Entenda a relação que o exercício físico tem com a saúde feminina

Você é mulher e está sedentária? A prática regular de atividades físicas é muito importante para a saúde feminina. Sabe por quê? Confira aqui

Colocar a atividade física na rotina é um hábito fundamental para a saúde. Mas, apesar de ser uma informação difundida há muito tempo, nem sempre adotar no dia a dia é tão simples como parece.

Não é à toa que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 45,9% da população brasileira é sedentária, sendo que duas a cada três mulheres não se exercitam (66,6%).

Se você faz parte dessas estatísticas mas quer mudar, já prepare a roupa de treino para começar o quanto antes a transformar seus hábitos. Sabe por quê? Confira abaixo seis benefícios que a prática regular de atividades físicas pode trazer para a vida das mulheres.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

1- Proteção contra doenças cardíacas

A prática rotineira de exercícios físicos é benéfica em todas as idades. Um estudo publicado no The American Journal of Geriatric Cardiology mostrou que mulheres com mais de 65 anos que praticam exercícios com regularidade têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos.

2- Aumenta a expectativa de vida

Com a modernidade e o avanço da medicina, vemos cada vez mais a expectativa de vida se expandir. Um estudo publicado no periódico British Journal of Pharmacology indica que a atividade física pode reduzir, mesmo que indiretamente, o risco relativo de morte em 35% nas mulheres. 

A dose certa de exercícios para reduzir problemas cardiovasculares, por exemplo, é no mínimo 90 minutos de atividades moderadas por semana.

3- Menos sintomas de menopausa

Toda mulher que chega na menopausa tem uma queixa para fazer a respeito dos sintomas. Afinal, são muitas mudanças que causam incômodo até a adaptação e o equilíbrio do organismo. E o pior é que a falta de exercício físico pode agravar o problema. 

Um estudo publicado no periódico científico Maturitas mostrou que a falta de atividade física deixa a saúde da mulher mais em risco durante a menopausa, mas não é só isso, também pode piorar os sintomas indesejados.

Praticar atividades físicas pode ser, além de tudo, uma forma de terapia, trazendo um enorme bem à saúde da mulher.

4- Reduz o risco de câncer de cólon

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de novos casos de câncer do colo do útero esperados no Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, é de 16.710. A boa notícia é que a atividade física frequente pode ajudar a reduzir a chance de desenvolver a doença em 50%, de acordo com uma publicação no Iranian Journal of Public Health.

5- Ajuda a controlar a pressão arterial

Problemas do coração estão entre as principais causas de morte entre homens e mulheres de todo o Brasil. A atividade física precisa fazer parte da rotina como uma excelente forma de controlar a pressão arterial.

De acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, as mulheres que têm o hábito de se exercitarem se beneficiam com o controle da hipertensão e previnem o desenvolvimento de doenças cardíacas.

6- Colabora para diminuir os sintomas da depressão

A caminhada é o exercício físico mais democártico que existe, afinal de contas, não precisa contratar um profissional, não precisa pagar um serviço ou ter muito preparo físico para começar. 

Esse tipo de atividade, apesar de parecer simples, pode fornecer uma série de benefícios para a saúde feminina e também de toda família. Minimizar os sintomas da depressão é um deles, como demonstrou um estudo publicado no Primary Care Companion do The Journal of Clinical Psychiatry

Segundo os pesquisadores, mulheres que caminharam de 20 a 40 minutos, três vezes por semana, durante seis semanas apresentaram uma queda nos sintomas depressivos em relação àquelas que estavam no grupo de sedentárias.  

Viu só como praticar exercícios físicos regularmente e com constância é fundamental para a sua saúde, mulher? E claro que as vantagens não se limitam ao público feminino, todos podem e devem praticar uma atividade física prazerosa. Faz bem para a saúde física e mental, longevidade e qualidade de vida. Aproveite e comece hoje mesmo!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up