O que é condicionamento físico: passo a passo para levar uma vida mais saudável

Para saber o que é condicionamento físico é preciso fazer uma auto avaliação. Por exemplo, ao subir um grande lance de escadas, como você se sente? Caso seja indisposto e cansado, o seu possivelmente não está em dia.

Caso a situação seja contrária, saiba que provavelmente o seu condicionamento físico está em dia ou adequado para o seu fazer diário. 

Imagine: você acaba de comprar um apartamento. Na hora da mudança, mal consegue subir e descer escadas com objetos pesados. Por consequência, terminou o seu dia exausto e indisposto. 

Isso pode ser um sinal de que o seu condicionamento físico não esteja em dia!

Sobretudo, entender o que é condicionamento físico é como fazer um acordo com o seu corpo: você o dá uma rotina saudável e ele responde da melhor forma, tudo aquilo que você precisa fazer no seu dia a dia.

Dito isso, se você quer saber o que é condicionamento físico e os benefícios de tê-lo em dia, saiba: você está no artigo certo.

Aqui listamos um passo a passo e mostraremos os benefícios de ter a saúde física em dia.

Continue conosco e boa leitura.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Afinal, o que é condicionamento físico

Antes de mais nada, para que você entenda o que é condicionamento físico, saiba: o conceito permeia o conjunto de treinos e atividades específicas.

Em conjunto, essa gama de atividades garantem, por exemplo, aumento de força, equilíbrio, agilidade, resistência, dentre outros.

Alguns utilizam o conceito sobre o que é condicionamento físico até para competições. 

Sobretudo, o atleta de alto rendimento, através de atividades que requerem alta disciplina, se aprimora com o fim de realizar performances melhores que as de outros candidatos. 

Nesse contexto, são julgados a simetria do corpo do indivíduo, musculatura, densidade muscular, dentre outros.

Benefícios de uma rotina regular de exercícios

Para aqueles que não são atletas profissionais, saber o que é condicionamento físico e como aplicá-lo corretamente é algo que impacta positivamente o dia a dia do indivíduo.

Em outras palavras, para entender o que é condicionamento físico você deve passar por um conjunto de readequação de hábitos e rotina. Confira abaixo os benefícios de quem opta por uma vida mais saudável.

Maior disposição para atividades diárias

Quando se pensa o que é condicionamento físico, erroneamente acredita-se que ela se aplica somente ao exercício dentro de uma academia de musculação. A disposição diária também é diretamente afetada por quem opta por uma rotina saudável de exercícios.

Em razão da serotonina, a grosso modo, é o hormônio que é responsável pela felicidade. Ela se relaciona diretamente com funções do corpo, por exemplo, o cardiovascular. Além disso, ela também interfere no sono, apetite e humor.

Por esta razão, o indivíduo que entende o que é condicionamento físico faz bom uso desses aspectos, uma vez que eles interferem diretamente no dia da pessoa. 

Um sujeito com um bom condicionamento físico é capaz de ter um melhor desempenho desde o trabalho e até mesmo na realização de tarefas cotidianas.

Em resumo: todo tipo de atividade física é capaz de liberar esse hormônio. Então, faça bom uso e corra atrás do resultado que você almeja.

Melhor qualidade de sono

Inicialmente, entenda que a privação de sono é a inimiga número um de quem não possui disposição e condicionamento físico adequado. No entanto, fique atento para não realizar exercícios físicos perto da hora de dormir.

Ao iniciar a sua nova rotina de exercícios, vai compreender o que é condicionamento físico quando perceber que seu sono terá uma maior qualidade. 

Como sabemos, um sono de qualidade é consequência de dias mais produtivos e com maior disposição para realização de tarefas cotidianas.

Não adianta saber o que é condicionamento físico sem uma alimentação adequada.

Este é o ponto em que muitas pessoas acabam se perdendo. Não adianta fazer longos períodos de exercícios sem uma educação alimentar adequada.

Para que isso aconteça, é necessário que você procure um nutricionista. Isso porque, ele é o profissional responsável por identificar as necessidades e nutrientes que o seu corpo precisa, para que ele responda corretamente às atividades físicas.

Por isso, se você quer entender o que é condicionamento físico, saiba: ele está diretamente ligado à educação alimentar e é assim que um indivíduo consegue otimizar os resultados. 

Uma boa dica para esse cenário é: se você frequenta uma academia, é comum que ela conte com o auxílio de um profissional de nutrição alimentar. 

Consulte os valores, procure saber se o profissional é recomendado pelos outros alunos e inicie já uma vida mais saudável. Ao perceber o resultado desse “combo”, você passará a entender ainda mais o que é condicionamento físico.

Para aumentar o seu condicionamento físico com segurança, procure um profissional especializado

Em resumo, não se deixe influenciar por autodidatas no que diz respeito ao exercício físico. Muitas vezes, há riscos por falta de conhecimento ou acompanhamento de um profissional da atividade credenciado pelo CREF

Este é o órgão responsável pela regulamentação do profissional da educação física. Ou seja, ele fiscaliza a correta aplicação do profissional e também a sua formação acadêmica. 

O que, por consequência, dá o direito que ele oriente as pessoas em aulas de educação física.

Conclusão

Agora que você sabe o que é condicionamento físico e todos os benefícios atrelados a ele, que tal pôr o corpo para funcionar?

Em resumo, a prática física não traz nada além de benefícios. No entanto, cuidado! Afinal, contar com o auxílio de um profissional pode prevenir lesões e ainda otimizar os resultados que você deseja obter.

Por fim, lembre-se de que nada adianta fazer inúmeros exercícios se a sua alimentação também não estiver em dia. Ou seja, para conquistar o condicionamento físico desejado é preciso que você reeduque os seus hábitos diários.

Obrigado por acompanhar este artigo. Até a próxima.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up