Café antes do treino faz bem? Confira 3 receitas com essa bebida

Muitas pessoas acabam abrindo mão de uma boa alimentação antes de praticar algum exercício ou ir para academia. Em contrapartida, outras optam por tomar café antes do treino e fazer uma refeição completa.

Todavia, tudo isso depende de uma série de fatores e, até mesmo, do histórico de cada um. Se não for com o líquido mesmo, algumas pessoas acabam optando até mesmo por fazer o uso de cápsulas de cafeína também ou outros suplementos para melhorar o rendimento.

Leia mais: Como escolher o suplemento alimentar correto para você?

Ainda assim, existem inúmeros mitos que são contados sobre o café atrelado aos exercícios físicos, fatos estes que fazem com que muitas pessoas abram mão de seu uso antes de praticar alguma modalidade.

Tendo isso em mente, hoje vamos falar um pouco sobre o café antes do treino, seus benefícios, mitos, verdades, e ainda passar dicas de alimentação antes de realizar alguma atividade física.

Pegue a sua melhor xícara, ou se preferir uma água. Junte a isso um bloco de notas para anotar o que for mais importante e não perca nada.

Boa leitura!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Brasileiros praticando mais exercícios

Em novembro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) com base no ano de 2019.

Dentro desses dados que contemplam desde o estado de saúde das pessoas até o estilo de vida, foi notado que o brasileiro tem praticado cada vez mais exercícios físicos.

Segundo a PNS, durante 2019 30,1% dos brasileiros com 18 ou mais anos disseram praticar alguma modalidade esportiva ou, ainda, fazerem academia para malhar, crossfit, entre outras atividades físicas.

Tudo isso tendo em vista que essas pessoas realizam essas atividades acima da média considerada saudável que é de 2h30min para atividades moderadas e 1h15 para exercícios mais pesados.

Em contrapartida, 23,7% da população entrevistada que tinha idade de 18 anos ou mais disse se alimentar de comidas que não são, ou que possuem pouco processamento em suas produções.

Como se alimentar antes de um exercício?

Saber o que, como e quando comer algo perto de uma atividade física é um dilema para muitas pessoas, nem mesmo os nutricionistas tem essa resposta, afinal, depende de inúmeros fatores.

O primeiro deles é sobre as atividades físicas que serão desempenhadas. É claro que se você for correr uma maratona, ou jogar basquete, por exemplo, não irá comer muito antes, afinal, as chances de passar mal serão grandes.

Ainda assim, outro fator que pode ser levado em consideração é o seu organismo. Cada pessoa é diferente da outra e, por isso, sua forma de se alimentar irá mudar. O que pode ser bom para alguém, pode acabar prejudicando outra pessoa em uma determinada atividade.

Leia mais: Afinal, jejum intermitente faz bem?

Todavia, é claro que não se deve fazer qualquer atividade física de estômago vazio. Seja tomar um bom café antes do treino, comer uma fruta ou proteínas e carboidratos, afinal, você fará um grande esforço, então, será necessário ter energia para isso, e nada melhor do que uma boa alimentação.

Normalmente, os nutricionistas indicam fazer uma alimentação de 30 minutos a uma hora antes da atividade, claro, esse período dependerá muito do que será feito.

Sendo assim, caso esteja em dúvida se está fazendo o certo, busque um profissional da área de saúde, certamente ele lhe auxiliará na escolha dos melhores alimentos e refeições a serem feitos antes de qualquer exercício.

Afinal: café antes do treino faz bem?

Que o café é uma bebida estimulante todos já sabem, todavia, ele faz bem ou não antes de realizar um treino físico? É sobre isso que vamos falar agora.

Muitas pessoas tomam café  por gostar, outras por hábito, e não é novidade para ninguém que essa bebida é uma das paixões dos brasileiros e, também, da população mundial como um todo.

Alguns estudos realizados por profissionais da área de saúde já chegaram a resultados que comprovam que o café é uma bebida que conta com estimulantes ao sistema nervoso. E, por isso, acaba gerando uma energia a mais para as pessoas realizarem as suas atividades.

Em alguns casos, também foi visto que o café pode agir como agente para diminuir as dores musculares após um exercício. E, também, na melhora do metabolismo.

Em contrapartida, o seu uso de forma desenfreada prejudicará muito mais do que ajudará. Afinal, tudo que é consumido em excesso não faz bem para a saúde.

Além disso, para pessoas que possuem alguma forma de sensibilidade ao uso de cafeína, ingerir café antes do treino pode ser algo prejudicial, principalmente para o sistema nervoso.

Para alguns nutricionistas, o consumo de café antes do treino pode ser feito cerca de uma hora e meia a duas antes do treino, ou seja, um período bem espaçoso que é capaz de manter a pessoa com boa energia pré-atividade e, assim, não prejudicará o organismo.

3 receitas de café antes do treino

Muito bem, entendemos agora como o número de brasileiros praticando atividades físicas tem crescido e, também, os principais benefícios de tomar café antes do treino. Além, claro, da alimentação pré-treino.

Agora, vamos passar 5 receitas de café antes do treino.

Confira a nossa lista:

Shake de Café

Confira agora os ingredientes e o modo de preparo.

- 150 ml de café congelado: pode ser em cubos em formas de gelo;

- 30g de proteína sabor chocolate, ou chocolate branco, a sua escolha;

- 1 colher de pasta de amendoim;

- 1 colher de cacau em pó;

- 1 colher de canela em pó;

- 100ml de água.

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Após isso, deixe na geladeira por alguns minutos para ficar mais consistente. E, bom apetite.

Smoothie de Café

Confira agora os ingredientes e o modo de preparo.

- 4 colheres de café solúvel;

- 2 colheres de whey protein do sabor que preferir;

- 3 colheres de cacau em pó;

- 2 xícaras de leite desnatado;

- 1 colher de linhaça;

Para o preparo, junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador. Após, acrescente canela, adoçante e gelo a gosto.

Café Proteico

Confira agora os ingredientes e o modo de preparo.

- 1 xícara de café pronto;

- 1 scoop de whey de chocolate;

- 2 colheres de mel.

Para o preparo, bata os ingredientes em um liquidificador, misture tudo em um copo ou caneca.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up