Pode praticar esporte tomando antibiótico?

Pode praticar esporte tomando antibiótico?

Está na dúvida se pode praticar esporte tomando antibiótico? Então vamos trazer todas as informações sobre o assunto a partir de agora.

Existem centenas de tipos de antibióticos e sabemos que esse medicamento exige cuidados especiais. Se você já precisou fazer um tratamento com esse tipo de medicamento, deve ter recebido diversas orientações do seu médico.

Porém, muita gente tem dúvida se é possível manter a rotina de atividades físicas ou prática de esporte durante a duração do tratamento. Assim, veja abaixo algumas considerações importantes sobre o assunto e o que o antibiótico interfere na prática de esporte.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Afinal, pode praticar esporte tomando antibiótico?

De maneira geral, sim, você pode praticar esporte tomando antibiótico se estiver se sentindo bem. Esse medicamento é usado, principalmente, para tratar infecções. Assim, o que pode ocorrer é que, como está doente, você se sentirá mais fraco e indisposto na hora dos treinos.

Outro detalhe importante envolve o problema de saúde em si. Dependendo do local da infecção, a prática de esporte é impossibilitada e até mesmo não recomendada pelo médico. Mas, nesse caso, o motivo é o problema de saúde e não o antibiótico.

Há outros casos específicos, como, por exemplo, a extração de dentes e procedimentos na boca. Nesse cenário, você precisará de antibiótico, mas não poderá praticar esportes por um determinado tempo.

No entanto, aqui vale o mesmo raciocínio do parágrafo anterior. O impeditivo é por conta da situação da sua saúde e não por causa do antibiótico (ou qualquer outro tratamento).

Vale ressaltar que, diante de uma infecção, naturalmente seu corpo estará mais debilitado. Assim, é normal ficar indisposto. Desse modo, você pode pausar a prática de atividades físicas até ficar 100% de saúde.

Mais considerações sobre o assunto

Dependendo do antibiótico que você estiver tomando, haverá maior risco de lesões durante a prática esportiva. Por exemplo, a classe de fluoroquinolonas é um antibiótico de amplo aspecto, utilizado para tratar vários tipos de infecções.

Porém, eles causam um enfraquecimento muscular e dos tendões. E, se você praticar atividades intensas durante o tratamento, correrá mais riscos de lesões.

Antibióticos como ciprofloxacino, levofloxacino, norfloxacino, moxifloxacino e ofloxacino fazem parte dessa categoria. Por isso, é muito importante informar seu médico sobre seus hábitos na hora da consulta.

Efeitos colaterais durante o tratamento

É bem verdade que pode praticar esporte tomando antibiótico. Mas você precisa ficar de olho nos efeitos colaterais do tratamento. No geral, seu corpo já tende a estar mais enfraquecido por causa da infecção.

E, infelizmente, o antibiótico piora inicialmente essa sensação. Dessa forma, a prática de esporte pode piorar alguns efeitos adversos e trazer uma sensação de mal-estar. Entre os principais efeitos colaterais, podemos citar:

  • Náuseas, vômitos e mal-estar estomacal;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Cansaço, fadiga e dores no corpo;
  • Sonolência e/ou irritabilidade.

Assim, praticar esportes diante desses efeitos aumentará sua sensação de mal-estar geral. Mas fique tranquilo, pois isso passará logo. Na maioria dos casos, o tratamento com antibióticos dura entre 7 e 10 dias. Em casos mais graves, esse tempo pode se estender por até 21 dias.

Cuidados gerais ao tomar antibiótico

Alguns cuidados são básicos durante um tratamento com antibióticos. Vamos ver alguns deles:

  • Se mantenha hidratado: por conta das náuseas e vômitos que esse medicamento pode causar, aumentam as chances de você ficar desidratado. Então, se for praticar atividades físicas, ingira uma grande quantidade de água, isotônico ou suco natural;
  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas: pois elas interagem com o antibiótico e podem aumentar o mal-estar ou prejudicar a ação do medicamento;
  • Cuidado com o uso de suplementos: informe seu médico sobre o uso de vitaminas e suplementos. Alguns deles podem afetar a eficácia do antibiótico.

Além desses cuidados gerais, também informe ao médico caso faça uso de outros medicamentos e siga o tratamento de forma correta. Se possível, fique alguns dias de repouso para que seu corpo consiga se recuperar mais rapidamente da infecção. Ou realize atividades leves, como caminhadas de meia hora. Para mais detalhes sobre os esportes mais comuns, acesse o site Senhor Esporte

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up