5 dicas para mudar os hábitos alimentares

Muitas pessoas gostariam de mudar os hábitos alimentares, mas sentem dificuldades porque isso envolve muitas coisas que vão além de simplesmente mudar o alimento que é consumido no dia a dia.

Uma das coisas mais importantes na vida do ser humano é sua relação com a comida e quando ocorre uma mudança nesse sentido, essa relação também pode mudar.

Infelizmente, com a correria do dia a dia e as tarefas da vida moderna, a alimentação acabou ficando em segundo plano e as pessoas comem mais para matar a fome do que para nutrir o corpo e saborear o alimento.

Muitos começaram a apelar para as comidas congeladas, fast food e outras opções rápidas, porém nada saudáveis, e que precisam ser repensadas o quanto antes.

Esse tipo de alimentação pode prejudicar muito o organismo, trazendo várias complicações para a saúde ao longo do tempo. É necessário ter atenção ao que é ingerido todos os dias, mas mudar os hábitos alimentares requer tempo.

Para ajudar quem está tentando levar uma vida mais saudável, este artigo vai explicar o conceito de hábito alimentar, falar um pouco sobre a importância de ter bons hábitos alimentares e dar algumas dicas para mudar e melhorar a alimentação.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Hábitos alimentares: o que são?

Hábito alimentar é um termo que se refere a: alimentos que as pessoas comem, a maneira como comem, a quantidade, com quem, o tipo de alimento e onde eles são comprados. Além disso, envolve várias etapas da relação com esse alimento, como:

  • Seleção;
  • Produção;
  • Formas de preparo;
  • Consumo;
  • Descarte.

Assim sendo, hábitos alimentares são os costumes e o modo como uma pessoa ou comunidade se alimenta, e muitos fatores podem influenciá-lo.

Em algumas cidades, estabelecimentos como barraquinha de alimentação são mais frequentadores do que em outras, visto que os hábitos alimentares são diferentes e existem vários fatores que influenciam a maneira como as pessoas comem.

Esses fatores podem ser individuais, políticos, ambientais, econômicos, religiosos, culturais e sociais. Mas independentemente disso, as pessoas precisam estar atentas porque o tipo de alimentação precisa ser sempre o mais saudável para o corpo.

Importância de bons hábitos alimentares

Investir em uma alimentação equilibrada é fundamental para a nutrição e o funcionamento do corpo, visto que os alimentos assumem um papel muito importante na saúde e bem-estar do ser humano.

Escolher corretamente os alimentos que serão consumidos é indispensável para fortalecer a humanidade e prevenir doenças.

A rotina de alimentação precisa ser variada e rica em nutrientes, sempre tendo como base alimentos naturais, algo que pode até mesmo impactar na produtividade e no desempenho do dia a dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um indivíduo que tem acesso aos níveis adequados de nutrição chega a ser 20% mais produtivo.

É por isso que a indústria alimentícia precisa incluir todos os ingredientes e nutrientes em embalagens papel cartão alimentos congelados. Assim, os consumidores podem saber qual é o valor nutricional do produto.

Ter uma alimentação balanceada ajuda a manter o peso, colabora com o desenvolvimento de foco e atenção, combate os efeitos de sonolência e mau humor, aumenta a capacidade de resolver problemas e potencializa a memória.

Além do mais, a OMS também mostra que a escolha por alimentos nutritivos e saudáveis aumenta a capacidade do corpo em combater infecções e ainda reduz a probabilidade de desenvolver problemas de saúde, como:

  • Obesidade;
  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes;
  • Câncer.

Os benefícios de uma alimentação equilibrada ficaram ainda mais em evidência a partir de 2020, por conta da crise de saúde pública provocada pelo coronavírus.

As pessoas perceberam o quanto é importante consumir os alimentos certos para fortalecer o sistema imunológico e combater contaminações.

Mas para fazer mudanças efetivas nesse sentido, primeiro as pessoas precisam entender que a alimentação é muito mais complexa do que simplesmente ingerir a comida.

Alguns utensílios facilitam o preparo no dia a dia, por exemplo, um cortador de alimentos industrial. Mas na hora de selecionar aquilo que será preparado é importante lembrar que a alimentação deve ter um equilíbrio de ingredientes.

O ideal é não consumi-los em excesso, muito menos provocar uma deficiência de elementos importantes no corpo. O ideal é contar com um cardápio balanceado no dia a dia, com proteína, leguminosas, cereais, verduras, legumes e frutas.

O arroz e o feijão fornecem uma boa quantidade de aminoácidos importantes para o corpo humano e é um prato muito simples. Para acompanhá-lo, recomenda-se o omelete de legumes, porque pode ajudar a promover a manutenção da massa muscular.

É importante comer salada de alface com tomate todos os dias porque isso aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda muito quem precisa emagrecer.

As frutas e cereais precisam ser consumidas todos os dias porque são fontes de vitaminas, fibras e potássio e que abaixam os níveis de colesterol ruim no organismo.

De vez em quando, consumir outros tipos de alimento, como um salgado lanchonete não tem problema nenhum, mas para que o corpo receba todos os nutrientes que precisa, é indispensável mudar os hábitos alimentares.

Como mudar e melhorar a alimentação?

Mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa fácil, assim como melhorar a alimentação também não é. Trata-se de um processo que precisa ser trabalhado no dia a dia porque ninguém muda a alimentação de repente.

Ter consciência de si ao primeiro passo para conseguir ir adiante, depois, basta seguir algumas dicas como:

1.    Evitar alimentos industrializados

Quando uma pessoa está passando por um momento de estresse, pode buscar prazer em alimentos industrializados, como o fast food, doces, biscoitos e por aí vai.

Elas fazem isso porque esses alimentos trazem sensação de prazer e diminuem a angústia provocada por sentimentos ruins. Basta ir até um expositor de alimentos em acrílico para escolher o melhor doce da padaria.

Isso acontece porque os alimentos ricos em gorduras e açúcar trazem sensação de alívio, pois aumentam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mas ela se esgota rapidamente e o corpo começa a pedir essas fontes de prazer novamente e isso aumenta a ingestão de calorias.

2.    Montar pratos saudáveis

No dia a dia, é muito importante saber montar um prato saudável, algo que muitas pessoas sentem dúvidas na hora de fazer. Só que uma alimentação equilibrada contém alimentos de diferentes grupos de nutrientes.

Um prato balanceado deve ter 50% de legumes e verduras, 25% de proteínas e 25% de carboidratos. Um prato saudável também é mais colorido, e isso é importante porque cada cor do alimento indica a presença de certos nutrientes.

3.    Beber bastante água

Ao conversar com um profissional que atua em uma clínica de atendimento home care nutricionista, outra dica muito importante para ter uma alimentação saudável é beber bastante água.

Isso é necessário porque 60% do corpo humano é composto de água e sua injeção é indispensável para o bem-estar. Manter o corpo hidratado é necessário para a formação de células, favorece a digestão e aumenta a eficácia da dieta.

4.    Equilibrar as refeições

Em médio e longo prazos, os maus hábitos alimentares podem provocar desequilíbrios hormonais e metabólicos, como aumento de insulina, glicose e colesterol, ganho de peso, cansaço e insônia.

Só que ter bons hábitos para resolver esses problemas não é apenas cortar doces, massas e frituras, na verdade, é necessário cultivar uma maneira diferente de comer, sempre equilibrando as refeições.

Até mesmo quando for comer fora em um restaurante visto em um panfleto marmitex é importante analisar essas questões, assim ninguém precisa fazer dietas extremamente restritivas.

Quem sabe do usar os alimentos pode comer o que quiser, até mesmo um doce que gosta muito, mas sempre dosando a quantidade.

5. Estruturar o cardápio da semana

Não é novidade para ninguém que o ser humano vive na maior correria, por isso a alimentação vem sendo muito negligenciada pelas pessoas. Mas, com planejamento, tudo pode mudar.

E se evita refeições congeladas ou pratos prontos que não costumam ser saudáveis, além disso, acaba aumentando a ingestão de vegetais importantes.

O planejamento também ajuda a encontrar soluções de comidas e lanches práticas e saudáveis, mas para acompanhar esse planejamento, é muito importante ter em casa alimentos como ovos, frutas higienizadas, carnes em porções e marmitas prontas.

Considerações finais

Seja no dia a dia de trabalho em um fabricante de medalha em metal ou em casa, cultivar bons hábitos alimentares é indispensável para a saúde e a qualidade de vida.

Mesmo para quem trabalha o dia todo, é possível cuidar bem do cardápio e optar sempre por opções mais saudáveis, menos gordurosas e não industrializadas.

Assim, fica mais fácil prevenir diversas doenças, além de se melhorarem as características da pele e do cabelo. O dia a dia se torna mais produtivo e cheio de coisas boas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up