Atividades para se divertir em casa de forma saudável, 04 Jogos clássicos em família

Quando atingimos a fase adulta, tudo parece ficar mais sério, sem tanta diversão e tempo para relaxar. Mas, na verdade, ser adulto não quer dizer que é preciso abandonar completamente atividades mais divertidas e dinâmicas. Encarar a vida de uma forma mais simples e imaginativa pode contribuir para a evolução criativa de toda a família, garantindo diversão e aprendizado para todos.

Pensando nisso, os jogos são uma ótima forma de voltar aos velhos tempos e sentir-se melhor se aproximando de seus familiares novamente, se reunindo com toda a família e aproveitando as férias e fins de semana divertidos sem ter que gastar muito dinheiro. Aliás, quando as brincadeiras conjuntas acontecem em família, elas também favorecem os vínculos afetivos, responsáveis por estabelecer também a segurança entre si, além de outros benefícios.

Por isso, separamos uma lista de quatro tipos de jogos e atividades simples e fáceis para jogar entre os familiares. Confira:

  1. Jogo da Memória

O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas.

Dentro do jogo, cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte.

  1. Pintar usando as mãos e os pés

Como dizia o pintor Pablo Picasso “Toda criança é um artista.” Então essa brincadeira é para o artista que mora em toda criança e dentro de cada adulto. O material é simples: um papel em rolo, papelão ou tecido liso que possa ser pintado, tinta guache e fita adesiva para pregar o papel no chão.

Primeiramente, teste a tinta guache na pele dos pequenos para ver se não dará nenhuma alergia. Depois, passe a tinta pelos braços, mãos, pernas e pés. Deixe a criança carimbar um papel em rolo, papelão ou tecido liso! Essa atividade sensorial e artística, permite a descoberta do corpo, desenvolvimento da criatividade e habilidades motoras: ideal para esta faixa etária em que a interatividade aflora.

  1. Jogos de tabuleiro

Um jogo em família é também uma ótima oportunidade de conhecer melhor o outro e de aprender enquanto há diversão. É legal separar em equipes ou até mesmo jogar individualmente e ver as crianças com autonomia. Mais importante é enxergar neles uma maneira de criar vínculos – entre primos, irmãos, pais e filhos.

As opções são as mais variadas possíveis: Ludo, banco imobiliário, xadrez, dominó, detetive, resta um, entre centenas de milhares de outros. Cada família tem o seu jogo preferido.

  1. Jogos de cartas

Os jogos de cartas, assim como os de tabuleiro, são bastante variados, podendo ser jogados entre os membros mais velhos da família ou até os mais novos. Jogos como “Uno” são perfeitos para jogar em ambientes de família, principalmente com os mais novos, pois as regras são muito simples de serem explicadas e o jogo é bastante dinâmico e divertido.

Para os mais velhos, o baralho também é uma opção bastante interessante, com tipos de jogos muito diversificados. Estilos mais “estratégicos” como o poker podem ser extremamente divertidos para serem jogados com parentes e amigos mais velhos. Hoje em dia também é muito comum encontrar sites que oferecem tais jogos como o poker online, em sites como o slots NetBet, simulando ambientes e proporcionando experiências variadas.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up