12 melhores alimentos para saúde

Quem se preocupa com a saúde, sabe que ela está diretamente ligada ao tipo de alimentos que consumimos. E quais são os mais saudáveis? Será que, realmente, existe algum vilão na alimentação? 

Então, a saúde está relacionada diretamente ao bem-estar, mas será que para ter saúde devemos abrir mão daqueles alimentos que mais amamos e que são tidos como não saudáveis? Isso não afetaria o bem-estar? Já que bem-estar significa se sentir bem. 

A dica, portanto, para conseguir aliar saúde a bem-estar, é priorizar os alimentos mais saudáveis, sempre, mas, de vez em quando, se dar ao luxo de fazer umas escolhas duvidosas, se elas forem tão importantes para você, mas muito de vez em quando e em sem exageros, claro.

Alimentos de preparo mais saudáveis também são os cozidos ou assados, no fogão a gás, elétrico ou na airfryer, mas nada de frituras ou alimentos gordurosos.

Quer saber como apostar em alimentos saudáveis? Então, anote essa listinha que preparamos com os alimentos considerados os mais saudáveis e  que, portanto, devem sempre estar presentes em sua lista de mercado. Confira quais são!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Melhores alimentos para a nossa saúde

1. Ovos

Os ovos possuem todos os minerais, aminoácidos e proteínas que o nosso organismo precisa. Depois do leite materno, esse é considerado o segundo alimento mais completo do mundo.

2. Coco 

É um superalimento com variedade de opções para consumi-lo e prepará-lo, possui propriedades semelhantes ao leite materno só que, enquanto não tomamos mais leite materno após os primeiros anos de vida, por outro lado, o coco vai bem em vários pratos e em combinações diferentes. Sem falar que podemos ingerir com água, comer polpa verde ou madura, ou ainda em forma de açúcar, leite ou óleo de coco.

3. Quinoa

É considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o melhor cereal do mundo, e isso por oferecer diversos nutrientes para o nosso organismo, como alta concentração de proteínas e aminoácidos essenciais (triptofano, metionina e lisina); também é rico em vitaminas (B1, B2, B3, D e E); fonte de minerais diversos (ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e manganês). 

4 . Azeite de Oliva Extra Virgem

Considerado um dos melhores remédios naturais do mundo, principalmente, em sua forma ideal, ou seja, prensado a frio, extra virgem e embalado em vidro escuro. Rico em  antioxidante (óleocanthal e o ômega 9), ajudam a prevenir  doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer. 

5. Alho

É um alimento riquíssimo em vitaminas do complexo B, A, C e E, e minerais como ferro, iodo e cromo, compostos ativos como alicina, por exemplo. Possui ação antimicrobiana, antiviral, anticoagulante, diurética, expectorante, antifúngica, antiespasmódica, vasodilatadora, inmunoestimulante e broncodilatadora.

6. Maçã

Há séculos famosa por seus muitos benefícios, além de saborosa, a maçã é rica em fibras, ajudando a regular o intestino, além disso,  o antioxidante quercetina, encontrado na fruta, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. E não é só isso, a maçã também ajuda a proteger o coração de doenças cardiovasculares. E mais, a casca da maçã ajuda a evitar que gorduras se solidifiquem dentro das artérias.

7. Cúrcuma

 Também conhecida como açafrão, possui ação anti-inflamatória e ainda ajuda a emagrecer e combater a quantidade de gordura corporal. É um desintoxicante natural do fígado, ajudando a prevenir melanoma, além de ser também um poderoso antisséptico e antibacteriano natural, sendo há séculos  utilizado para desinfetar cortes e queimaduras.

8 . Couve

Apesar de muito pobre em calorias, a couve é um vegetal rico em fibras e minerais como ferro, cálcio e vitaminas A e complexo B, sendo excelente para combater problemas digestivos como constipação e indigestão.  E mais, a couve também é fonte de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante.

9. Limão

 Se a vida lhe der um limão, comemore! O limão faz muito bem à saúde, e fica perfeito em  sucos, temperos e até em sobremesas. É uma fruta rica em vitamina C, importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo, que ajudam a equilibrar o nosso organismo. E mais, por ser rico em fibras, o suco do limão pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação, além de ajudar a alcalinizar o sangue.

10 . Canela

Uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela possui propriedades antioxidantes. Além de auxiliar no controle de insulina de diabéticos e pré-diabéticos, ela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto, atua como bom tônico. E seu aroma ajuda a impulsionar a função cognitiva da memória e melhorar a concentração.

11- Alecrim

Considerada um alimento completo, o alecrim pode estar presente em sucos, molhos, sopas e águas aromatizadas. Possui propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, além de ser um relaxante muscular e cicatrizante. E mais, por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e cálcio, ajuda a prevenir anemia e a fortalecer ossos e músculos.

12. Amêndoas

Por fim, mas nem por isso menos importante, as amêndoas não poderiam faltar nessa lista, e isso porque é o alimento que mais se aproxima do considerado ideal, ou seja, daquele que reúne, de uma só vez, todos os nutrientes essenciais, oferecendo um equilíbrio nutricional perfeito. 

Segundo o estudo científico Uncovering the Nutritional Landscape of Food, publicado na revista referência PLoS ONE, as amêndoas são o alimento mais nutritivo do mundo,  e isso porque chegaram mais perto do que consideram alimento perfeito.

Higienização da cozinha 

Além de fazer a higienização correta dos alimentos e saber o modo de preparo, uma dica muito importante também é a higienização da cozinha para preparar as refeições. Afinal, isso também é essencial para nossa saúde e bem estar.

Então vai algumas dicas para manter sua cozinha segura e higienizada.

Dicas de higienização:

  • Nunca deixe louça acumulada na pia
  • Passe sempre um pano no fogão para tirar a sujeira da refeição que foi preparada
  • Deixe sua louça secar naturalmente 
  • Não enxugue a louça com o mesmo pano que usa para secar as mãos, tenha sempre dois panos, um para cada utilidade
  •  Sempre usei detergente neutro para lavar sua louça
  • Troque a esponja da pia de 2 em 2 semanas.

Dicas de segurança na cozinha:

  • Deixe sempre os cabos das panelas virados para dentro do fogão 
  • Nunca deixe o pano de prato em cima do fogão ou de uma panela com o fogo ligado
  • Use sempre luvas de borracha para usar o forno e nunca os panos de prato
  • Cuidado com a mangueira do gás para não tropeçar 
  • Cuidado com a panela de pressão, sempre verificando se a vedação está boa.
  • Utilize tapetes antiderrapantes e se possível não utilize os de pano

E é isso, agora é aproveitar nossas dicas de melhores alimentos e não deixar que faltem mais em sua lista de compras, toda vez que for ao mercado!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up