Conheça alguns alimentos que te ajudam a ter melhor imunidade

Manter sua imunidade alta é uma excelente maneira de se prevenir de uma infinidade de doenças. Existem muitas maneiras de otimizar esse tipo de processo em seu corpo, sendo um dos mais importantes a alimentação.

Ter uma alimentação boa e balanceada é uma ótima forma de melhorar seu organismo e garantir uma imunidade mais alta, possibilitando mais qualidade de vida para seu corpo e evitando uma série de problemas com um bom fornecedor de biscoito de polvilho.

A imunidade é responsável por evitar uma série de doenças, desde as mais comuns, como gripes e resfriados, até algumas bem sérias, como a mais recente COVID-19. Por isso, manter o sistema imunológico em alta é uma ferramenta importante para sua vida.

Esse tipo de ação permite que o organismo esteja mais protegido para lidar com estes elementos invasores, ampliando suas proteções e otimizando ações de cura, como a ingestão de medicamentos e outros tratamentos necessários.

Muitas pessoas hoje, por conta do tempo decorrido e da falta de preparo para um dia a dia mais saudável, acabam recorrendo a medicamentos manipulados como uma forma de se proteger. Entretanto, na maioria dos casos eles não são prescritos por médicos.

A automedicação é uma atividade extremamente perigosa, uma vez que não há um controle em doses e tempo entre os medicamentos.

Além disso, ainda que os remédios sejam funcionais, eles não possuem o potencial que uma alimentação saudável pode prover, principalmente aliado a exercícios físicos com aparelhos para academia de pilates.

A longo prazo, comer bem e praticar atividades físicas é muito melhor do que se entupir de variados remédios tentando encontrar uma solução para seu problema de forma mais rápida.

Vale lembrar que a alimentação, ainda que seja muito importante, não pode ser a única maneira de trabalhar com sua imunidade. Ela é feita de uma série de fatores que precisam ser levados em conta, como sono e prática de atividades físicas.

Mesmo o seu tempo de repouso e lazer são importantes para garantir uma saúde mental mais expressiva, que ajuda o corpo a trabalhar com todas as questões que ele está lidando. Dessa maneira, você consegue uma ação mais efetiva para melhorar a imunidade.

Algumas pessoas têm como hobby a jardinagem, o que pode ser muito interessante para sua alimentação também. Isso porque o cultivo de uma horta caseira permite que você tenha temperos, legumes e verduras disponíveis para sua alimentação.

Estes produtos são orgânicos, sem os conservantes e agrotóxicos de produtos comprados em mercados, e acabam sendo ainda mais saudáveis e auxiliando sua imunidade a ficar mais firme e efetiva, que pode ser otimizada ainda mais com um bom atacadista de peixes em que você possa confiar.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Alimentos que melhoram a imunidade

Agora que você entende um pouco melhor a importância dos alimentos que otimizam o processo de imunização do corpo, é preciso identificar alguns dos principais elementos culinários que podem gerar esse resultado.

Vale lembrar que cada pessoa é única no mundo, tendo seus gostos e suas restrições. Por isso, ainda que duas pessoas estejam fazendo a mesma dieta, os resultados podem ser completamente diferentes.

Por isso é muito importante que você saiba adaptar esse tipo de ação à sua realidade, conquistando um resultado mais expressivo em seu sistema imunológico e protegendo-se de uma série de doenças usando sua própria resistência.

Alguns destes alimentos podem ser utilizados em conjunto, enquanto outros funcionam melhor separados. A forma que você opta por cozinhá-los também tem um impacto importante nos nutrientes que serão absorvidos, como a utilização junto de pão de forma integral preço.

Isso torna a culinária muito mais do que um hobby ou uma obrigação do dia a dia. Trata-se de uma questão de saúde, que busca otimizar esse tipo de resultado e garante uma estrutura mais adequada para suas ações.

Com essas escolhas de alimento, é possível otimizar a absorção de nutrientes em seu organismo, possibilitando um acréscimo considerável em sua imunidade.

Cebola e alho

A maioria das pessoas considera estes dois itens essenciais em qualquer prato. A cebola e o alho são temperos que funcionam bem em qualquer receita e podem ser usados em abundância principalmente por seus benefícios.

Ambos possuem uma série de vitaminas, como:

  • Vitamina A;
  • Complexo B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;

Além disso, os alimentos são ótimos antioxidantes e eficazes no combate do estresse e da depressão. Normalmente, as receitas sugerem alho e cebola a gosto, permitindo que você use a quantidade que julgar necessária.

Além dessas vitaminas, ambos ainda são ricos em selênio e alicina, que são substâncias importantes para o sistema imunológico e ajudam a prevenir tumores em diversas partes do corpo.

Tanto a cebola quanto o alho são considerados ainda anti-inflamatórios, além de serem excelentes contra parasitas, bactérias, fungos e vírus. Por conta disso, eles são considerados uma linha de defesa excepcional.

É muito incomum que as pessoas consumam o alho e a cebola isoladamente, mas existem receitas que usam os alimentos como principais. Entretanto, é muito comum encontrar cebola e alho picados em diversos pratos, usados junto de alga marinha para sushi.

Eles ajudam a fortalecer o sabor dos alimentos, tornando qualquer refeição muito mais interessante com a adição destes itens.

Frutas cítricas

Vitamina C é uma das principais ferramentas para auxiliar contra gripes e resfriados. As frutas cítricas, que são repletas desse nutriente, ajudam muito a ampliar a imunidade do corpo e combater sintomas nocivos.

Além disso, a vitamina C é um dos elementos que ajuda a absorção de ferro no corpo, motivo que faz com que a laranja seja um elemento fundamental no tradicional prato brasileiro conhecido como feijoada.

Mas a laranja não é a única opção para lidar com esse tipo de nutriente. Existem muitos outros alimentos ricos em vitamina C, que podem ajudar o corpo a garantir uma imunidade mais efetiva a longo prazo com preparo em um balcão refrigerado inox.

O limão, a acerola e o kiwi são alguns dos exemplos, e as frutas cítricas podem ser consumidas de diversas maneiras, desde puras a sucos ou outras receitas que utilizam esse tipo de alimento como um todo.

Gengibre

O gengibre é outro alimento importante para otimizar a imunidade do organismo. Trata-se de uma raíz com múltiplas utilizações, cujos principais destaques são seus elementos anti-inflamatórios e termogênicos.

O alimento é rico em vitaminas B6 e C, e é muito importante para combater dores de garganta, bem como inflamações na região. Este alimento pode ser utilizado como tempero, suco ou outras utilizações, a depender do tipo de receita que você quiser utilizar.

O sabor do gengibre é bastante forte e muitas pessoas têm dificuldade em consumí-lo diretamente, principalmente quando colhido em um plantio de mudas nativas. Nesse caso, a utilização de fatias finas em chás pode ser a solução. A bebida quente também ajuda a anestesiar a garganta em casos inflamatórios.

Por isso o gengibre acaba se tornando uma excelente ferramenta para seu dia a dia, ampliando suas chances de utilizar uma série de recursos adicionais, que aumentam suas possibilidades e melhoram a maneira como você se previne de uma série de problemas.

Beterraba

A beterraba é um alimento muito fibroso que possui uma série de elementos benéficos para o organismo. Essa raiz é um alimento poderoso para fortalecer a imunidade do organismo e também como uma ferramenta para o combate ao envelhecimento.

Entre seus nutrientes é possível destacar o cálcio, potássio, magnésio e a vitamina C, todos elementos muito importantes para a saúde de seu organismo. Além disso, ele possui uma coloração única que deixa a apresentação do prato muito mais bonita.

Esse é um dos alimentos mais recomendados para o dia a dia, uma vez que ele apresenta uma série de benefícios a longo prazo, além de possuir um sabor diferenciado.

Fígado

O fígado é um alimento muito importante para a imunidade e um dos mais complexos de preparo. Isso porque seu gosto é extremamente forte e nem todas as pessoas se acostumam com ele.

Embora seja um alimento que divide opiniões, os fãs de fígado só têm a aproveitar com o preparo desse tipo de alimento, uma vez que ele possui ferro em abundância, além das vitaminas A e D e do complexo B.

O fígado possui uma alta taxa de colesterol, por isso é recomendado moderação no consumo deste alimento, ainda que ele possua inúmeros benefícios.

Considerações finais

Uma alimentação balanceada e de qualidade pode prevenir uma série de doenças, aumentando muito a imunidade do organismo e tornando-o muito mais resistente a ataques de vírus e bactérias.

Entretanto, é preciso saber quantidades e frequência desse tipo de alimento para realmente sentir a diferença em seu corpo. É importante que você mantenha sempre uma dieta saudável e evite substituir alimentos de qualidade por processados industriais, fazendo sempre uma análise de produtos alimentícios.

Dessa maneira, você consegue otimizar seus recursos e garantir um dia a dia com mais qualidade de vida e evitar doenças em geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up