Como evitar que os treinos tragam problemas para a pele?

Treinar na academia é, de fato, uma grande vantagem para a sua saúde. No entanto, você já parou para pensar que, por muitas vezes, no pós-treino, alguns problemas de pele podem ser apresentados? Isso acontece com muita frequência, mas há algumas atitudes que devem ser tomadas para que isso não continue surgindo na sua pele.

A hidratação é, sim, um passo fundamental para garantir que o seu corpo esteja protegido durante a execução de atividades físicas. Ainda assim, apenas isso não será o suficiente para fazer com que você esteja totalmente protegida. Confira, abaixo, as principais dicas para evitar problemas de pele no pós-treino.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Evitando bolinhas, acne e outros problemas

Quando suamos em excesso, é muito comum que as bolinhas na pele comecem a aparecer durante os treinos. Isso pode acabar gerando algumas alergias graves e, até mesmo, proporcionar erupções cutâneas que já estejam em andamento no seu corpo. Além disso, também há a possibilidade de aumentar a reatividade de sua pele em relação às agressões externas.

No final das contas, ninguém quer passar por um cenário desagradável como o mencionado anteriormente, não é mesmo? Por isso, mesmo que a sua pele fique mais oleosa durante e após o treino, é possível evitar isso. Uma das maneiras mais simples é utilizar roupas apropriadas para a prática das atividades, como as encontradas em nosso site.

Em algumas atividades, onde essa dica pode ser aplicada, como spinning e musculação, é importante levar uma toalha para enxugar o rosto sempre que possível, além de outras partes do corpo. Também lembre de maneirar no uso de substâncias que acabam ocluindo a pele, como é o caso da maquiagem.

Também lembre de não deixar para depois a limpeza da sua pele após o encerramento das atividades físicas. Caso não possa tomar banho pouco depois, o mais recomendado é aproveitar os poros abertos do pós-treino para lavar, pelo menos, o rosto. Isso facilitará uma limpeza mais adequada e profunda, que evitará acne.

Elimine as assaduras

Na maior parte das modalidades esportivas de longa duração, as assaduras são um verdadeiro problema. A corrida e o ciclismo são os campeões, fazendo com que os praticantes se sintam muito desconfortáveis, seja durante ou após a prática. Isso acontece por causa do atrito constante que a pele sofre durante o exercício.

Muitos cremes, pomadas específicas e até a vaselina poderão ser utilizadas para promover uma maior lubrificação na região. Isso irá reduzir, e muito, o atrito contra a pele ou contra a roupa do treino. Sendo assim, não há restrição de uso e o produto poderá ser extremamente útil para evitar o desconforto e, também, as manchas ocasionadas.

Selecione um bom filtro solar

Muitas pessoas acabam deixando o filtro solar de lado porque acreditam que ele não seja necessário. No entanto, ele pode acabar se mostrando um verdadeiro aliado na prevenção de manchas e, também, no desconforto causado pela ação do sol sobre a pele. Aos que querem praticar esporte na praia ou na rua, é importante se cuidar.

É importante, também, procurar alguns ambientes que estejam na sombra para evitar queimaduras ou, até mesmo, o câncer de pele, que traz um estado bem mais avançado do problema. A transpiração também pode acabar se mostrando uma grande inimiga na hora de praticar atividades físicas.

O mais indicado é escolher produtos que sejam resistentes à água e ao suor. Passe sempre o protetor em todo o seu corpo, mesmo nas partes que ficarão cobertas pela roupa. A aplicação deve ser feita cerca de 30 minutos antes da prática do exercício para garantir total proteção.

Lembre-se de proteger o couro cabeludo

Você sabia que o seu couro cabeludo também pode acabar saindo prejudicado dos treinos? Ainda que disfarçar a oleosidade com xampu a seco possa parecer uma ótima ideia, o hábito trará grandes danos para o seu corpo, principalmente se você pratica algum exercício ao ar livre.

Quando o suor se acumula na parte da cabeça e a secreção sebácea começa a se formar na região, é possível que vários tipos de bactérias e fungos comecem a habitar o local e causem doenças muito graves. Por isso, passe a pensar mais na sua cabeça durante os exercícios.

Utilizar o xampu a seco com frequência pode acabar fazendo com que todo esse material prejudicial ao corpo acabe se misturando, fazendo com que uma pasta seja formada, deixando o cabelo grudento na parte da raiz. Sendo assim, não se esqueça de lavar bem o cabelo depois de voltar da academia!

Esqueça a maquiagem

Se você precisou utilizar maquiagem no trabalho ou em algum compromisso que tenha sido anterior à prática de esportes, é necessário limpar o rosto de maneira completa. Isso fará com que possíveis problemas na pele sejam evitados como, por exemplo, as acnes e as manchas que surgem a longo prazo.

Isso acaba se tornando importante porque, ao longo da prática de exercícios físicos, é possível ter um aumento considerável no fluxo sanguíneo da sua pele. Assim, os poros ficarão abertos e, com a interrupção da maquiagem, o suor se manterá preso nos poros alargados, fazendo com que haja uma grande obstrução.

Aos que não tiverem tempo de lavar o rosto de maneira adequada, o ideal é levar um lenço demaquilante na bolsa. Além disso, no próprio banheiro da empresa ou de algum restaurante, basta passar um pouco de água com sabonete, removendo o excesso de produtos utilizados na face.

  • O Melhores Malas traz para você as top 10 melhores bolsas de academia em promoção para comprar

Prenda o cabelo

Você sabia que prender o cabelo pode ser uma ótima dica para prevenir problemas na sua pele ao longo da prática de exercícios físicos? Não? O ideal é que, para os que possuem madeixas longas, elas sejam presas bem no alto, fazendo com que os fios passem bem longe do contato com o rosto.

É muito comum que o risco de óleos naturais, misturados com produtos, seja mencionado. Além disso, também é possível que o seu cabelo retenha a umidade da pele, obstruindo os poros e fazendo com que o crescimento de fungos seja favorecido. Aos poucos, a acne acabará sendo outro problema com o qual deverá se preocupar.

Quer mais dicas? Acesse nossa loja em https://www.adrianamariamota.com.br/ e conheça nossas coleções!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up