Benefícios da Banana para a Saúde

A banana é uma fruta bastante popular em todo o mundo, sendo uma das mais consumidas. Devido a sua praticidade, as receitas com bananas são bastante comuns, tanto em pratos doces quanto salgados.

Ela pode ser consumida fresca, cozida, assada ou usada na produção de sucos, geleias, doces e sorvetes. A banana também é usada como ingrediente de vitaminas e suplementos alimentares.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Benefícios da Banana

A fruta já é bastante conhecida pela sua grande quantidade de potássio, o que auxilia na prática de atividades físicas, saúde muscular e dos ossos, evitando problemas como cãibras.

Além do potássio, a banana possui vitaminas do complexo B, especialmente a Be vitamina C. Também é uma boa fonte de magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Os principais benefícios da banana para a saúde são:

  • Ajuda a regular a pressão arterial.
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a reduzir o risco de diabetes.
  • Ajuda a prevenir a anemia.
  • Ajuda a manter a saúde dos ossos.
  • Ajuda a reduzir o estresse.
  • A banana é um alimento energético e de fácil digestão

Consumir bananas regularmente reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, anemia e osteoporose. Além disso, a banana é uma boa fonte de nutrientes essenciais à saúde, como destacamos acima.

Tipos de Banana

A banana é uma das frutas mais populares em todo o mundo. Em quase todos os locais é comum consumir a fruta no café da manhã e em receitas diversas.

Há vários tipos de bananas, cada um com suas próprias características. Aqui estão os principais tipos de bananas:

Cavendish

A Cavendish é a variedade mais popular de banana no mundo. Aqui no Brasil ela é a popular Banana Nanica (ou banana d’agua).  É um fruto macio, doce e suculento. A Cavendish é encontrada em mercados em todo o mundo.

Manihot

A Manihot é uma banana menor do que a Cavendish. É mais ácida do que a Cavendish e tem um gosto semelhante ao abacaxi. A Manihot é nativa da América do Sul.

Prata

A Prata é uma variedade de banana mais firme do que a Cavendish. É menos doce do que a Cavendish. A Prata é encontrada em mercados na América do Sul e também é muito popular no Brasil.

Red

A Red é uma variedade de banana vermelha. É mais firme do que a Cavendish e tem um gosto semelhante ao de uma maçã. A Red é encontrada em mercados na América do Sul.

Feijão

O Feijão é uma banana menor do que a Cavendish. É mais doce do que a Cavendish e tem um gosto semelhante ao de uma maçã. O Feijão é nativo da América do Sul.

Musa Acuminata

A Musa Acuminata é uma banana mais firme do que a Cavendish. É menos doce do que a Cavendish e tem um gosto semelhante ao de uma maçã. A Musa Acuminata é nativa da Ásia.

Namwa

A Namwa é uma banana mais macia do que a Cavendish. É extremamente doce e tem um gosto semelhante ao de açúcar mascavo. A Namwa é nativa da Tailândia.

Pisang Awak

O Pisang Awak é uma banana mais macia do que a Cavendish. É extremamente doce e tem um gosto semelhante ao de açúcar mascavo. O Pisang Awak é nativo da Indonésia.

Apple

Conhecida por aqui como Banana Maçã, a Apple é uma banana bem menor do que a Cavendish. É mais doce do que a Cavendish e tem um gosto semelhante ao de uma maçã. A Apple é nativa da África.

Ice Cream

A Ice Cream é uma banana menor do que a Cavendish. É extremamente doce e tem um gosto semelhante ao de sorvete. A Ice Cream é nativa da África.

Apesar de cada tipo de banana ter suas próprias características, todas as bananas têm em comum o fato de serem doces e suculentas. Além disso, todas as bananas são nutritivas e fornecem vários benefícios à saúde. Por isso, é importante incluir a banana na dieta.

A banana na culinária

As frutas são bastante utilizadas no preparo de pratos doces e salgados e a banana é sem dúvidas uma das mais utilizadas.

É bastante comum encontrar receitas de bolos, sobremesas, tortas e até mesmo pratos salgados com a fruta. Não é de hoje que ela caiu no gosto dos Brasileiros. A variedade de pratos contendo a fruta como ingrediente principal é cada vez maior.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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