Conheça algumas vitaminas para te ajudar nos estudos

As vitaminas são essenciais para você conseguir exercer uma série de atividades em seu dia a dia. Elas preenchem o organismo com os elementos necessários, permitindo que você realize ações em sua rotina como um fornecedor de biscoito de polvilho, por exemplo.

Dentro deste conceito, algumas vitaminas são essenciais para ajudar nos momentos de estudo, por isso é muito importante inseri-las na dieta de seus filhos em época de escola, ou para você mesmo, seja em uma universidade ou curso de especialização.

Essas vitaminas sobrepõem uma série de recursos que otimizam sua concentração e aumentam a energia, e podem ser encontradas em inúmeros alimentos de fácil acesso, tornando ainda mais simples unir esse tipo de ferramenta ao processo de estudos.

A alimentação é uma parte muito importante de sua rotina, e saber adequá-la a suas necessidades permite que você consiga uma otimização em suas capacidades. Quanto mais for realizado com esse tipo de ação, melhor.

Por isso, conhecer algumas das principais vitaminas para uma rotina de estudos mais adequada, bem como os alimentos onde você pode encontrá-las é uma maneira muito importante para otimizar esse tipo de ação.

Entretanto, lembre-se que a alimentação deve estar aliada também com as atividades físicas - estas que podem ser realizadas ao comprar equipamento de pilates, ou indo à academia mais próxima da sua casa.

Alguns desses elementos são bem conhecidos do público, e utilizados em diversas dietas, principalmente entre frutas e verduras. Entretanto, outros podem acabar sendo uma boa surpresa, e a adição na dieta pode fazer a diferença.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Vitaminas ideais para ajudar nos estudos

Agora que você entende um pouco mais sobre as vitaminas, é o momento de focar naquelas que otimizam seus estudos e o processo de aprendizagem como um todo. Embora elas não façam o trabalho sozinhas, podem ser muito importantes.

É preciso ter em mente, entretanto, que cada pessoa é única, e reage ao consumo de vitaminas de forma diferente. Por isso, ainda que duas pessoas consumam o mesmo tipo de alimento, as reações podem não ser as mesmas.

Por isso, é muito importante que você consiga adaptar esse tipo de consumo para sua realidade, encontrando as vitaminas que funcionam melhor para você e consumindo adequadamente esse tipo de recurso em um atacadista de peixes e em mercados.

1 - Betacaroteno

O betacaroteno é uma ferramenta muito importante para o auxílio nos estudos. É uma vitamina necessária para otimizar a memória do indivíduo, ela também é responsável por preservar as células do cérebro.

Essa vitamina é uma precursora da vitamina A, ajudando a proteger contra a degeneração cognitiva, o que a torna muito importante para pessoas com problemas de memória como um todo.

As habilidades mentais são beneficiadas pelo consumo de betacaroteno, tornando-a uma das vitaminas mais importantes para qualquer processo de alimentação, principalmente para pessoas que estão em um momento importante de aprendizado.

É importante reforçar que essa vitamina pode acabar sendo encontrada até mesmo em uma alga marinha para sushi. Entretanto, normalmente, alimentos ricos em betacaroteno são de coloração amarela ou alaranjada, como:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Melão;
  • Manga.

Além de muitos outros alimentos que possuem abundância da vitamina em questão, tornando-a uma importante ferramenta em sua rotina.

2 - Vitamina B

A vitamina B é um complexo muito importante para quem está estudando ou buscando melhorar seu desenvolvimento de aprendizado.

Alguns de seus elementos são fundamentais, em especial as vitaminas B1, B3, B6, B9 e B12. Cada uma delas tem um papel importante nesse processo, sendo fundamental entender todo o potencial que ela tem a oferecer.

A vitamina B1, conhecida como tiamina, está presente em grandes quantidades no cérebro. As carnes, principalmente a vitela, são fontes importantes de tiamina, mas é possível encontrá-la em cereais, frutas e verduras também.

Já a niacina, conhecida como vitamina B3, ajuda a combater o estresse e desenvolver a memória, o que é muito importante em momentos de tensão gerados pela pressão dos estudos. Ela também ajuda a reduzir o déficit de atenção.

As batatas, fígado de boi e aveia são alguns dos principais alimentos para esse tipo de atividade. Usar estes elementos em uma máquina de rechear pão de alho pode tornar ainda mais prazeroso o ato de se alimentar.

Já a vitamina B6, chamada piridoxina, auxilia no processo de reduzir a angústia e a ansiedade, ao mesmo tempo que favorece a transmissão de dopamina, responsável pelo humor da pessoa que está consumindo-a.

Isso ajuda o estudante a tornar o momento de estudo menos maçante, tornando-se um momento mais leve e descontraído, com o qual ele tem uma capacidade maior de aprender. Ovos e produtos lácteos em geral são excelentes fontes de piridoxina.

O ácido fólico, que representa a vitamina B9, é muito importante para preservar o funcionamento do cérebro como um todo, além de ser um dos principais elementos para evitar a depressão.

Ele é um dos fatores responsáveis pela produção de serotonina, elemento fundamental para melhorar o humor de uma pessoa. Existem muitos legumes que podem apresentar boas quantidades de B9, principalmente o espinafre e os aspargos.

Além disso, frutos secos em quase sua totalidade contém a vitamina, principalmente o amendoim, tornando-o um excelente petisco entre os estudos. Outra boa opção é o açaí atacado salvador.

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é importante para a memória de curto prazo e para a velocidade do pensamento, ambos elementos fundamentais em qualquer rotina de estudos.

Trata-se de uma vitamina que interage diretamente com o sistema nervoso central, tornando-o muito importante para o organismo como um todo. Muitos peixes, como a truta e o salmão, são ricos em vitamina B12.

3 - Vitamina C

A vitamina C é uma conhecida da população brasileira como um todo. Muito citada em casos de gripes ou resfriados, a vitamina C é um excelente antioxidante, protegendo o cérebro de processos degenerativos.

Além disso, o ácido ascórbico, como a vitamina é conhecida, também ajuda a absorver melhor o ferro, ajudando com elementos como atenção e memória como um todo.

O mais famoso alimento com vitamina C é a laranja, mas a verdade é que a maioria das frutas cítricas possui esse tipo de elemento. Além disso, vegetais verdes também são abundantes em vitamina C.

Uma das combinações mais famosas na alimentação nacional, da laranja com feijão, é muito importante para efetivar ainda mais a absorção de nutrientes de ambos os alimentos.

Inclusive, é importante reforçar que muitas maquinas e equipamentos para industria alimentícia utilizam estes elementos em sua separação.

4 - Vitamina D

Conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D é muito importante para a saúde mental, além de ser uma ferramenta importante para a manutenção da saúde dos ossos e da imunidade como um todo.

A queda de humor em tempos nublados, conhecido como “depressão de inverno” é ocasionada pela ausência de vitamina D no organismo, sendo que o principal meio de conseguir esse nutriente é com a exposição à luz solar.

É importante tomar alguns cuidados, entretanto, principalmente com o sol muito forte que pode causar problemas de pele e queimaduras. É importante saber quais são os melhores horários para conseguir uma boa absorção da luz solar.

Inclusive, mesmo que seja em menor quantidade, é possível conseguir esse tipo de nutriente em pães e cereais. 

O leite também é uma boa possibilidade de conseguir vitamina D, uma vez que muitas marcas o fortificam artificialmente para ajudar as pessoas a conseguir mais do nutriente, que pode ser consumido também em uma máquina de café expresso vending.

5 - Vitamina E

Uma combatente dos radicais livres e excelente para prevenir a redução de sua capacidade cognitiva, a vitamina E é uma importante ferramenta para seu organismo. Pessoas que estão em fase de estudo podem ser muito beneficiadas desse elemento.

Já a ausência da vitamina E pode provocar uma série de efeitos danosos, como a diminuição de reflexos e falta de concentração, o que atrapalha no desenvolvimento de atividades intelectuais. Por isso, é importante saber lidar com esse tipo de alimento.

A vitamina E é encontrada em abundância em azeites vegetais e oleaginosas, como as castanhas e nozes.

6 - Selênio

O selênio é uma vitamina encontrada na maioria das castanhas brasileiras, principalmente na castanha-do-pará. Ela ajuda a diminuir inflamações e ajuda a otimizar as funções cognitivas, sendo uma ótima ferramenta para quem quer melhorar nos estudos.

A quantidade adequada de selênio pode ser facilmente atingida com a ingestão de cerca de duas castanhas-do-pará por dia, mas é possível encontrá-la em outros alimentos, como as sementes de girassol, alho e avelãs.

O selênio também ajuda a transmissão de mensagens entre os neurônios, ampliando sua capacidade de concentração e o bom funcionamento do cérebro.

Considerações finais

É importante se ter em mente que apenas a ingestão de alimentos ricos em vitaminas que ajudam os estudos não têm efetividade completa. É preciso que você procure uma dieta adequada, horas de repouso o suficiente e até atividades físicas para esse processo.

Por isso, quanto mais preparado você estiver para se adaptar a essa realidade e conseguir absorver o melhor que as vitaminas tem a oferecer, mais estruturada se tornará sua rotina de estudos.

Assim, você conseguirá melhorar sua qualidade de vida como um todo, garantindo recursos mais efetivos a longo prazo para esse tipo de interação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Go up