pode ser feito com a parte inferior ou superior, movimentando diversas partes do corpo, como:

  • Braços;
  • Pernas;
  • Pés;
  • Tronco;
  • Cabeça.

A posição do alongamento é mantida por um período de 30 segundos, sendo uma modalidade indicada para quem precisa de mais flexibilidade em seus movimentos.

Uma empresa de personalização de camisetas pode oferecer o alongamento dinâmico para os colaboradores porque ele movimenta partes do corpo, aumentando gradualmente a amplitude e a velocidade do movimento.

Algumas vezes, realiza gestos esportivos, sendo uma modalidade dinâmica e muito usada antes das atividades físicas, principalmente para quem pretende correr ou saltar.

Por fim, existe o alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP), com um tipo utilizado para reabilitar pacientes que perderam algum movimento, visto que aplica resistência manual para estimular receptores neurais do músculo afetado.

Benefícios para quem não faz academia

Os benefícios do alongamento para quem não faz academia ou pratica qualquer outro tipo de exercício físico, se concentram na prevenção ou tratamento de condições, como dores na lombar.

Antes de treinar, ele é muito importante para preparar os músculos para os exercícios que virão, uma vez que melhora muito a flexibilidade do corpo. Além disso, é a melhor forma de evitar lesões e potencializar o desempenho muscular.

Quem fez ou vai fazer lipo lad também pode alongar depois das atividades físicas porque ajuda a relaxar os músculos e alivia futuras dores.

No entanto, para alcançar bons resultados, é necessário permanecer entre 15 e 30 segundos em cada posição. Quem faz treinos de musculação, pilates e outros tipos de exercícios vivencia as vantagens do alongamento diariamente.

Mas para quem não pratica nenhum tipo de atividade física, se alongar é uma forma de reduzir o estresse e melhorar o humor.

Vantagens do alongamento em geral

De forma geral, o alongamento é muito benéfico para a saúde, portanto, independentemente do estilo de vida de uma pessoa, praticá-lo traz diversos benefícios, como:

Aumenta a flexibilidade dos músculos

O alongamento é muito importante para estirar os músculos, independentemente do movimento que a pessoa vai realizar.

Como resultado, é mais fácil aumentar a elasticidade de todo o tecido muscular, fazendo com que as articulações tenham uma amplitude maior, reduzindo os atritos durante a realização dos exercícios.

Mesmo que a pessoa queira passar por algum procedimento estético, como mastopexia, ainda assim pode fazer alongamento, principalmente se costuma levantar muito peso na academia, no trabalho ou nas tarefas domésticas.

Beneficia a mente

O alongamento, além de beneficiar os músculos, também faz muito bem para o cérebro, visto que aumenta o fluxo sanguíneo, acelerando a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de felicidade.

É um verdadeiro tratamento contra o estresse, ansiedade, baixa autoestima e depressão. Depois do alongamento, qualquer pessoa se sente mais relaxada e bem-humorada.

Alivia a tensão muscular

O alongamento relaxa o corpo, consequentemente, traz alívio para a tensão muscular. Toda vez que uma pessoa se alonga, reduz o estresse corporal que costuma sentir nas costas, ombros e pescoço.

É uma excelente maneira de aliviar as dores e desconfortos do treino em determinados grupos musculares.

Quando alguém se machuca, os músculos ao redor da lesão se contraem como uma resposta de prevenção, mas com o alongamento, as dores diminuem muito.

Melhora a postura

Em uma sala planejada simples é possível fazer uma boa sessão de alongamento para melhorar a postura. Isso é importante porque quando os músculos estão tensos, deixam o corpo com a postura errada.

Quando a musculatura do tórax, das costas e dos quadris está tensa, prejudica a postura, um problema muito comum para pessoas que trabalham sentadas ou na mesma posição o dia todo.

Fazer o alongamento do peitoral, músculos isquiotibiais e trapézio ajuda muito a melhorar a postura, evitando dores e desconfortos futuros.

Ativa a circulação

Outro grande benefício do alongamento é que ele ativa a circulação sanguínea porque aumenta o fluxo de sangue nos músculos.

Aumentar a circulação é indispensável para quem está se recuperando de lesões musculares, durante a prática de atividades repetitivas ou até mesmo para evitar problemas futuros.

Corpo mais flexível

O alongamento muscular aumenta a flexibilidade do corpo, permitindo movimentos mais soltos e leves, além de elevar a aptidão física.

Uma empresa de provedor local de internet investe em alongamento na ginástica laboral porque é algo muito importante, principalmente para colaboradores mais velhos.

Ao longo dos anos, a articulação reduz a amplitude dos movimentos, mas o alongamento pode ajudar a melhorar, independentemente das limitações naturais.

Melhora a qualidade do sono

O estresse provoca a contração muscular, dificultando o relaxamento e o sono, mas quem faz alongamento diariamente, consegue dormir muito melhor.

Dormir bem é tão importante quanto fazer atividades físicas e ter uma dieta balanceada, por isso, qualquer opção natural que ajude nesse sentido é sempre bem-vinda, como no caso do alongamento.

Aumenta a força

Uma clínica de clínica de reeducação alimentar pode sugerir que seus pacientes façam sessões de alongamento porque esse exercício aumenta a flexibilidade dos músculos e das articulações, e quanto mais flexíveis, mais fortes e resistentes.

Conforme os exercícios são realizados, tanto os alongamentos quanto a musculação vão aumentar a força da musculatura, permitindo que a pessoa atinja limites maiores.

Melhora a autoestima

Ter uma boa autoestima é fundamental no dia a dia porque a pessoa se sente mais confiante para realizar suas atividades, independentemente do que seja.

Assim como qualquer outro exercício físico, o alongamento também favorece muito a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta bem com o próprio corpo.

Isso é tão essencial que até mesmo as clínicas de day care idoso oferecem esse tipo de cuidado aos seus pacientes para que se sintam bem no dia a dia.

Considerações finais

O alongamento é uma modalidade de exercícios indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade, independentemente de sua condição física.

É ótimo para movimentar os músculos, melhorar sua flexibilidade, valorizar a postura corporal, trazer sensação de bem-estar e favorecer a saúde em diversos aspectos.

Para se alongar, basta procurar uma academia ou até mesmo assistir vídeos na internet que mostram como fazer esse exercício do jeito certo. Assim, o dia a dia fica muito mais leve, produtivo e agradável.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up