4 razões para se alimentar bem 

O ato de se alimentar bem é fundamental dentro da rotina do ser humano. Independentemente de como ela seja, e quando há uma boa alimentação torna-se possível que os resultados sejam positivos na saúde. 

Porém, é fundamental compreender que nem toda dieta pode ser considerada como uma forma saudável de alimentação, e por isso, quanto maior for o acompanhamento com um profissional melhores se transformam os resultados. 

Ter um cardápio variado em meio a rotina de trabalho de empresas que fazem panfletagem com grãos, verduras, legumes e frutas ao longo do período pode ser considerado como um exemplo de prática de alimentação saudável. 

A alimentação saudável pode ser tanto para um objetivo como perda de peso ou apenas para manter uma qualidade de vida melhor e por isso, compreender quais são os principais erros no momento da alimentação é fundamental para adotar a prática de modo assertivo. 

Do mesmo modo que os motivos para alimentar-se bem e manter uma dieta saudável também são importantes, e com isso, como realizar a prática para que se tenha bons benefícios ao longo da vida. 

Até mesmo a prática de beber água pode ser incorporada em uma alimentação saudável, e com isso, melhorar ainda mais os resultados que pode-se ter no cotidiano humano. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Os principais erros ao se alimentar

Em uma alimentação, alguns erros podem ser comuns e por isso, devem ser evitados para que se mantenha uma qualidade durante as refeições. Alguns erros que são comuns são: 

  • Colocar muito sal ou açúcar nos alimentos;
  • Refeições com poucas variedades;
  • Ausência de frutas, verduras ou legumes;
  • Falta de hidratação;
  • Pular refeições.

O ato de colocar muito sal nos alimentos ou muito açúcar nas bebidas, a chance de que a pressão arterial possa ter um aumento cresce consideravelmente. No caso do sal chega até mesmo a desenvolver retenção de líquido mais severa. 

Já no caso do açúcar, problemas como a obesidade ou o desenvolvimento de diabetes também se torna presente nestes casos, fazendo com que possa até prejudicar uma operação de trabalho de ltcat e laudo de insalubridade, por exemplo. 

Com os pratos tendo uma pouca variedade de alimentos, este erro pode fazer com que não se tenha a absorção de vitaminas ou outros nutrientes dos quais ajudam na alimentação saudável. 

E a ausência de frutas, verduras ou de legumes também proporcionam uma maior chance de que as fibras não estejam no organismo, ou outras vitaminas e minerais que contribuem para um bom desenvolvimento do corpo. 

Outro erro que é considerado comum é a falta de água. Tendo a recomendação de dois litros diários e intervalos de meia hora antes das refeições para ajudar abrir o apetite, a falta do líquido é extremamente prejudicial para o corpo.

Tanto que não apenas a desidratação pode ocorrer como também o mau funcionamento do corpo, prejudicando formação de células, fluxo de sangue e outras ações que são essenciais para um bom funcionamento do organismo. 

O ato de pular as refeições também é considerado como um erro que deve ser evitado, visto que quando se há essa ação, o período em que for comer acaba tendo um consumo mais exagerado.

Que não apenas prejudica como também, pode desequilibrar o que é necessário para uma preservação corporal e com isso, atrapalhar a alimentação e o funcionamento do metabolismo do corpo. 

Portanto, não é necessário apenas se alimentar bem, mas também não cometer erros que sejam prejudiciais à dieta que está sendo seguida. 

Por que ter uma alimentação saudável?

Ter uma alimentação saudável não é apenas fundamental para conseguir trabalhar bem em uma empresa de terceirização de serviços administrativos, por exemplo, mas também para se ter um melhor aproveitamento diário e uma saúde com melhor qualidade.

A alimentação saudável proporciona que haja um aumento da disposição porque os nutrientes e vitaminas adequadas são ingeridas beneficiando todo o corpo, e com isso, contribuindo até para que autoestima ou melhoria na qualidade de sono seja possível. 

Com a alimentação também é possível que se tenha uma maior prevenção de doenças, como hipertensão, problemas renais ou no intestino, distúrbios metabólicos ou até mesmo diminuição de ansiedade ou de estresse. 

Porque os componentes presentes nos alimentos contribuem na prevenção ou na diminuição, fazendo com que o organismo possa funcionar perfeitamente ao longo do período que estiver em atividade ou em descanso. 

Essa ação também proporciona uma melhor qualidade de vida quando se tem atividades físicas dentro da rotina, oferecendo energia e força suficientemente de modo equilibrado para que possam ocorrer sem grandes problemas. 

Ou seja, não apenas doenças podem ser evitadas ou diminuídas em uma considerada escala quando se tem uma boa alimentação, o que pode ser evidenciado em um exame clínico demissional, por exemplo.

Mas também uma melhor disposição do corpo para que atividades sejam realizadas de modo positivo e com isso, ter uma maior chance de predisposição ao longo do dia. 

Motivos para se alimentar bem 

Se um indivíduo busca motivos pelos quais deve-se ter uma alimentação saudável em alinhamento com as práticas de exercícios, algumas razões podem contribuir para que a tomada de decisão seja assertiva e agilizada. 

O organismo trabalha melhor 

Uma alimentação saudável proporciona ao organismo uma melhor disposição para que sejam feitas as atividades. Porque quando se ingere os alimentos adequados, as chances de que se tenha energia são ainda maiores. 

Porque há um equilíbrio ainda maior das vitaminas, potássio, sais minerais e outros componentes dentro de um prato torna-se possível ter resultados ainda melhores. 

O que eleva a importância da alimentação desde as primeiras fases da vida, fazendo com que uma nutricionista infantil introdução alimentar possa ser importante para que desde as primeiras fases, o corpo trabalhe adequadamente com os alimentos necessários. 

Para que, conforme for se desenvolvendo, tenha um melhor aproveitamento das alimentações. E caso a dieta começa na faixa etária adulta, é fundamental que se tenha um bom reforço para lidar com as atividades do cotidiano. 

Reforço na imunidade

Ter um reforço na imunidade é algo fundamental diante das doenças e outros fatores dos quais o corpo está suscetível a ter ao longo do dia. Com uma boa alimentação, acaba-se tendo um reforço no sistema imunológico que ajuda na proteção do corpo. 

Porque quando a imunidade está elevada, o corpo se protege do melhor modo contra as doenças, o que é algo fundamental para que o indivíduo tenha uma vida saudável mais longa. 

Prevenção de doenças

A prevenção de doenças também é um dos motivos pelos quais deve-se ter uma boa alimentação, para que não possa estar suscetível tanto doenças que são contagiosas como também que podem ser desenvolvidas. 

Como colesterol alto que gera complicações ao sistema cardíaco. A alimentação também ajuda na prevenção de doenças psicológicas, contribuindo para que se tenha uma boa diminuição e com isso, ajudando na vida saudável. 

Maior disposição 

Outra razão para se ter uma alimentação saudável está em torno da maior disposição que o indivíduo pode ter em suas atividades, até mesmo para realizar procedimentos de endoscopia tubo digestivo e não passar mal, por exemplo. 

Com uma maior disposição, as tarefas que são realizadas no cotidiano não apenas podem ser realizadas com bom aproveitamento mas também engajamento, e com isso, ter uma base mais sólida para que outras ações também adentrem na rotina. 

A disposição é fundamental para que as ações sejam realizadas de modo que traga bem-estar e com isso, pode-se ter uma melhor qualidade de vida porque haverá disposição para atividades físicas, uma boa noite de sono ou outras ações do cotidiano. 

Como se alimentar bem?

Para que se tenha uma boa alimentação, tanto um fabricante de adesivo vitrine personalizado como também um profissional da educação pode começar as práticas de boa alimentação com a ajuda da pirâmide alimentar. 

Porque através de suas áreas, é possível se ter um prato montado tanto em almoço, café da manhã ou jantar com um equilíbrio de nutrientes para que haja um bom desenvolvimento. 

A alimentação saudável também pode ocorrer com a ajuda de um profissional da saúde. Este, por sua vez, irá elaborar um cardápio balanceado de acordo com os gostos do paciente e o que pode ou não entrar em sua dieta. 

Oferecendo a chance de ter um equilíbrio e uma alimentação ainda mais adequada para seu estilo de vida ou então doenças que já são preexistentes, como uma forma de ajudar na vida saudável durante a rotina. 

Porém, é fundamental que toda alimentação possa contar com a hidratação constante. Seja com água mesmo em períodos frios, onde pode-se ter uma queda, vitaminas, sucos naturais e outras formas de fazer com que o líquido esteja presente na dieta. 

E deste modo, equilibrar com a alimentação para desenvolver uma rotina saudável mais apurada, fazendo com que se tenha qualidade a longo prazo para trabalhar em uma empresa com catraca de acesso com comanda, por exemplo. 

Considerações finais 

A alimentação saudável é algo fundamental para o ser humano. Porque ao se ter uma dieta equilibrada, as chances de que se tenha disposição para atividades na rotina como também uma melhor qualidade na saúde são maiores. 

Contribuindo no combate a doenças e ajudando o corpo a ter uma maior disposição para se proteger, especialmente quando se tem atividades físicas incluídas nas ações e uma boa hidratação. 

Os motivos para se alimentar bem podem ir além de ter um peso ideal como uma maior qualidade de vida, ajudando na disposição das atividades e com isso, uma melhor chance de ter uma boa noite de sono. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up