5 Benefícios do óleo de coco que você não pode deixar de conhecer

O óleo de coco é um produto natural que pode ser utilizado de diversas formas e para muitos fins. Dessa maneira, ele pode trazer benefícios tanto para a sua saúde física quanto estética, sendo consumido como alimento ou aplicado diretamente na pele ou cabelo, por exemplo.

Neste artigo, você vai conhecer cinco benefícios que o óleo de coco pode trazer para incluí-lo na sua vida o quanto antes. Sem enrolação, confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Não existem contraindicações

Por ser um alimento saudável e natural, o óleo de coco é um produto que não possui contraindicações, ou seja, qualquer pessoa pode consumi-lo. Ainda assim, é importante que vá ao médico para saber qual a quantidade diária indicada para você.

Afinal, tudo em excesso pode fazer mal. Somado a isso, essa é a melhor forma de desfrutar dos benefícios desse incrível produto. 

Auxilia no emagrecimento

Antes de tudo, é importante que saiba que não existem produtos milagrosos quando o assunto é emagrecer. Dessa forma, não é porque consome corretamente o óleo de coco que magicamente você vai começar a perder gordura.

Contudo, por ser um triglicerídeo de cadeia média, podemos considerar o óleo de coco um tipo de “gordura boa”. Ao consumi-lo como alimento, ele é rapidamente absorvido e transformado em energia no fígado.

Logo, ele não se acumula nas células de gordura, além de fornecer uma energia imediata para o corpo, algo que será melhor tratado mais à frente neste artigo.

Uma outra forma de auxiliar no emagrecimento é por meio da aceleração do metabolismo. Basicamente, devido a essa aceleração, o corpo passa a queimar gordura de forma mais intensa para adquirir energia, o que reduz a quantidade estocada e leva ao emagrecimento.

Excelente hidratante para pele e cabelos

Um benefício incontestável do óleo de coco é o seu poder de manter a pele e os cabelos hidratados. Há quem invista um grande valor em produtos direcionados para esse fim, o que também deve ser colocado na balança.

Para a sua saúde capilar, o óleo tem um componente que é capaz de inibir a ação da enzima 5-alfa-redutase. Presente no bulbo capilar, o papel dessa enzima é transformar o hormônio testosterona em dihidrotestosterona (DHT).

O DHT, por sua vez, age no folículo dos fios de cabelo, enfraquecendo-os e ocasionando a queda. Uma vez que essa enzima é inibida pelos componentes do óleo de coco, o hormônio testosterona não é transformado e a queda de cabelo é reduzida.

Além disso, o óleo de coco também pode ser passado diretamente no cabelo antes de dormir, o que o torna mais brilhante e bonito. Para tornar o seu uso ainda mais benéfico, você pode comprá-lo com um cupom Amazon e obter um desconto no valor total.

Desse modo, por obter os mesmos benefícios trazidos por outros produtos que pode utilizar para o mesmo fim, ainda, vai economizar uma boa grana.

Fornece energia

O óleo de coco é muito utilizado como um pré-treino por frequentadores de academias de musculação. Normalmente, esse consumo se dá junto do café, um outro estimulante excelente para o desempenho físico.

Como citado no tópico sobre o auxílio ao emagrecimento promovido por este produto, ele é rapidamente absorvido e transformado em energia. Isso evita que seja armazenado em forma de gordura, além de fornecer energia imediata para as células do corpo.

Além disso, o óleo de coco é capaz de acelerar o metabolismo. Nesse sentido, quando combinado ao café, ele pode atuar como um poderoso termogênico.

Em linhas gerais, termogênicos são produtos capazes de estimular a termogênese, que é o processo pelo qual o corpo libera calor. Para isso, é preciso elevar a quebra de gordura e consumir cada vez mais energia. 

Assim, mesmo parado, seu consumo de energia será elevado e vai se sentir mais atento e disposto. No entanto, saiba que os exercícios físicos continuam sendo indispensáveis se for pensar em emagrecimento, assim como uma boa dieta.

Ótimo produto para cozinhar e acessível

Como dito, o óleo de coco é um produto natural e comestível. Nessa lógica, ele pode ser utilizado como um ingrediente na sua cozinha. Com isso, vai desfrutar de todos os benefícios citados neste artigo de forma natural, fácil e recompensadora.

No tópico anterior, você viu que o óleo de coco pode ser acrescentado ao café. Talvez você já tenha lido sobre o bulletproof, um tipo de café vendido como milagroso e com inúmeros benefícios.

De fato, ele possui diversos benefícios para o corpo, sendo todos associados ao óleo de coco e a cafeína, pois é com isso que ele é feito. Outras maneiras de utilizar esse produto na culinária é substituir as fontes de gordura que costuma usar em suas receitas por ele.

Ao fritar uma carne, por exemplo, pode utilizar o óleo de coco ao invés do óleo de soja. Neste caso, algumas propriedades do produto seriam perdidas devido a temperatura, mas ainda assim seria mais saudável.

Em doces, como o brigadeiro, ele também pode ser utilizado, basta substituir a manteiga por ele. O sabor final será tão bom quanto e você ainda obterá os benefícios desse incrível produto natural.

Onde comprar óleo de coco?

Por fim, é importante saber onde comprar o óleo de coco e até mesmo como economizar nesse momento. Por ser um produto com inúmeros benefícios, como vimos neste artigo, ele é vendido em diversos locais.

Você pode encontrá-lo em supermercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias. Porém, a forma mais fácil de adquiri-lo certamente é por meio de e-commerces, sejam eles brasileiros, como as lojas Americanas, ou estrangeiros, como o Aliexpress.

Ao comprar pela internet, você terá acesso ao mesmo produto vendido por diversos vendedores diferentes. Por isso, há grandes chances de pagar muito menos pelo óleo de coco se adquiri-lo por esse meio.

Agora que chegou até aqui, deixe um comentário aqui embaixo com sua opinião! Aproveite também para compartilhar esse conteúdo em suas mídias sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios desse produto natural.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up